Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
Incorpore à empresa essas 5 tendências de tecnologia para 2019

Incorpore à empresa essas 5 tendências de tecnologia para 2019


newsletter toccato

Muito se tem falado sobre as tendências de tecnologia para 2019 e o que esses recursos podem trazer às empresas. O constante desenvolvimento de sistemas e funcionalidades gera maior comodidade e objetividade na gestão e em outros segmentos corporativos. Com as ferramentas certas é possível ter bons resultados!

Em meio a esses apontamentos, já é possível destacar quais recursos tecnológicos serão fundamentais às empresas em 2019. Alguns deles já estão em uso e tem facilitado processos diversos no cotidiano. Neste post mostraremos as principais tecnologias, no que elas consistem e como podem ajudar sua empresa. Confira!

1. Drones e objetos autônomos

Sistemas autônomos estão sob o radar das empresas de tecnologia já há algum tempo. São recursos capazes de executar funções diversas diante de uma programação, reduzindo consideravelmente a intervenção humana na atividade. Com isso, surgem drones, robôs para trabalhos específicos e os veículos autônomos.

O grande diferencial dessas tecnologias é a maneira como elas funcionam. Em muitas delas, toda a sua atuação se dá com base em Inteligência Artificial. Dessa forma, diante de escolhas e informações, as máquinas são capazes de tomar as melhores decisões nessas tarefas. Isso traz naturalidade e interação com as situações.

Os objetos autônomos podem ser aplicados em diferentes segmentos de trabalho, o que mostra como essa é uma das mais versáteis tendências de tecnologia para 2019. Nesse cenário também há um caminho facilitador para a integração entre esses sistemas autônomos, gerando uma cadeia de troca de informações e de trabalho para as diferentes empresas.

2. Augmented analytics

Também conhecida como Analytics Aumentado, na tradução livre do inglês, essa tendência trata-se de um nível de inteligência analítica mais profunda. Dessa maneira, lidar com dados se torna ainda mais um trabalho objetivo e capaz de trazer percepções e insights valiosos. A base desse trabalho é feita com machine learning.

A partir de então, toda a quantidade de dados utilizada por uma empresa terá uma análise mais profunda e, depois dessa etapa vai gerar percepções automáticas. Essas predefinições serão captadas por meio do machine learning, criando padrões de análises. Desse modo, os resultados serão cada vez mais precisos e interessantes.

Os dados mais avançados tendem a gerar insights muito mais detalhados e úteis às empresas. Assim, constantemente informações serão direcionadas aos diferentes setores, permitindo, então, que decisões sejam tomadas diante de bases sólidas. Isso fortalece uma atuação mais estratégica da empresa, já que cada passo é dado após um trabalho complexo de análise de informações.

3. Blockchain

Visto frequentemente quando os Bitcoins se popularizaram e viraram pauta, o Blockchain é um protocolo de segurança que tem uma proposta simples e eficaz: descentralizar as informações, as organizando em diversos blocos de dados. Isso torna o armazenamento e a organização desses registros mais confiáveis e seguros.

Seu uso segue como uma das principais tendências de tecnologia para 2019, mas com sua utilização mais ampla, indo além dos Bitcoins. Além da maior confiabilidade no trabalho com dados, o Blockchain também confere maior agilidade às transações. Isso torna o fluxo de caixa de bancos e outras instituição mais eficiente e dinâmico, registrando informações da maneira mais adequada.

Esse modo de trabalho do Blockchain tem uma base de destaque na atuação, que foi justamente a dispensa de uma autoridade responsável por fiscalizar qualquer transação. Com dados distribuídos em blocos seguros, as operações têm pouquíssimos riscos de sofrerem algum tipo de ataque. O ano de 2019 pode ser o momento de grande expansão dessa tecnologia!

4. Conexão 5G

Entre as tendências de tecnologia para 2019, a implementação da conexão 5G pode ser uma das mais interessantes, tanto para o uso amplo quanto para as empresas. Cada vez mais a mobilidade é uma realidade. Sistemas e softwares de gestão e operação já são rodados por meio de aplicativos em smartphones e tablets. O avanço da velocidade de conexão confere mais dinâmica nesses trabalhos.

O 5G tem como principal proposta a dinâmica e a agilização da transmissão de dados. Baixar arquivos simples será algo feito em segundos, enquanto dados mais amplos não serão mais problemas ao serem captados por periféricos móveis. A ideia é que a velocidade 5G esteja compatível com uma conexão banda larga por fio, por exemplo.

Outra tendência que se fortalece com isso é a Internet das Coisas (IoT). Com aparelhos conectados à internet, a integração com sistemas deve acontecer de maneira mais dinâmica. A troca de dados promete ser otimizada, fortalecendo, por exemplo, linhas de produção de diversas empresas, como montadoras de automóveis, até processos operacionais de companhias logísticas.

5. Big data e dark data

O conceito de Big Data não é nenhuma novidade. São volumes de dados amplos e complexos, em que é possível obter informações importantes sobre as atividades das empresas. No entanto, a tendência é que se vá mais a fundo em busca de dados que possam ser úteis. Essa procura partiu para dados escondidos, no que é chamado de dark data. Em 2019, explorar esses arquivos será um caminho.

Com tantos sistemas e atividades gerando informações, muitas delas ainda se mostram escondidas e pouco acessadas. As plataformas digitais nem sempre fornecem registros de suas atividades de maneira simples e acessível. A diferença do dark data para o big data é justamente esse contato com os dados que, ao invés de amplos, são talvez menores, mas de acesso complexo.

Esse conteúdo “escondido” tem grandes chances de revelar tendências e padrões importantes para gerar insights. Em uma era em que dados são a base de gestão empresarial, ter contato com informações que não estão muito claras e disponíveis é uma forma de ter um diferencial competitivo em relação a outras empresas.

Estar por dentro das tendências de tecnologia para 2019 é a melhor forma de começar o ano! Esses recursos e práticas são capazes de tornar a sua empresa mais pronta para lidar com o mercado e suas demandas. A adequação às novas tecnologias coloca seu negócio em lugar de destaque e competitividade.

Na sua empresa, qual desses ou outros recursos já foram identificados e serão colocados em prática nas rotinas gerenciais e operacionais? Divida suas ideias conosco aqui nos comentários!

e-book toccato planejamento estratégico e bi

Artigos relevantes

Como a Análise Preditiva está moldando o futuro dos negócios

Como a Análise Preditiva está moldando o futuro dos negócios


Você já se perguntou como algumas empresas parecem sempre estar à frente do mercado, antecipando tendências e necessidades dos consumidores…

Leia mais
Marilena Cancelier é a nova CRO do Grupo Toccato

Marilena Cancelier é a nova CRO do Grupo Toccato


Executiva assume liderança das áreas de geração de receita, impulsionando a estratégia de crescimento da empresa. São Paulo, 15 de fevereiro…

Leia mais
Quem é Fernando Carvalho? O nome por trás do rebranding da Toccato

Quem é Fernando Carvalho? O nome por trás do rebranding da Toccato


Quem é Fernando Carvalho? O nome por trás do rebranding da Toccato. Com experiência em Demand Generation, Content e Global…

Leia mais