Como o BigQuery facilita a vida dos cientistas de dados
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A criação de relatórios de pesquisa pode ser a ajuda certa se você busca uma gestão assertiva em sua organização. E a otimização do banco de dados é essencial para esse objetivo.
Somente com todas as informações organizadas e estruturadas desde a coleta é possível garantir a qualidade e agilidade nessa missão. Com isso, a rentabilidade da empresa aumenta e sua tomada de decisões se torna estratégica e baseada em informações concretas!
Portanto, neste conteúdo iremos explicar o que você pode fazer para aplicar essa ideia em seu negócio! Entenda também os benefícios do gerenciamento de registros e como as ferramentas digitais podem auxiliar neste processo!
Confira a seguir!
Para assegurar que tudo corra bem no trabalho feito com dados, que são hoje um dos maiores ativos das empresas, é necessário ter um passo a passo cuidadoso, que garanta que se possa existir as condições necessárias para essa etapa.
Na hora de promover a otimização do banco de dados de uma startup, é preciso estar atento a uma série de medidas.
Elas tornam mais fácil esse processo e também trazem diversos benefícios, como uma cultura data driven de maior estruturação para o negócio.
Elencamos aqui os principais pontos positivos, trazendo-as como dicas:
Um dos primeiros requisitos que o banco de dados deve ter é segurança. O ideal, contudo, é a proteção das informações unida à disponibilidade. Isso significa que somente as pessoas autorizadas terão acesso, mas que essa entrada será facilitada e rápida.
Para garantir que os dois fatores coexistam, é necessário ter uma malha de arquivos inteligente e seguir as normas de proteção.
O início vem, portanto, da escolha de uma estrutura confiável, que possa ser operada na nuvem, com fornecedores de confiança. Em seguida, toda a equipe precisa ser treinada para acessar com responsabilidade esses registros e evitar que vazem.
O cuidado com senhas e compartilhamento de informações também é importante.
Buscar uma metodologia eficaz para gestão e otimização do banco de dados e estruturar métricas é outra etapa indispensável se você busca assertividade em seu negócio.
Uma vez tendo um conjunto de informações, a empresa precisará saber como filtrar de forma estratégica o que elas representam.
Conversar com os diferentes setores da startup ajuda a entender o que é importante em termos de autoconhecimento para eles. Assim, a companhia pode configurar os softwares de análise para quantificar registros sobre os principais indicadores de sucesso para a progressão da área.
O índice de Pareto é usado na administração para ajudar a relacionar a causa e efeito de diversas situações na organização.
Também é conhecido como regra 80/20, pois entende que até 80% dos efeitos surgem de 20% das causas. Ou seja, descobrindo quais são esses gatilhos, torna-se possível solucionar diversos gargalos de uma vez.
Para entender de forma aplicada, 80% do faturamento pode vir de 20% dos clientes. Por mais que todo consumidor seja importante, isso ajuda a corporação a determinar a segmentação de público a que deve dedicar x tipos de esforço.
Essa dica está diretamente relacionada à anterior, sobre métricas, na otimização do banco de dados.
Por exemplo, para atender o ramo de vendas, a análise de sua startup pode definir métricas como:
Assim, mede-se a produtividade e as possíveis causas dos resultados de forma otimizada.
Por último, entre as dicas, é preciso não se esquecer das regras da LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados, já em vigor.
Essa legislação determina o que são registros sensíveis, que requerem maior cautela, e por isso precisam de mais regras de segurança.
Também dispõe sobre as permissões e condições que devem estar presentes nas políticas de tratamento de informações, que as empresas devem formular e informar ao seu público. Estando atento a isso, a sua companhia evita problemas judiciais.
Uma boa visualização de dados é um dos resultados de um banco de informações otimizado.
Dela, vários benefícios se originam, como a facilidade para enxergar os arquivos setorizados, relacionados e visualmente simples de se entender. É importante ainda atualizar esses registros constantemente, para ter sempre um cenário fiel.
Para gerar a rentabilidade da sua startup, é necessário compreender cada momento do negócio. Decisões para este ano podem ser diferentes das tomadas no passado, pois as tendências de comportamento do consumidor podem mudar.
Em relação aos colaboradores e à produtividade pode ocorrer o mesmo, sendo que marketing analytics ajuda a enriquecer uma estratégia digital. Os dados são dinâmicos e saber acompanhar o que o mercado pede em cada momento é essencial. Esse é um grande diferencial competitivo para qualquer negócio.
Algumas ferramentas atualmente já ajudam nesse processo de catalogação e organização de dados. O Qlik é uma delas e seu uso pode ser muito vantajoso devido aos resultados eficazes.
O modelo Sense, por exemplo, usa inteligência artificial para compreender os registros da sua startup, o que contribui para a empresa aumentar suas descobertas em torno delas. Já o Gold Client gerencia dados de teste de forma simples e rápida, agilizando a rotina.
Com isso, a maioria das soluções atendem em tempo real as necessidades de movimentação de arquivos do SAP.
Desse modo, a gestão e a área de TI têm maior eficiência na governança. Sem contar as ferramentas de BI personalizadas, que podem impulsionar vendas com o Analytics, como as de coordenação de supermercados e varejo.
Além disso, estar sempre de olho nas tendências da área é vital para qualquer organização manter-se bem preparada.
Agora que você entendeu a importância da otimização do banco de dados e como a sua análise pode ajudar em ações como as de marketing, saiba que não precisa fazer tudo isso sozinho!
Com um parceiro como a Toccato, que tem soluções para ajudar nesse procedimento, desde a coleta, preparação e catalogação de arquivos que transformam ideias em insights, você ganha agilidade e assertividade, convertendo informações em rentabilidade e em receita.
Conseguiu entender como a otimização do banco de dados pode fazer toda a diferença na hora de organizar informações e extrair inteligência delas? Aproveite para conhecer a solução da Toccato nessa área!
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