A tecnologia já é amplamente utilizada por diversas empresas, em vários processos do negócio. Não é segredo que ela aumenta a eficiência e proporciona diversos benefícios para as organizações. Nesse sentido, surgiu o processo chamado transformação digital.

Você já conhece esse conceito? Quer saber de que forma ele se relaciona com a logística e quais soluções fazem parte desse movimento? Neste post, vamos explicar essas questões de forma bem detalhada. Continue com a leitura e confira agora mesmo!

O que é a transformação digital?

A transformação digital consiste em um processo de integrar a tecnologia a diversos aspectos dentro de uma empresa. Assim, os fluxos de trabalho passam a ter uma relação direta com o ambiente digital.

Para que ela seja adotada na prática, é essencial promover mudanças na cultura da organização, na forma como as operações são executadas, no uso da tecnologia e na criação de valor para os clientes.

Por isso, o ideal é que se invista mais nas novas tecnologias, além de transformar o modelo de negócio, principalmente ao apostar em inovação. Assim, o foco deve estar mais voltado para a modernização e o crescimento que a transformação digital proporciona.

De que forma ela se relaciona com a logística? Quais soluções podem ser adotadas?

A transformação digital aparece na logística de diversas formas. Nos próximos tópicos, explicaremos melhor as principais delas.

Monitoramento do transporte em tempo real

Com o desenvolvimento das tecnologias, as empresas, agora, podem ir além de monitorar a localização dos veículos. Conhecer as condições de trânsito e todas as características e comportamentos do motorista em tempo real é uma das grandes tendências para otimizar esse tipo de operação.

Com o uso de ferramentas voltadas para a análise de dados, os gestores passam a ter mais ciência sobre possíveis problemas e ineficiências, conseguindo se antecipar a eles e tomar uma decisão mais ágil e acertada. Tudo isso contribui para reduzir o índice de falhas e os custos operacionais.

Monitoramento do estoque em tempo real

O armazenamento e gestão dos produtos é essencial para que uma empresa alcance bons resultados em vendas e mantenha os custos operacionais otimizados. Para que isso seja possível, é essencial investir em sistemas que possibilitem o controle das rotinas ligadas a esse setor.

Eles são sistemas desenvolvidos especificamente para proporcionar uma administração precisa do estoque, permitindo a visualização de todas as entradas e saídas, a localização exata dos itens, a realização de inventários e todas as outras atividades relacionadas à área.

ebook-guia-de-kpis-como-implementar

Integração entre as equipes

Além de cada setor buscar operar com eficiência, é preciso que exista sinergia entre eles, para que o negócio obtenha sucesso no mercado — isso vale também para a gestão da cadeia de suprimentos. Isso é possível graças à integração.

A utilização de ferramentas de comunicação e sistemas integrados permite que as áreas se tornem mais próximas e compartilhem informações importantes a respeito dos processos.

Na prática, a área de logística e vendas, por exemplo, trocariam dados relevantes sobre a previsão da demanda e o estoque disponível, e buscariam adequar a realidade do negócio às necessidades dos clientes.

Assim, a tendência é ter o menor índice de erros possível (como a perda de vendas em decorrência da indisponibilidade de produtos) e, consequentemente, conquistar a redução dos custos operacionais e a satisfação do consumidor.

Alinhamento estratégico

Um dos fatores principais no que diz respeito ao sucesso de uma empresa é entender e satisfazer as expectativas do seu público. Para isso, a logística exerce um papel fundamental, indo além da gestão de atividades operacionais como transporte e estoques.

Se gerida de forma mais estratégica, ela contribui para a redução do custo dos produtos, a melhoria na experiência dos clientes e a oferta de serviços com mais qualidade, por exemplo.

A tecnologia — com ferramentas e sistemas de gestão que permitem a integração entre setores e oferecem insights valiosos na tomada de decisão — tem um papel fundamental para ajudar na identificação do que pode ser feito para alcançar esses objetivos.

Análise de dados

Já sabemos que se uma empresa consegue reunir bastante informação sobre determinado processo, maiores são as chances de ela conseguir tomar decisões mais acertadas e confiáveis. Esse é o papel do Big Data: fornecer a capacidade de coleta de um volume massivo de dados.

Entretanto, de nada adianta ter muita informação e não conseguir estruturá-las ou saber o que fazer com elas. Isso quer dizer que esses dados só serão úteis se puderem gerar valor para a empresa de alguma forma. É aí que entra uma solução como o Business Intelligence.

Esse tipo de ferramenta auxilia na interpretação e análise dos dados, permitindo identificar riscos, oportunidades, necessidades de melhorias, entre outras coisas. Dessa forma, ela contribui para o monitoramento dos resultados e oferece suporte na tomada de decisão.

Quais vantagens ela proporciona?

Como é de se esperar, a transformação digital proporciona muitos benefícios para a logística de uma empresa e os principais deles estão ligados à otimização dos processos e a elaboração de estratégias mais eficazes — e condizentes com a realidade na qual o negócio está inserido. Além disso, ainda podemos citar outros, como:

  • aumento da eficiência operacional, por meio da correção de falhas e ineficiências;

  • redução do índice de erros e necessidade de retrabalhos;

  • diminuição dos custos operacionais;

  • identificação de melhores oportunidades de negócios;

  • criação de valor para os produtos e serviços oferecidos;

  • caminho aberto para a inovação;

  • modernização das operações;

  • criação de um diferencial competitivo em relação aos concorrentes que ainda não se atentaram a essas mudanças.

A transformação digital é praticamente inevitável, visto que o caminho que estamos tomando é rumo a um uso cada vez mais intenso da tecnologia — promovendo a automatização de diversos processos. As empresas que enxergam isso de forma antecipada e investem em soluções emergentes têm mais chances de saírem na frente.

O que achou deste artigo? Suas dúvidas sobre o assunto foram esclarecidas? Que tal continuar acompanhando outros conteúdos ligados à tecnologia e gestão? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba todas as novidades em primeira mão no seu e-mail!