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Como a análise de dados pode ajudar ações de marketing com QR code?


Você já teve interesse em saber como funcionam estratégias para realização de ações de marketing com QR code?

 

Cada vez mais essa tecnologia está presente no dia a dia dos consumidores. Quer seja para obter informações sobre produtos até para acessar páginas da internet e fazer pedidos ou contato online, por exemplo.

 

Por isso, hoje iremos explicar como sua organização pode também utilizar esse recurso para desenvolver melhor seus negócios. Aliás, essa é uma excelente maneira de ser mais competitiva no contexto moderno que encontramos no mercado! 

 

Quer entender? Acompanhe a seguir! 

Como a análise de dados pode ajudar nas ações de marketing com QR code? 

O primeiro ponto a compreender sobre como pode haver melhoria de ações de marketing com essa ferramenta é o quanto essa tecnologia está popularizada.

 

É comum hoje em dia encontrarmos um QR code em diversas situações. Para citar algumas delas temos compra de um produto ou serviço, em estabelecimentos comerciais, sistemas de pagamento e até em sites.

 

No caso da análise de dados em função desse sistema, as companhias podem se beneficiar grandemente de seu uso por duas perspectivas.

 

A primeira delas é a de disponibilizar mais informações e até produtos digitais de modo facilitado aos consumidores. A segunda é referente a aumentar o engajamento e também obter mais informações sobre eles. Com isso, a companhia tem sempre meios de trabalhar a análise de dados a partir deles para entender mais seu público.

Como o QR code gera resultados para a empresa? 

Em seguida, vale lembrar que há vários métodos para análise de dados. Nesse sentido, as ações de marketing com QR code podem usar vários deles para auxiliar a transformar arquivos em inteligência.

 

Esse recurso pode servir para simplificar a interação entre os consumidores e a marca, gerando maior conversão e fidelização.


Atualmente, com a era da informação, um dos grandes desafios das empresas é justamente envolver seus leads. Ele tem muita distração a seu dispor e a concorrência só acirra ainda mais o cenário.


Por isso, implementando o QR code em várias estratégias, a organização consegue ir ao encontro justamente do que os consumidores mais buscam hoje: praticidade. Esse é o principal uso de tal tecnologia no mundo dos negócios agora. Para você entender melhor como pode ser aplicado, veja alguns caminhos: 

Marketing de QR code eficaz

Por meio da análise de dados eficiente, as instituições podem trazer muitos resultados para seus ambientes. O marketing eficaz com QR code é uma grande inovação para elas, assim como a indústria 4.0 e a internet das coisas

 

Assim, uma das principais funções deste processo é passar informação, de forma ágil. Em contrapartida, se o cliente interage mais, mais propenso se torna a oferecer dados também.

 

Deste modo, a organização consegue estabelecer uma importante via de conexão com seu público. Reduz-se, desse modo, o esforço para “convencer” o potencial cliente a iniciar um relacionamento com a marca.

Redirecionamento para landing page

A landing page, como você deve saber, é uma página de destino criada para um fim específico. Diferente do site, que pode ser mais generalista, a landing page visa à conversão.

 

Provavelmente nela tem algum formulário para cadastro em alguma promoção, para download de algum material ou para a efetivação de uma compra.

 

Com um QR code o acesso a essa página se torna muito mais rápido e simples. Basta o consumidor apontar o celular para o código, que pode estar em outro site ou mesmo em um impresso, para ser redirecionado na hora.

 

Muito mais efetivo do que informar um link e esperar que a pessoa o acesse depois, quando o interesse já tiver passado. 

Cartão de visita

Outra possibilidade dentre as ações possíveis é o uso de cartão de visita digital. 


Em vez de gastar com impressos, que muitas vezes são descartados pelos clientes ou após uma negociação, o QR code fica disponível por tempo ilimitado para quem acessá-lo.

 

Além disso, a empresa ou o funcionário responsável pelo desempenho de alguma função pode colocá-lo na assinatura do e-mail. Ou, se preferir, ele pode ficar em uma imagem do WhatsApp e ser enviado em conversas sempre que necessário.

 

Por ali o cliente ou parte interessada pode acessar informações como portfólio da empresa e catálogo de produtos.

Facilite a conexão dos clientes por telefone

Mesmo com a internet, sabemos que o telefone não caiu em desuso. Por isso, uma das ações de marketing com QR code que podem ser implantadas é a facilidade de contato telefônico.


Mas, como assim? 

 

Por meio desse sistema, o cliente pode acessar de imediato a página com informações para discagem ou mesmo uma ferramenta online para isso. É o caso de programas (softwares) que fazem discagens automáticas.


Rápido, simples e eficaz para um atendimento de maior qualidade, que seja verdadeiramente satisfatório por eliminar burocracias.

Analytics e QR codes ajudam na sua estratégia de marketing

Por último, cabe lembrar o quanto a análise de dados pode ajudar na tomada de decisões. Utilizar QR codes e integrá-los às estratégias estudadas com o apoio do Analytics é uma forma de sempre conseguir pensar nas melhores soluções para o uso. 

 

Também é mais fácil obter o retorno sobre esse investimento com uma ferramenta de análise. Para citar uma hipótese, usando-a, é possível verificar quantos acessos houve em determinada página por meio desse processo.


Desse modo, a companhia consegue verificar relatórios de performance e comparar como era antes e depois dessa tecnologia. Com isso, pode saber o quanto o recurso efetivamente contribui para aumento do tráfego e conversão.

 

Este conteúdo te ajudou a entender como é possível fazer ações de marketing com QR code? Baixe também nosso e-book sobre como pensar em um planejamento estratégico com BI e acelere resultados em sua empresa! 

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