Os tempos atuais correm em uma velocidade estrondosa, carregando junto todos os nossos dados e informações. Com a necessidade de estarmos alinhados, o protagonista Big Data acrescenta mais um ao time: o Fast Data e seu processamento ágil e atualizado

 

Seja através do fluxo de operações ou das ações constantes que permeiam a geração destes dados, não há mais espaço para um trabalho lento ou offline. O processo precisa gerar resultados assertivos e imediatos. 

 

A população global está produzindo uma quantidade de dados inimaginável, e isso ocorre a todo o momento. Estes dados precisam ser processados, analisados e transformados em informações para serem utilizados dentro de um determinado contexto, podendo ser dentro do seu negócio ou organização. 

 

Pense no seguinte ponto: os dados que são gerados e passam por todo esse trabalho acabam perdendo sua usabilidade pouco tempo depois – em alguns momentos, sem nem terem sido produtivos. Como lidar com essa instantaneidade? 

 

O Fast Data chega trazendo ferramentas potentes e que proporcionam uma análise e processamento em tempo real. Através desta tendência, é possível pensar em uma estratégia e ação que converse muito mais com aquele momento atual e com aquela situação específica, tendo como base muitas das informações armazenadas no Big Data. 

 

Instaura-se uma nova ótica para com o comportamento dos clientes e possíveis consumidores. Dentro do Fast Data, não há mais uma necessidade compulsória de armazenar toda e qualquer informação, visto que ela pode ser analisada, utilizada e descartada, tudo isso em tempo real. 

 

Imagine o seguinte exemplo: você possui uma loja de roupas em um shopping movimentado da cidade. Em parceria com outros estabelecimentos deste centro comercial, decide pensar em uma ação estratégica que envolve o compartilhamento de publicidade entre os clientes. 

 

Através de ferramentas de análises de informações em tempo real, ao identificar, por meio da geolocalização, que um cliente realizou uma determinada compra em uma loja do shopping, este mesmo usuário poderá receber segundos depois ofertas de outras lojas parceiras. Tudo isso, ocorrendo em uma velocidade extraordinária. 

 

Cito o exemplo como uma das inúmeras possibilidades de aplicação do Fast Data em estratégias de marketing e operações de vendas em negócios. Seja em bancos, operadoras de cartões de créditos, lojas variadas, e-commerces, imobiliárias e entre outros setores e estabelecimentos, a potente instantaneidade dos dados requer ferramentas que estejam à sua altura. 

 

O que é Fast Data?

Nesse meio tempo, partindo de uma compulsão por analisar dados que não estava sendo suprida pelas ferramentas disponíveis até então, o Fast Data surge como uma tendência e reinventa a forma como este processo é feito. 

 

A partir deste momento, as análises de informações serão realizadas em tempo real. E de que forma isso será feito? A análise da informação irá ocorrer em duas etapas: na primeira, o sistema já conhece o contexto da informação e realiza uma análise comportamental a partir das informações da sua solução Big Data. 

 

Na segunda etapa, o sistema irá aplicar a análise comportamental em uma informação de tempo real. Para ilustrar uma situação prática onde a análise ocorre, trago o exemplo das compras em sites de e-commerce. Quando um usuário acessa pela primeira vez o site de uma loja de roupas e busca por determinadas peças, todo o comportamento do mesmo será analisado. 

 

No instante em que este usuário retornar, em uma outra sessão, para este mesmo site, o sistema saberá – com base no seu comportamento – quais as ofertas que irão interessar este cliente específico. 

 

Uma evolução do big data

A partir dos 4 Vs do Big Data, volume, velocidade, variedade e veracidade, dois princípios se sobressaíram e abriram espaço no meio da evolução: velocidade e variedade

 

Dessa forma, as empresas da atualidade ansiavam por ferramentas que fossem capazes de lidar com os mais variados tipos de dados, estruturados e não-estruturados, e em uma velocidade instantânea, em tempo real. 

 

O Big Data utilizava processamento de dados e operações em lote e offline, completamente oposto ao modo de funcionamento do Fast Data. Estes sistemas modernos diminuem consideravelmente o tempo entre a chegada e a extração de valor dos dados. 

 

Uma arquitetura de Fast Data predispões que exista a aquisição de dados verossímeis e atualizados, consulta e armazenamento adaptáveis e flexíveis, e ferramentas de análise aprimoradas. 

 

Fast Data, Big Data e Smart Data

Como mencionado no início deste texto, os dados estão presentes e cada vez mais velozes, acompanhando a sociedade nas suas mais variadas esferas. Além do Big Data e do Fast Data, temos mais um conceito interessante para que seja possível compreender o processamento das informações.

 

Para contextualizar, é importante compreender que o Big Data diz respeito principalmente à variedade e ao grande volume de dados e informações coletados e disponíveis na rede. Além disso, ele traz consigo ferramentas e soluções responsáveis pelo gerenciamento destes dados, estruturados ou não-estruturados. 

 

Enquanto isso, o Fast Data parte destas ferramentas e soluções surgindo como uma tendência inovadora na análise e processamento de informações, tornando o processo ágil e em tempo real. 

 

Se o Big Data fala sobre a variedade de dados, o Fast Data está muito mais relacionado à forma como estes dados serão analisados. 

 

Além disso, mas não menos importante, está o conceito de Smart Data trazendo algoritmos e inteligências que auxiliarão na hora de analisar informações que fazem sentido para sua empresa e negócio. Ele está relacionado diretamente a uma filtragem inteligente das informações que serão úteis em determinados contextos. 

 

Por que Fast Data é importante?

A gestão de dados em tempo real e a utilização de ferramentas Fast Data para análise de informações podem proporcionar a tomada de decisões muito mais assertivas e atualizadas.

 

Além disso, é possível ter uma usabilidade maior em relação às informações, visto que elas são analisadas no momento em que foram disponibilizadas e podem auxiliar em estratégias mais direcionais. 

 

Vivemos em uma sociedade que muda a todo segundo: comportamentos, características, gostos, inspirações, profissões, e todas essas mudanças impactam nos nossos dados e informações disponíveis. 

 

É necessário que exista ferramentas de Fast Data que acompanhem e analisem esses dados e informações no momento em que estas são coletadas. 

 

Quer saber mais sobre gestão de dados ou contratar uma ferramenta de Fast Data? Entre em contato com a nossa equipe e vamos lhe auxiliar em todos os passos.