Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
 E-learning: o que é e como pode ajudar a minha empresa?

 E-learning: o que é e como pode ajudar a minha empresa?


Talvez você não saiba, mas, até o final de 2020, cerca de 98% das empresas planejam implementar o e-learning como estratégia de treinamento e aperfeiçoamento para os seus colaboradores. Esse claro sinal da Transformação Digital nos mostra que a tecnologia tem muito a contribuir não só com a maneira como a sua empresa toma decisões ou interage com o cliente, mas também como educa os seus profissionais. Mas o que é e-learning e quais são as vantagens de investir nessa modalidade de ensino?

No artigo de hoje você tira todas as suas dúvidas e ainda vê alguns cases de sucesso dessa prática em outras empresas. Curioso? Continue a leitura para aprender!

O que é e-learning?

E-learning é toda modalidade de ensino a distância feita utilizando dispositivos eletrônicos como o computador, smartphones e tablets. O termo pode também se referir a plataformas que se especializam na criação desse tipo de conhecimento e na venda de cursos ou no uso corporativo do ensino EAD para capacitar profissionais.

Os currículos e-learning têm entre seus principais benefícios a flexibilidade e podem ser estudados de onde quer que o aluno esteja, desde que ele tenha um equipamento compatível com a infraestrutura de e-learning utilizada.

Quais os 7 benefícios do e-learning?

Agora que você entendeu o conceito de e-learning, que tal ver alguns dos benefícios que ele pode trazer para a sua empresa? Confira 7 motivos para investir.

1. Custo-benefício dos treinamentos

Essa modalidade de aprendizado é muito mais econômica para as empresas. Uma vez produzido, um curso pode ser reutilizado enquanto as informações nele estiverem atualizadas e há facilidade em incluir novos materiais para expandir um tema.

O investimento que a sua empresa fará em uma estrutura de e-learning terá, portanto, um excelente ROI. Quanto mais alunos fizerem um treinamento, mais barata fica a capacitação de cada um.

2. Melhoria contínua dos colaboradores

Melhoria contínua é uma estratégia adotada por empresas de sucesso. Trata-se da implementação de pequenas melhorias nos processos e operações de negócios para que, ao longo prazo, a organização possa colher bons resultados.

O processo de melhoria contínua pode ser implementado com muito mais facilidade quando uma empresa recorre ao e-learning corporativo. A implementação de cursos e atualizações periódicas no currículo da equipe vai ajudá-lo a mantê-los motivados por longos intervalos de tempo.

3. Retenção de talentos

Empresas que oferecem benefícios diferenciados para os colaboradores têm mais facilidade de reter talentos. Quando o seu negócio investe em uma infraestrutura de e-learning com cursos e materiais exclusivos, está capacitando o colaborador e aumentando o valor do profissional.

Os cursos podem, portanto, serem utilizados como um atrativo no processo de recrutamento. Além disso, também ajudarão os colaboradores a galgarem posições na empresa, o que faz com que eles trabalhem mais motivados e invistam mais tempo nos treinamentos disponibilizados.

4. Treinamento corporativo facilitado

Mas não são só aqueles funcionários que estão com a sua empresa há muito tempo que colherão os benefícios do desse tipo de ensino. O recurso pode ser adotado também para fazer o treinamento dos membros novos da equipe com custos mais baixos do que os que oferecidos pelos treinamentos atuais.

As ferramentas de e-learning podem ser utilizadas para guiar múltiplos profissionais por processos corporativos já bem estabelecidos, otimizando a capacitação da equipe. Assim, seu negócio poderá fazer mais contratações sem precisar se preocupar com as horas que outros membros da equipe terão que perder conduzindo os treinamentos.

5. Flexibilidade para aprender

Outro benefício do e-learning corporativo é como ele facilita o acesso a informação. É muito comum que treinamentos empresariais sejam mal sucedidos porque eles precisam acontecer em um horário programado e com um tempo de duração específico. Se o funcionário tem dificuldades para aprender ou não pode comparecer em uma classe ele tem pouco tempo para lidar com esses desafios e, por esse motivo, abandona o curso ou não o completa com a proficiência demandada pelos empregadores.

Com essa modalidade, o aprendizado pode ser feito de qualquer lugar e na hora que for mais apropriada para o colaborador. Assim, ele pode encaixar na rotina os materiais de ensino.

Oferecer cursos com vasta amplidão de materiais, como videoaulas e aulas em áudio, fará com que seja ainda mais bem-sucedido nessa tarefa. Esses tipos de conteúdo podem ser consumidos com mais facilidade e, quando bem produzidos, não só ensinam, mas também entretêm.

6. Personalize as especializações dos funcionários

Conhecimento especializado custa caro e, mesmo que encontre um profissional no mercado com as melhores qualificações, a sua empresa terá que educá-lo sobre o modelo de negócios e o mercado em que está inserida.

Fazer tudo isso com e-learning permitirá moldar os seus colaboradores para que as capacidades que os tornam mais competitivos sejam aperfeiçoadas.

Utilizando essa modalidade a sua empresa pode escolher tudo o que estará presente na formação dos funcionários, utilizando inclusive cases próprios para reforçar os valores da organização. Isso também é positivo para a cultura organizacional, que se torna mais coesa quando todos conhecem bem os objetivos do negócio e dominam as suas funções.

7. Fique sempre em dia com a tecnologia

Muitos setores estão vendo avanços constantes graças à Transformação Digital e precisam que os colaboradores estejam a par do que há de mais recente em tecnologia. Todos eles podem se beneficiar do e-learning, uma modalidade educacional que faz com que transmitir conhecimentos atualizados e recentes seja menos oneroso e complicado do que é hoje.

Que setores já utilizam e-learning?

Como mencionamos na introdução, o e-learning vem ganhado popularidade nos últimos anos. Veja alguns setores que possuem suas próprias plataformas.

Saúde e bem-estar

As inovações na medicina e nos cuidados com a saúde nunca tiveram impacto tão instantâneo independentemente de onde o médico atua. Segundo o Bureau of Labor Statistics norte-americano, até 2024 haverá um aumento de 38% na demanda por e-learning nesse setor que já o utiliza com frequência.

Os treinamentos remotos ajudam esses profissionais com uma rotina corrida a se manterem atualizados sobre as tendências em suas carreiras.

Tecnologia da informação

Outro setor que vem se beneficiando bastante dessa modalidade é a TI. O mesmo relatório aponta um crescimento enorme no setor, que indica a criação de mais de 500 mil posições de trabalho na próxima década. É o e-learning que ajudará programadores, administradores de rede e analistas de segurança a se prepararem para liderar nesse setor que é impactado pela inovação primeiro.

O investimento nessa modalidade de ensino tornará a sua empresa mais competitiva. Pensar na capacitação de funcionários é a melhor maneira de garantir que o seu negócio continuará inovando e ocupando uma posição de destaque no mercado.

O e-learning pode ser também um grande aliado do negócio na superação de outros desafios comuns da gestão. Veja como esses desafios impactam a sua organização e o que fazer para superá-los!

Artigos relevantes

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados


Entre prateleiras repletas e corredores movimentados, se esconde um desafio para todo varejo: entender e satisfazer o consumidor moderno, que…

Leia mais
Transformação corporativa: WAM e Toccato elevam o BI com Qlik

Transformação corporativa: WAM e Toccato elevam o BI com Qlik


Você já parou para pensar no poder que os dados têm para impulsionar o crescimento e a eficiência da empresa…

Leia mais
Tudo sobre o novo curso: Analisar Dados no Qlik Sense

Tudo sobre o novo curso: Analisar Dados no Qlik Sense


Tudo sobre o novo curso: Analisar Dados no Qlik Sense Primeiramente, de você é daqueles que está sempre em busca…

Leia mais