Em qualquer lugar que estejamos atualmente, temos um dispositivo móvel à mão, não é mesmo? É muito difícil encontrar alguém desconectado, seja ao ar livre ou em ambientes fechados. A transformação digital chegou para mudar profundamente o nosso modo de relacionar com as pessoas e com o mundo, inclusive no âmbito empresarial.

Nesse sentido, temos a mobilidade corporativa, que diz respeito à possibilidade de um profissional se conectar à sua empresa em qualquer tempo ou lugar. Tornou-se importante juntar a transformação digital a essa tendência para unificar o ambiente de trabalho e facilitar a comunicação entre os indivíduos de uma instituição.

Vamos conhecer então qual a relação entre transformação digital e mobilidade corporativa:

Como a transformação digital e a mobilidade corporativa impactam a empresa?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, forçando as empresas a aderirem a novos métodos e ferramentas para se manterem na frente da concorrência. Para isso, instituições implementam ideias vindas da transformação digital que provocam profundas alterações e impactos. Um exemplo, é a automação de processos, que diz respeito à implantação de robôs e outros sistemas a fim de otimizar operações repetitivas que desperdiçam potencial humano.

Outro fruto da transformação digital é a Internet das Coisas, um conceito que se expande a cada dia e trata da implantação da internet em todos os objetos possíveis. Mas o principal produto da transformação digital para as empresas é a mobilidade corporativa. Por meio dela, é possível levar o trabalho para qualquer lugar pelo uso dos dispositivos móveis, possibilitando o serviço remoto dos funcionários.

Além disso, conectando todos os profissionais da empresa por meio desses dispositivos e da internet, pode-se manter a comunicação. Assim, fica mais fácil resolver problemas mesmo quando há poucas pessoas presentes no ambiente de trabalho. Isso proporciona ainda um maior envolvimento da equipe nos processos da empresa.

Como as novas tecnologias impactam a mobilidade corporativa?

O que é a mobilidade corporativa senão o emprego de tecnologias móveis nas soluções de uma empresa? Por isso, é muito importante a empresa manter-se atualizada em relação às novas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado. Para conseguir implementar a mobilidade corporativa com sucesso, é preciso se atentar a tecnologias como a do cloud computing, ou computação em nuvem.

Essa ferramenta possibilita que dados e arquivos sejam compartilhados entre muitas pessoas, sem ocupar o processamento e armazenamento local da instituição. Isso facilita muito o acesso remoto e a manutenção dos dados da empresa, além de ser uma opção econômica.

Além disso, outro ponto importante para se atualizar na empresa diz respeito à conectividade. Prover uma boa conexão de rede para os profissionais atuantes é fundamental na manutenção da comunicação entre eles. Dessa forma, é sempre recomendado observar as inovações no campo das redes de computador, ainda mais com a iminência da tecnologia 5G, que está sendo estudada para chegar ao mercado. 

Esses são apenas alguns exemplos de como as novas tecnologias podem impactar a mobilidade corporativa e tornar outros métodos e ferramentas obsoletos. Por isso, é importante conhecer o que há de novo para trazer para a instituição e otimizar a realização de vários processos.

Qual a base para a mobilidade corporativa?

Como a mobilidade corporativa faz parte do processo de transformação digital, existem ferramentas tecnológicas que precisam ser funcionais na instituição para que tudo corra bem. Uma dessas ferramentas, como já foi citado no tópico anterior, é o cloud computing, pois permite que as informações possam ser controladas diretamente pela internet.

Além do cloud computing, mas não menos importante, é preciso que seja garantido o acesso aos dispositivos móveis por parte dos profissionais da empresa. É por meio desses dispositivos que as informações serão acessadas e que outros profissionais poderão ser contatados, garantindo a outra base da mobilidade corporativa: a comunicação unificada.

Comunicação unificada trata-se da utilização de vários modos de comunicação de forma que sempre seja possível contatar outra pessoa. Seja com a comunicação por voz, vídeo ou mesmo por texto, o importante é que haja a garantia de comunicação entre os membros. Assim, por meio dessas ferramentas, é possível garantir a mobilidade corporativa na empresa de forma concreta.

Quais os benefícios da transformação digital na mobilidade corporativa para as empresas?

Entre os principais benefícios da transformação digital estão a produtividade e eficiência dos profissionais. Ao terem acesso à mobilidade dos serviços, os indivíduos atuantes da empresa podem produzir mais e com melhor qualidade. Sempre que estiverem livres, podem realizar tarefas relacionadas à instituição, o que permite também engajamento.

Outro benefício está na integração dos bancos de dados em nuvem, que facilita a manipulação das informações e mantém sua integridade. O ponto chave da mobilidade corporativa é, sem dúvidas, a portabilidade. Esse é o principal benefício, pois permite o acesso às informações da empresa em qualquer local e horário.

Os outros benefícios incluem: redução de custos, compartilhamento dos dados, diminuição do uso de papel, entre outros.

Viu só como tudo funciona? Agora você sabe porque transformação digital e mobilidade corporativa estão sempre lado a lado. Tanto um como o outro são tendências no mundo dos negócios atualmente e é importante informar-se a respeito. As transformações tecnológicas no mercado de trabalho hoje ditam como vai ser o futuro das organizações.

Existem alguns desafios no caminho para a implementação da mobilidade corporativa, mas, com o conhecimento necessário, é possível ter segurança. Por isso, é recomendado continuar pesquisando sobre as melhores formas de investir em sua instituição.

Uma boa forma de começar é entendendo as necessidades da empresa por meio de reuniões e conversas com os funcionários e colaboradores. A partir disso, é possível buscar as melhores opções para transformar sua empresa e evoluir no mercado.

Uma solução criativa também pode ser aliar as inovações digitais às técnicas de tecnologia de informação tradicional. Assim, pode-se garantir a segurança da empresa ao mesmo tempo que são implantados novos recursos e tecnologias.

Sabendo da importância de manter-se informado nos dias de hoje, que tal conhecer opções para aplicar a transformação digital? Continue conosco e conheça o potencial de um dashboard de negócios para sua empresa!