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Aprenda como enriquecer sua estratégia digital com marketing analytics!


No contexto atual, algumas questões como eficiência, produtividade e custos estão diretamente conectadas aos dados. Nesse sentido, o marketing analytics tem sido utilizado para melhorar as decisões estratégicas.

Isso porque esta área de análise possibilita a criação de estratégias mais alinhadas e assertivas, e tudo orientado por estatísticas. Ou seja, campanhas e ações no geral são baseadas em padrões e análises de desempenho.

Se você deseja saber mais sobre o que é o marketing analytics e como enriquecer o seu planejamento no digital? Acompanhe a leitura deste artigo.

O que é marketing analytics?

O marketing analytics é um conjunto de práticas que coleta e analisa dados com o objetivo de identificar e compreender padrões, melhorando as estratégias e colhendo insights que potencializam as decisões de negócio.

É uma área que combina dados para entender os resultados da organização, tornando-se uma prática para todos os tempos da empresa.

Além disso, o marketing analytics está ligado a outros conceitos como o big e fast data, devido ao grande volume de dados nos ambientes digitais, que fornecem às empresas inúmeras informações valiosas.

Por isso, é uma área que se dedica na criação de uma cultura orientada por dados, identificando, coletando e analisando essas informações para alcançar determinados objetivos.

Como a coleta e análise de dados para marketing pode refinar sua estratégia digital?

No marketing analytics, os dados são entendidos como um dos ativos mais valiosos do negócio, mas também o mais crítico.

Contudo, há diversos aspectos que são altamente beneficiados com uma cultura de coleta e análise de dados. A seguir, acompanhe alguns que auxiliam no refinamento das suas estratégias no universo digital.

Torna possível medir o sucesso

O primeiro ponto é que a análise de dados para marketing auxilia na medição do sucesso das campanhas, sejam elas com o objetivo de gerar leads qualificados ou aumentar as taxas de conversão.

Com isso, as informações são essenciais para entender a efetividade de uma estratégia. Assim, é possível monitorá-las para compreender o quanto está trazendo resultados ou problemas.

Detecta as campanhas de melhor desempenho

Além disso, o marketing analytics auxilia na ampliação da visão sobre as possibilidades de uso dos recursos e orçamento.

Isso porque,o planejamento conta com um número apertado para o marketing,  e equívocos podem custar caro ao negócio dificultando  a tomada de decisão.

Por isso, analisar dados otimiza os recursos e traz aprendizados sobre a eficácia das suas ações.

Identifica padrões e tendências

Outra questão é que o marketing analytics traz insights importantes acerca do exterior da organização, como o andamento do mercado, a concorrência e estratégias que estão funcionando bem.

Com isso, é possível encontrar tendências e padrões específicos sobre o seu mercado e público-alvo.

Abre a possibilidade de oferecer experiência personalizada

Com o contexto de transformação digital que tem mudado a visão das empresas sobre a experiência de compra e uso de produtos e serviços, torna-se necessário hoje oferecer mais do que uma solução de qualidade.

É preciso personalizar as entregas ao público-alvo, que com o marketing analytics se torna uma tarefa muito mais fácil, pois ajuda a identificar o que eles querem e de que forma, informações que direcionam as suas estratégias de maneira muito mais assertiva.

Ajuda a refinar a estratégia em tempo real

Por fim, o marketing analytics auxilia no desenvolvimento de estratégias mais refinadas, que passam a ser ajustadas em tempo real à medida que os esforços em marketing são monitorados e aproveitados ao máximo.

Reunindo informações e analisando-as, é possível obter relatórios profundos sobre o desempenho da organização e ajustar constantemente o planejamento das ações.

Ferramentas de marketing analytics

No marketing analytics, mesmo que não seja uma obrigação, é possível combinar diferentes ferramentas para obter resultados ainda mais precisos.

Existem várias soluções gratuitas, como o Google Analytics, que entrega uma versão bastante completa mesmo sem cobrar nada. Contudo, existem recursos disponibilizados apenas com pagamento

Web analytics

Quando falamos do Google Analytics, estamos nos referindo a um tipo de ferramenta de web analytics, que é o universo de dados dos sites e páginas na web.

No entanto, além dele também existem outros programas que ajudam a entender o comportamento dos consumidores online, como o Adobe Analytics, que oferece relatórios e inteligência preditiva.

Testes e otimização

Outras ferramentas de marketing analytics dizem respeito às otimizações e testes que revelam as experiências digitais que mais atraem os seus clientes, sejam elas páginas na web ou mesmo mensagens personalizadas.

Para isso, você pode utilizar o Optimizely e o Google Optimize, duas ferramentas bastante conhecidas na área de marketing de dados.

SEO

Além disso, algumas técnicas também são extremamente úteis nas estratégias de marketing, principalmente em relação ao modo como as pessoas veem os seus produtos online.

Ações como o uso correto de palavras-chave, auditorias e análises de perfil de backlink podem ser muito úteis ao seu negócio. Google Search Console e SEMrush, por exemplo, são muito comuns entre os profissionais da área.

Redes sociais

Outras ferramentas que auxiliam nas estratégias são as redes sociais, que geram um volume de dados imenso todos os dias, que revelam comportamentos e insights sobre o engajamento dos consumidores com a sua marca.

Ferramentas como o Facebook Insights, SocialBakers e Quintly são ótimas aliadas para entender o desempenho das ações e também a análise da concorrência.

E-mail marketing

Esta é uma das ferramentas que mais são utilizadas pelas empresas na atualidade, capazes de reunir dados do seu público e separá-los por canais de marketing com muita facilidade.

Ferramentas como o MailChimp e GetResponse podem ajudar desde a encontrar novos clientes até manter uma comunicação com os leads para convertê-los em conexões mais profundas com a sua marca.

Análise de concorrentes

No marketing analytics também existem ferramentas que contribuem para uma visão ainda mais ampla sobre o mercado e concorrência, capazes de acompanhar o desempenho da empresa no digital com base nos dados.

O SEMrush também atua nessa questão, assim como a SimilarWeb, que possibilita análises competitivas, monitoramento de investimentos e uma série de outras informações.

Gestão de dados

Por fim, para enriquecer as estratégias de marketing, uma plataforma de gestão de dados faz toda a diferença, principalmente quando o assunto é unificar os processos.

O Qlik Sense, por exemplo, é uma plataforma bem completa de análise de dados, que conta com tecnologia de inteligência artificial e automação de tarefas que auxiliam nos processos de gestão.

Se você busca por melhoria constante e conhecer outras formas de impulsionar o seu negócio com base nos dados e nos ambientes digitais, entenda como a Toccato pode te ajudar.

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