Você já teve interesse em saber como funcionam estratégias para realização de ações de marketing com QR code?
Cada vez mais essa tecnologia está presente no dia a dia dos consumidores. Quer seja para obter informações sobre produtos até para acessar páginas da internet e fazer pedidos ou contato online, por exemplo.
Por isso, hoje iremos explicar como sua organização pode também utilizar esse recurso para desenvolver melhor seus negócios. Aliás, essa é uma excelente maneira de ser mais competitiva no contexto moderno que encontramos no mercado!
Quer entender? Acompanhe a seguir!
Como a análise de dados pode ajudar nas ações de marketing com QR code?
O primeiro ponto a compreender sobre como pode haver melhoria de ações de marketing com essa ferramenta é o quanto essa tecnologia está popularizada.
É comum hoje em dia encontrarmos um QR code em diversas situações. Para citar algumas delas temos compra de um produto ou serviço, em estabelecimentos comerciais, sistemas de pagamento e até em sites.
No caso da análise de dados em função desse sistema, as companhias podem se beneficiar grandemente de seu uso por duas perspectivas.
A primeira delas é a de disponibilizar mais informações e até produtos digitais de modo facilitado aos consumidores. A segunda é referente a aumentar o engajamento e também obter mais informações sobre eles. Com isso, a companhia tem sempre meios de trabalhar a análise de dados a partir deles para entender mais seu público.
Como o QR code gera resultados para a empresa?
Em seguida, vale lembrar que há vários métodos para análise de dados. Nesse sentido, as ações de marketing com QR code podem usar vários deles para auxiliar a transformar arquivos em inteligência.
Esse recurso pode servir para simplificar a interação entre os consumidores e a marca, gerando maior conversão e fidelização.
Atualmente, com a era da informação, um dos grandes desafios das empresas é justamente envolver seus leads. Ele tem muita distração a seu dispor e a concorrência só acirra ainda mais o cenário.
Por isso, implementando o QR code em várias estratégias, a organização consegue ir ao encontro justamente do que os consumidores mais buscam hoje: praticidade. Esse é o principal uso de tal tecnologia no mundo dos negócios agora. Para você entender melhor como pode ser aplicado, veja alguns caminhos:
Marketing de QR code eficaz
Por meio da análise de dados eficiente, as instituições podem trazer muitos resultados para seus ambientes. O marketing eficaz com QR code é uma grande inovação para elas, assim como a indústria 4.0 e a internet das coisas.
Assim, uma das principais funções deste processo é passar informação, de forma ágil. Em contrapartida, se o cliente interage mais, mais propenso se torna a oferecer dados também.
Deste modo, a organização consegue estabelecer uma importante via de conexão com seu público. Reduz-se, desse modo, o esforço para “convencer” o potencial cliente a iniciar um relacionamento com a marca.
Redirecionamento para landing page
A landing page, como você deve saber, é uma página de destino criada para um fim específico. Diferente do site, que pode ser mais generalista, a landing page visa à conversão.
Provavelmente nela tem algum formulário para cadastro em alguma promoção, para download de algum material ou para a efetivação de uma compra.
Com um QR code o acesso a essa página se torna muito mais rápido e simples. Basta o consumidor apontar o celular para o código, que pode estar em outro site ou mesmo em um impresso, para ser redirecionado na hora.
Muito mais efetivo do que informar um link e esperar que a pessoa o acesse depois, quando o interesse já tiver passado.
Cartão de visita
Outra possibilidade dentre as ações possíveis é o uso de cartão de visita digital.
Em vez de gastar com impressos, que muitas vezes são descartados pelos clientes ou após uma negociação, o QR code fica disponível por tempo ilimitado para quem acessá-lo.
Além disso, a empresa ou o funcionário responsável pelo desempenho de alguma função pode colocá-lo na assinatura do e-mail. Ou, se preferir, ele pode ficar em uma imagem do WhatsApp e ser enviado em conversas sempre que necessário.
Por ali o cliente ou parte interessada pode acessar informações como portfólio da empresa e catálogo de produtos.
Facilite a conexão dos clientes por telefone
Mesmo com a internet, sabemos que o telefone não caiu em desuso. Por isso, uma das ações de marketing com QR code que podem ser implantadas é a facilidade de contato telefônico.
Mas, como assim?
Por meio desse sistema, o cliente pode acessar de imediato a página com informações para discagem ou mesmo uma ferramenta online para isso. É o caso de programas (softwares) que fazem discagens automáticas.
Rápido, simples e eficaz para um atendimento de maior qualidade, que seja verdadeiramente satisfatório por eliminar burocracias.
Analytics e QR codes ajudam na sua estratégia de marketing
Por último, cabe lembrar o quanto a análise de dados pode ajudar na tomada de decisões. Utilizar QR codes e integrá-los às estratégias estudadas com o apoio do Analytics é uma forma de sempre conseguir pensar nas melhores soluções para o uso.
Também é mais fácil obter o retorno sobre esse investimento com uma ferramenta de análise. Para citar uma hipótese, usando-a, é possível verificar quantos acessos houve em determinada página por meio desse processo.
Desse modo, a companhia consegue verificar relatórios de performance e comparar como era antes e depois dessa tecnologia. Com isso, pode saber o quanto o recurso efetivamente contribui para aumento do tráfego e conversão.
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