Já parou para pensar na importância da visualização de dados? Se ainda não compreendeu totalmente a contribuição que ela pode trazer para sua empresa, este conteúdo é para você! 

 

Com a quantidade de informações crescendo cada vez mais no dia a dia das organizações e mediante a tendência de elas se acumularem, é preciso investir constantemente em recursos que transformem registros em inteligência.

 

Isso traz vantagem competitiva ao negócio. Permitindo aplicar de maneira racional tudo o que esses arquivos dizem para trazer benefícios ao negócio.


É justamente nesse sentido que a visualização de dados contribui! Quer entender como? Então acompanhe a seguir! 

Como funciona a visualização de dados?  

O conceito representa uma forma de interpretar a informação dentro de um contexto para a companhia. Ela resume basicamente a etapa em que qualquer dado que venha de diferentes áreas do negócio e tenha importância para ele seja visualizado e esteja pronto para ser usado.

 

Logo, essa fase consiste no momento em que esse arquivo já foi selecionado, organizado e está disponível. 

 

Imagine saber que determinados clientes deram um feedback sobre um produto, mas não relacioná-lo à área comercial ou outras que possam explicar por que houve insatisfação. Sem essa relação ou sem saber como esse retorno ou decisão deles impactou outros setores, não dá para interpretar todo o potencial daquela informação. 

 

Com esse processo, pretende-se organizar também essas relações para facilitar análises. Ela se apresenta geralmente em forma de gráficos ou organizadas em KPIs (indicadores de desempenho) que vão fazer sentido para o negócio.

 

Por que é importante? 


Entendendo esse conceito, vamos falar da prática. Suponha que, por exemplo, a empresa tenha coletado/registrado vários arquivos sobre comportamento dos clientes ou dos pedidos. Ou quantos foram fechados, quanto as vendas caíram, em que mês mais houve compra, o que os clientes deixaram como avaliação, como dito. 

 

Cruzando esses registros, dá para entender, por exemplo, o que melhorar ou ver algum problema que aconteceu.

 

Isso é o que vai embasar a tomada de decisões mais certeira e a melhoria daquela experiência. O resultado é que com esse suporte, o gestor não toma decisões somente por “achismos”. É possível comprovar por meio dos dados o quanto uma impressão está certa.

 

Desse modo, direciona-se recursos de maneira mais racional. Evitam-se desperdícios  e cria-se estratégias melhores para diferentes áreas, desde atendimento ao cliente até o financeiro.

Diferença entre ter dados e saber usá-los

 

Um assunto que também cabe esclarecer é a diferença entre Big Data e Data Mining. Isso porque é nesse segundo ponto que a visualização de dados vai contribuir ainda mais. 

 

Big Data, em geral, representa um grande conjunto de informações, a partir do qual pode existir um estudo para tratá-las como forma de extrair análises. Já Data Mining está relacionada à chamada mineração de dados. Isso significa explorá-los mais a fundo, a fim de buscar padrões e sistemas de variáveis.

 

É claro que uma coisa complementa a outra, mas é muito importante que a companhia entenda que somente juntar registros não é o bastante. Ela precisa saber o que fazer com eles.

 

Além disso, vários segmentos têm utilizado cada vez mais processos ligados a esses conceitos, como o caso dos bancos. De acordo com divulgações de um levantamento do FEBRABAN, por exemplo, 94% será a ampliação em cloud pública e big data e 78% em Process Mining. Essa realidade revela o potencial que eles têm despertado no mercado.

Quais são os principais benefícios? 

Até aqui, pode ter sido possível perceber que há muitas vantagens em adotar uma cultura baseada em dados (data-driven). As ideias não “saem do nada”, tampouco as conclusões. 

 

Tudo faz parte de uma cuidadosa análise macro das ramificações do negócio e sua influência. 


Mas é importante ressaltar que isso passa por uma mudança de mentalidade da empresa. É preciso entender que os arquivos são aliados e a tecnologia está ali para facilitar o dia a dia do negócio, não para substituir ou invalidar ideias. Eles servem justamente para que elas sejam melhor aproveitadas.

 

Entre os benefícios principais, podemos citar, portanto:

 

    • Análise de tendências: por meio de gráficos, números e curvas de performance, é possível entender possíveis tendências, aproveitando para ajustar áreas como produto e até RH, ao buscar competências para aproveitar as novas oportunidades que surgirão.
    • Melhor time-to-market: mais atento aos insights, a empresa consegue lançar à frente no mercado as soluções esperadas. Isso garante vantagem em relação aos concorrentes e muitas vezes exclusividade nas soluções.
    • Desvendar padrões e relações: assim dá para segmentar melhor os perfis de clientes e desenvolver soluções voltadas melhor a cada nicho e tipo deles.
  • Ajustes essenciais no planejamento estratégico.
  • Confiabilidade e assertividade nas ações. 
  • Maior embasamento em reuniões e apresentações: com informações a serem mostradas, pode ser mais fácil convencer investidores e ampliar negócios.

O impacto da visualização de dados nos dias de hoje 

Por fim, uma visualização de dados mais fácil pode afetar positivamente as empresas, porque entrega a elas diferenciais, como agilidade.

 

Nesse aspecto, um software de gestão pode simplificar os processos estratégicos do negócio e contribuir para esse sucesso, visto que manualmente seria impossível organizar e analisar com tanta precisão tudo isso de forma manual.

 

Automatizando essa análise, a empresa ganha tempo e maior certeza para agir.

 

O Qlik, por exemplo, permite que o processo seja realizado de maneira clara e gera relatórios de forma simplificada. Ligações entre eles, que poderiam passar despercebidas, são vistas mais facilmente. Ou seja, a análise do que fazer é mais apurada, pois insights não tão evidentes podem ser detectados.

 

Conseguiu entender como a visualização de dados pode beneficiar o seu negócio? Saiba mais sobre esse assunto e sobre análise deles, aproveitando para conhecer todas as vantagens de uma solução completa para trabalhar estrategicamente esse fator!