Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
6 tendências de BI para ficar de olho em 2023.

6 tendências de BI para ficar de olho em 2023.


Mais um ano já está em andamento e os desafios de aumentar a produtividade da sua organização recomeçam. Por isso, estar de olho nas tendências de BI é essencial para garantir a competitividade da empresa.

 

Tendo em vista que a tecnologia hoje em dia é imprescindível para que as corporações tenham mais agilidade, assertividade e produtividade, não é possível ignorar o que o mercado vem apresentando. 


Caso isso aconteça, corre-se o risco de ficar em desvantagem com sistemas obsoletos. Consequentemente, a concorrência pode sair na frente, por já saber aproveitar dados nos negócios.

 

Sendo assim, preparamos este conteúdo com algumas das principais tendências de BI a que você deve se atentar e sair na frente das outras startups! Quer ver? Confira! 

6 tendências de BI para ficar de olho em 2023 

Para começar, cabe ressaltar que o setor de automação e análise de dados vem ganhando força nos últimos anos. Isso se aplica a diferentes nichos de mercado.

 

Apenas para se ter uma ideia, estima-se que até 2025, mais de 50% dos registros essenciais para as companhias vão ser criados e processados fora do data center ou nuvem. É o que afirma o Gartner, já destacado pela Qlik. 

 

Com essa realidade em vista, veja então algumas das ferramentas e soluções que vão se destacar em 2023:

Big Data Analytics

Para os próximos meses, o chamado Big Data Analytics tende a crescer. Caso a empresa ainda não tenha ferramentas de Business Intelligence, é hora de implementá-la.

 

Trabalhar com informações em tempo real, examinar, interpretar, separar e extrair arquivos relevantes do conjunto é fundamental. O que deve ser levado em consideração nesse sentido é o volume, a velocidade, a variedade, a veracidade e o valor dos registros.

 

Uma boa malha de dados pode permitir a companhia atuar no estilo data service, fornecendo a cada usuário o que é preciso em sua área de negócio, para ter mais autonomia. 

Plataformas em nuvens

Se a sua startup ainda não tem soluções em nuvem, talvez seja um bom momento para fazer a migração

 

Exemplificando como você pode fazer isso, o ideal é começar sempre analisando os bancos de dados e até aplicativos da organização, para ver o que pode funcionar com o uso desse recurso.

Uma boa dica é atualizar os sistemas para que eles operem na plataforma. A empresa pode utilizar soluções como: 

 

  • SaaS (software como serviço); 
  • PaaS (plataforma como serviço); 
  • IaaS (infraestrutura como serviço);
  • DaaS (Data as a Service).

Hiperautomação

Entre as tendências de BI está também a hiperautomação, que diz respeito ao conjunto de ações para unir inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning) para automatizar mais processos.


Sabemos que isso faz com que as empresas ganhem tempo, agilidade e assertividade na condução de suas tarefas.

 

Trabalhando com integração de dados e com as soluções certas, a corporação configura a rotina da melhor forma que lhe convém. Assim, as soluções aprendem a interpretar padrões e a acionar comandos que condizem com cada momento.

Governança de dados

A governança de dados se refere aos procedimentos que a empresa conduz para que exista segurança e privacidade com as informações organizacionais.

 

Em uma era na qual os registros representam um importante ativo, não é possível deixar isso de lado.

 

Portanto, para garanti-la, vale investir em soluções que tenham configurações de segurança bem definidas. Assim, você pode, para citar uma hipótese, usar autenticações multifatores, dividir arquivos em vários, entre outras possibilidades, dependendo da opção escolhida.

 

Dataviz

Em relação à visualização de dados, o conceito de Dataviz também tem ganhado espaço. Trata-se da representação gráfica de informações, de modo que seja possível vê-las dispostas em mapas, em barras, em discos ou até esquemas, como organogramas.


Isso torna mais simples a compreensão de todo o processo envolvendo aquele registro e no que ele implica. 

Análise em tempo real

Outra das tendências de BI que veio para ficar é o acompanhamento em tempo real do que acontece nos cenários da startup. Se você já trabalha com análise exploratória, por exemplo, pode aprimorar e acompanhar tudo que acontece no seu negócio.

Como convencer minha empresa a adotar essas soluções?

A essa altura, você deve estar se perguntando como vencer então o desafio de convencer a sua gestão a adotar essas soluções, mesmo que ela já saiba a importância do trabalho de um analista de dados.

 

O primeiro ponto é procurar mostrar o diferencial competitivo de contar com inovação e com as ferramentas necessárias. Portanto, fique atento a alguns pontos importantes na hora de apresentar sua proposta de implementação de BI:

Mostre os ganhos com a exploração desse mercado

A primeira dica é mostrar quais foram os ganhos com a exploração desse mercado. De preferência, apresente cases de sucesso, de modo que as lideranças possam ver, comprovadamente, o retorno do investimento.

 

Para isso, converse com o fornecedor de soluções de sua confiança, pois com certeza haverá experiência a ser demonstrada.


A Toccato tem vários cases que demonstram o quanto ferramentas desse tipo fazem diferença em diversos segmentos.

Analise as ferramentas certas para aplicar em seu nicho

Em seguida, tenha em vista quais são as soluções certas para aplicar em seu nicho. Existem diversas formas de beneficiar setores de negócio e empresas com BI, como é o caso visto quando a análise de dados pode ajudar em ações de marketing.

 

Converse com especialistas para entender de qual recurso seu negócio precisa. Quando for levar a sugestão à gestão, você saberá indicar com precisão essa necessidade.

 

Também assim poderá dar maiores informações a respeito de como funcionará a implementação, passando confiança.

Tenha seus dados organizados e catalogados

Por último, tenha seus dados organizados e catalogados. Isso vai tornar mais simples o processo de análise e até a implantação de novas ferramentas.


Como analista, é provável que você já tenha alguma rotina com esses procedimentos. Mostrar aos superiores o tempo gasto, por exemplo, em cada etapa e o quanto isso seria otimizado, pode ser um fator considerável para que sua equipe ganhe uma solução que permita focar mais na estratégia do negócio.

A Toccato te transforma em referência no mercado 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as tendências de BI, saiba que não precisa fazer tudo sozinho! Você pode contar com as soluções da Toccato para te ajudar na aplicação dessas novidades e garantir a inovação em sua organização.

 

Essas ferramentas auxiliam na coleta, preparação e catalogação de arquivos que transformam ideias e insights para os gestores! 

 

Nos diferenciais competitivos, você conta ainda com anos de experiência e referência no mercado. Tudo para que a sua empresa também se transforme em uma.

 

Nossa equipe é especialista em jornada de dados e pode ajudar cada companhia a entender melhor suas necessidades. Assim, é possível identificar quais as melhores soluções para cada caso, potencializando os registros internos para atingir resultados.

 

Viu como essas tendências de BI podem te ajudar a elevar resultados? Aproveite para baixar o e-book gratuito da Toccato para saber como criar análises dinâmicas e surpreendentes e vá mais longe em sua empresa! 

Artigos relevantes

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados


Entre prateleiras repletas e corredores movimentados, se esconde um desafio para todo varejo: entender e satisfazer o consumidor moderno, que…

Leia mais
Transformação corporativa: WAM e Toccato elevam o BI com Qlik

Transformação corporativa: WAM e Toccato elevam o BI com Qlik


Você já parou para pensar no poder que os dados têm para impulsionar o crescimento e a eficiência da empresa…

Leia mais
Como utilizar o Qlik Replicate para integração de dados

Como utilizar o Qlik Replicate para integração de dados


Você já conheceu o Qlik Replicate? Ele é uma ferramenta poderosa que permite que as organizações integrem diversas fontes de…

Leia mais