Com a globalização e o desenvolvimento tecnológico, atualmente, existe uma crescente necessidade de ter informações disponíveis em tempo real para garantir tomadas de decisão que gerem melhores resultados para o negócio. Nesse cenário, é importante fazer a integração de sistemas para otimizar os processos e melhorar a produtividade da empresa.

Quando falamos em integração, estamos nos referindo a uma técnica que consiste na associação de sistemas distintos para facilitar a comunicação entre todos os setores da empresa. Essa estratégia traz diversos benefícios para o negócio. A seguir, vamos citar bons motivos para que você adote a integração de sistemas em sua empresa. 

Conheça 7 motivos para adotar a integração de sistemas em seu negócio

A integração de sistemas causa um impacto muito positivo dentro das organizações. Isso porque, além de permitir uma melhor comunicação entre funcionários de diversos setores, aperfeiçoa a colaboração entre todos os departamentos da empresa.

Sem mais delongas, veja alguns benefícios de integrar os sistemas de sua empresa.

1. Mais qualidade nas decisões

Tomar uma decisão errada pode gerar diversos prejuízos para a empresa e ainda colocar o sucesso do negócio em risco. Com a integração de vários sistemas, o gestor consegue tomar decisões com mais certeza, pois ele terá acesso a várias informações em um único local.

2. Redução de custos e retrabalhos

Contratar um sistema de gestão integrada é uma excelente solução para empresas que desejam reduzir custos. Isso porque a comunicação será melhor e, por isso, as equipes vão conseguir desenvolver suas tarefas com mais qualidade, o que evita que um mesmo trabalho seja feito mais de uma vez. Esse fator ajuda a empresa a reduzir custos com infraestrutura e com recursos humanos.

3. Segurança dos dados

Quando uma empresa trabalha com um sistema integrado, não tem como alterar ou manipular dados, o que torna todas as informações contidas no sistema extremamente confiáveis. Lembrando de que informações corretas são importantes para que gestores e diretores de empresas consigam tomar decisões que proporcionem o crescimento do negócio. Dessa forma, podemos dizer que, ao ter dados confiáveis que ajudam nas tomadas de decisão, a empresa consegue vender mais e gerar mais lucros.

4. Melhoria no atendimento e satisfação do cliente

O mesmo cliente de uma empresa pode passar por diversos setores e ter um problema diferente em cada um deles. Quando cada departamento tem seu próprio sistema de controle de informações, fica complicado conhecer quais são as reais necessidades do cliente e saber como melhorar o atendimento. Com um sistema integrado, o marketing da empresa consegue ter informações sobre o financeiro do cliente, por exemplo, o que ajuda na hora de fazer uma ação de pós-venda, por exemplo.

5. Integração eficaz entre os departamentos

Quando todos os setores da empresa trabalham de forma integrada, a companhia consegue entender melhor as demandas do mercado. Dessa forma, ela pode fazer mudanças ou criar novos produtos ou serviços que atendam às necessidades dos consumidores.

6. Melhor acessibilidade das informações

Para gerir bem uma empresa o gestor precisa ter acesso a todas as informações relacionadas ao seu negócio. Com um sistema integrado, ele pode ter acesso a todos os dados referentes à empresa em tempo real, o que facilita não só a tomada de decisão, mas ajuda a identificar possíveis falhas em sua gestão e no trabalho de seus funcionários.

Entenda os riscos de fazer uma má integração de sistemas 

Como você viu, a integração de sistemas traz diversos benefícios para sua empresa. No entanto, essa tarefa é um pouco complexa e caso seja mal feita, não vai proporcionar bons resultados para seu negócio. Veja quais riscos sua empresa corre ao não fazer uma integração de sistemas eficaz.

Tomadas de decisão com informações erradas

Esse é um problema muito sério, pois tomadas de decisão erradas podem levar o negócio a ter grandes prejuízos financeiros. Então, imagine uma situação: você precisa definir um orçamento para o departamento de marketing, mas devido a uma falha na internet em um sistema integrado na nuvem, você tem acesso a informações incompletas.

Baixa produtividade

Dados incorretos podem prejudicar a produtividade dos funcionários. Isso porque, se as informações não chegam a quem deve no tempo certo, o trabalho vai ficar atrasado ou ainda pode ser feito de forma errada. Dessa forma, será preciso fazer todo o serviço novamente, o que gasta tempo. Vale ressaltar que o tempo é um recurso muito valioso, pois quando é perdido não tem como recuperar e em um mercado tão competitivo não dá para perder tempo com baixa produtividade e retrabalho.

Falhas na comunicação

Um dos grandes desafios de empresas de todos os portes e segmentos é conseguir que haja uma comunicação eficiente entre todos os departamentos. Uma das ideias da integração de sistemas é justamente melhorar esse quesito na organização. Com um sistema que não foi integrado corretamente, a comunicação entre os setores pode ficar bastante afetada. 

Atendimento ao cliente ineficaz

Os problemas internos de uma empresa refletem diretamente no atendimento ao cliente. Isso porque uma empresa desorganizada internamente não consegue entregar aos seus clientes produtos e serviços de qualidade, pois se os setores não conseguem trabalhar alinhados ao mesmo objetivo, não há como oferecer um bom atendimento.

Lembrando de que o atendimento é a chave do sucesso para qualquer negócio. Não adianta uma empresa ter uma infraestrutura maravilhosa, oferecer os melhores produtos ou serviços e investir “rios de dinheiro” em sistemas de gestão se o atendimento fica a desejar. Os clientes não querem saber de problemas internos da companhia, eles desejam ser bem atendidos e ter seus desejos e necessidades saciados, pois é para isso que eles contratam uma empresa.

Apesar de a integração de sistemas oferecer benefícios para o negócio, ela por si só não é suficiente para gerar bons resultados. É preciso fazer um bom gerenciamento das informações, pois é essa prática que garante que seu negócio se mantenha competitivo no mercado e que sua empresa obtenha bons lucros e uma imagem positiva.

Gostou do post e quer ler outros conteúdos interessantes sobre tecnologia para aplicar em sua empresa? Então confira o post que criamos sobre Outsourcing em TI para você entender como implantar essa estratégia em seu negócio.