Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:

5 dicas para você realizar uma boa otimização do banco de dados


A criação de relatórios de pesquisa pode ser a ajuda certa se você busca uma gestão assertiva em sua organização. E a otimização do banco de dados é essencial para esse objetivo.

 

Somente com todas as informações organizadas e estruturadas desde a coleta é possível garantir a qualidade e agilidade nessa missão. Com isso, a rentabilidade da empresa aumenta e sua tomada de decisões se torna estratégica e baseada em informações concretas! 

 

Portanto, neste conteúdo iremos explicar o que você pode fazer para aplicar essa ideia em seu negócio! Entenda também os benefícios do gerenciamento de registros e como as ferramentas digitais podem auxiliar neste processo!

 

Confira a seguir!

5 Dicas para não se esquecer na otimização do banco de dados!

Para assegurar que tudo corra bem no trabalho feito com dados, que são hoje um dos maiores ativos das empresas, é necessário ter um passo a passo cuidadoso, que garanta que se possa existir as condições necessárias para essa etapa. 

 

Na hora de promover a otimização do banco de dados de uma startup, é preciso estar atento a uma série de medidas. 

 

Elas tornam mais fácil esse processo e também trazem diversos benefícios, como uma cultura data driven de maior estruturação para o negócio. 


Elencamos aqui os principais pontos positivos, trazendo-as como dicas: 

Tenha acesso facilitado e seguro

Um dos primeiros requisitos que o banco de dados deve ter é segurança. O ideal, contudo, é a proteção das informações unida à disponibilidade. Isso significa que somente as pessoas autorizadas terão acesso, mas que essa entrada será facilitada e rápida.

 

Para garantir que os dois fatores coexistam, é necessário ter uma malha de arquivos inteligente e seguir as normas de proteção. 

 

O início vem, portanto, da escolha de uma estrutura confiável, que possa ser operada na nuvem, com fornecedores de confiança. Em seguida, toda a equipe precisa ser treinada para acessar com responsabilidade esses registros e evitar que vazem.

 

O cuidado com senhas e compartilhamento de informações também é importante.

Estruture as métricas certas do seu negócio

Buscar uma metodologia eficaz para gestão e otimização do banco de dados e estruturar métricas é outra etapa indispensável se você busca assertividade em seu negócio.

 

Uma vez tendo um conjunto de informações, a empresa precisará saber como filtrar de forma estratégica o que elas representam. 


Conversar com os diferentes setores da startup ajuda a entender o que é importante em termos de autoconhecimento para eles. Assim, a companhia pode configurar os softwares de análise para quantificar registros sobre os principais indicadores de sucesso para a progressão da área.

Utilize o índice de Pareto

O índice de Pareto é usado na administração para ajudar a relacionar a causa e efeito de diversas situações na organização.


Também é conhecido como regra 80/20, pois entende que até 80% dos efeitos surgem de 20% das causas. Ou seja, descobrindo quais são esses gatilhos, torna-se  possível solucionar diversos gargalos de uma vez.


Para entender de forma aplicada, 80% do faturamento pode vir de 20% dos clientes. Por mais que todo consumidor seja importante, isso ajuda a corporação a determinar a segmentação de público a que deve dedicar x tipos de esforço. 

Peneire somente os dados necessários

Essa dica está diretamente relacionada à anterior, sobre métricas, na otimização do banco de dados.

 

Por exemplo, para atender o ramo de vendas, a análise de sua startup pode definir métricas como: 

  • Número de vendas por período; 
  • Tipos de produtos; 
  • Taxas de abandono de compras. 

 

Assim, mede-se a produtividade e as possíveis causas dos resultados de forma otimizada. 

Esteja alinhado às práticas LGPD

Por último, entre as dicas, é preciso não se esquecer das regras da LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados, já em vigor. 

 

Essa legislação determina o que são registros sensíveis, que requerem maior cautela, e por isso precisam de mais regras de segurança. 

 

Também dispõe sobre as permissões e condições que devem estar presentes nas políticas de tratamento de informações, que as empresas devem formular e informar ao seu público. Estando atento a isso, a sua companhia evita problemas judiciais. 

Quais os benefícios em contar com o gerenciamento de dados otimizado? 

Uma boa visualização de dados é um dos resultados de um banco de informações otimizado. 

 

Dela, vários benefícios se originam, como a facilidade para enxergar os arquivos setorizados, relacionados e visualmente simples de se entender. É importante ainda atualizar esses registros constantemente, para ter sempre um cenário fiel.

 

Para gerar a rentabilidade da sua startup, é necessário compreender cada momento do negócio. Decisões para este ano podem ser diferentes das tomadas no passado, pois as tendências de comportamento do consumidor podem mudar. 

 

Em relação aos colaboradores e à produtividade pode ocorrer o mesmo, sendo que  marketing analytics ajuda a enriquecer uma estratégia digital. Os dados são dinâmicos e saber acompanhar o que o mercado pede em cada momento é essencial. Esse é um grande diferencial competitivo para qualquer negócio.

Apostar em ferramentas de BI pode auxiliar no trabalho!

Algumas ferramentas atualmente já ajudam nesse processo de catalogação e organização de dados. O Qlik é uma delas e seu uso pode ser muito vantajoso devido aos resultados eficazes.

 

O modelo Sense, por exemplo, usa inteligência artificial para compreender os registros da sua startup, o que contribui para a empresa aumentar suas descobertas em torno delas. Já o Gold Client gerencia dados de teste de forma simples e rápida, agilizando a rotina.

 

Com isso, a maioria das soluções atendem em tempo real as necessidades de movimentação de arquivos do SAP. 

 

Desse modo, a gestão e a área de TI têm maior eficiência na governança. Sem contar as ferramentas de BI personalizadas, que podem impulsionar vendas com o Analytics, como as de coordenação de supermercados e varejo.

 

Além disso, estar sempre de olho nas tendências da área é vital para qualquer organização manter-se bem preparada.

Contar com um parceiro certo pode dobrar seus resultados! 

Agora que você entendeu a importância da otimização do banco de dados e como a sua análise pode ajudar em ações como as de marketing, saiba que não precisa fazer tudo isso sozinho!

 

Com um parceiro como a Toccato, que tem soluções para ajudar nesse procedimento, desde a coleta, preparação e catalogação de arquivos que transformam ideias em insights, você ganha agilidade e assertividade, convertendo informações em rentabilidade e em receita.

 

Conseguiu entender como a otimização do banco de dados pode fazer toda a diferença na hora de organizar informações e extrair inteligência delas? Aproveite para conhecer a solução da Toccato nessa área! 

Artigos relevantes

BigQuery: seu Data Warehouse para impulsionar a inovação

BigQuery: seu Data Warehouse para impulsionar a inovação


Se você está em busca de uma solução eficiente para armazenar e analisar grandes volumes de dados, então o BigQuery…

Leia mais
Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing

Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing


Temos o prazer de anunciar uma nova dimensão em nossa oferta de serviços: a parceria da Toccato com o Google Cloud…

Leia mais
A sincronização de dados com o Toccato Sync

A sincronização de dados com o Toccato Sync


Você já se perguntou como a sincronização de dados pode transformar a eficiência e performance no seu ambiente Qlik Sense? Na…

Leia mais