Dentro de um negócio, sempre existem pontos a serem melhorados, aprimorados ou mesmo modificados. Nesse sentido, a tecnologia no mercado imobiliário, por exemplo, pode ajudar de diversas formas.

Isso porque é possível orientar as suas ações por meio dos dados, que são hoje um dos ativos mais importantes de uma organização, pois ajudam a refinar as estratégias, alcançar novos mercados e aperfeiçoar o modelo de negócio.

Quer saber mais sobre o que é o Business Intelligence, como e porque implementá-lo e como esta tecnologia no mercado imobiliário está causando impactos? Continue a leitura deste artigo.

Tecnologia no mercado imobiliário: o que é e por que implementar BI no setor?

O Business Intelligence (BI) é uma solução de tecnologia utilizada para realizar o cruzamento de uma série de dados disponíveis sobre determinado mercado, tudo isso de forma organizada e centralizada.

Com isso, é possível tomar decisões mais assertivas, com agilidade e, ainda, diminuir diversos riscos em relação aos lançamentos de produtos ou serviços, pois é possível avaliar em tempo real se eles estão dando certo ou não.

Essa tecnologia no mercado imobiliário permite otimizar as vendas e aumentar o controle das etapas do gerenciamento de vendas, além de mensurar as estratégias mais qualificadas e eficientes a serem utilizadas.

As plataformas de BI permitem utilizar os dados facilmente, analisando e estruturando essas informações em gráficos e relatórios otimizados que ajudam a identificar tendências e geram insights importantes para o negócio.

Como o Business Intelligence está atuando no mercado imobiliário?

Esta tecnologia no mercado imobiliário está sendo utilizada principalmente para oferecer melhores resultados, pois conta com ferramentas robustas que rastreiam dados complexos e em grande volume.

Além disso, tem ajudado os empreendimentos imobiliários a tomarem decisões mais precisas, alcançando um crescimento mais saudável e analisando dados mais concisos sobre os imóveis e tornando os processos mais simples e eficientes.

Ajudando pessoas a encontrar casas com mais rapidez e facilidade

A tecnologia no mercado imobiliário, além de analisar dados do setor, ajuda a cruzar dados importantes que ajudam na hora de comparar os imóveis, localização e outros detalhes que influenciam na escolha de quem busca por um imóvel.

É possível abranger ainda mais as informações sobre um bairro, cidade e pontos de lazer, por exemplo, baseando as escolhas orientando-se por dados concisos ao mesmo tempo em que as preferências e o orçamento são respeitados.

Melhor listagem de propriedades

Outro ponto da tecnologia no mercado imobiliário é que o BI ajuda a envolver os potenciais compradores de um imóvel oferecendo informações relevantes sobre as propriedades, que influenciam diretamente na decisão de compra.

Além disso, é possível cruzar dados associados ao histórico de pesquisa dos usuários e suas preferências ou propriedades das quais se interessaram, permitindo que os agentes otimizem as ofertas com base nessas informações.

Facilitando o processo de compra de propriedade

No setor imobiliário, o Business Intelligence também ajuda a rastrear estatísticas anteriores sobre o desempenho no mercado, como o desempenho das vendas de imóveis em um determinado local.

Com isso, ao analisar os dados é possível fornecer aos vendedores a possibilidade de estabelecer preços mais competitivos, ajudando a fechar negócios e, também, a melhorar as estratégias de marketing.

Ou seja, a tecnologia no mercado imobiliário possibilita diversos benefícios que não são apenas usufruídos pelos corretores e vendedores, mas também pelas pessoas que estão no processo de compra de um imóvel.

Encontrando o próximo investimento

Essa tecnologia no mercado imobiliário também ajuda a explorar com mais profundidade todos os aspectos dos dados imobiliários, ampliando a visão geral sobre a propriedade, as localidades e comodidades que ela oferece.

Outro ponto é que torna possível listar propriedades utilizando uma plataforma integrada que facilita aos compradores encontrar os imóveis e localidades residenciais ou comerciais que mais se encaixam no seu perfil.

Assim, com poucos cliques é possível encontrar esses dados em um só lugar, trazendo mais conforto e confiança aos compradores na hora de tomar uma decisão tão importante como adquirir uma propriedade.

Aperfeiçoando o processo de venda

Essa tecnologia no mercado imobiliário também ajuda os vendedores e corretores à medida que possibilita gerenciar melhor os dados, que no setor são bem expansivos e precisam de bastante atenção.

As ferramentas ajudam a rastrear estatísticas de desempenho, dados analíticos sobre os KPIs de estilo de vida, maneiras de se locomover, farmácias e escolas próximas e outros detalhes que são utilizados para convencer os compradores.

Assim é possível ter em mãos informações mais completas que ajudam a compreender os aspectos que mais agregam valor ao imóvel, consequentemente ajudando a convencer as pessoas dos motivos para investir naquele local.

Alcançando o preço certo

Outro ponto é que a tecnologia no mercado imobiliário ajuda a chegar em um preço correto de um imóvel, considerando a análise de tendências e fatores que fazem dele um ótimo investimento.

Muitas vezes os clientes procuram por informações mais concretas e palpáveis na hora de escolher investir, e o preço é um dos fatores principais. Contudo, com o BI é possível trazer esses dados de forma bastante visual e assertiva.

Fechando negócios mais rapidamente

Por fim, as ferramentas ajudam os corretores a acessarem dados de alto nível e as melhores perspectivas para o futuro do setor, o que certamente contribui para entender o momento mais adequado para fechar um negócio.

O investimento nesse tipo de tecnologia no mercado imobiliário, portanto, possibilita acessar tabelas e gráficos otimizados que contribuem para o fechamento de negócios de maneiras mais rápidas.

Como aplicar BI no setor?

Como em qualquer outro setor, implementar novas ferramentas de tecnologia no mercado imobiliário pode trazer algumas dificuldades e desafios, muitas vezes fazendo com que os benefícios não sejam alcançados.

No entanto, trouxemos três fatores principais para dar atenção antes de aplicar o Business Intelligence no seu negócio:

Pesquisa de mercado

O primeiro ponto é entender as suas necessidades de negócio para, então, pesquisar no mercado ferramentas que façam sentido para você.

Na atualidade, ferramentas digitais de análise de dados, e-mail marketing e sistema de gestão de propriedades são bastante utilizadas. Se for o seu caso, procure por modelos que ofereçam este tipo de ferramentas.

Integração de sistemas

Outro fator importante é a integração de sistemas, pois todos os setores de uma imobiliária precisam estar conectados para facilitar o compartilhamento de informações.

Com isso em mente, defina os dados mais importantes para as suas estratégias e escolha por uma solução que ajuda a armazená-los e analisá-los de uma maneira que haja centralização no controle dessas informações entre os setores.

Indicadores de desempenho

Por fim, esteja atento para escolher soluções que atendam aos seus indicadores de desempenho (KPIs), garantindo que todas as decisões tomadas sejam baseadas em métricas eficientes e alinhadas às suas necessidades.

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