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Como tomar decisões estratégicas na empresa? Confira essas 5 dicas!

Como tomar decisões estratégicas na empresa? Confira essas 5 dicas!


A tomada de decisões faz parte do dia a dia de toda organização. Executivos e profissionais em cargos de liderança necessitam tomar decisões importantes de tempos em tempos, e isso afeta diretamente o caminho para o qual a empresa vai seguir.

Porém, para tomar as decisões, os líderes precisam realizar um planejamento e pensar estrategicamente. Erros e escolhas equivocadas afetam diretamente o desempenho da empresa, principalmente a sua saúde financeira.

O planejamento estratégico permite que a organização se adapte melhor às mudanças de mercado e consiga crescer de forma mais sustentável. Portanto, nesse mercado competitivo, as decisões estratégicas tornaram-se um diferencial para as empresas.

Neste artigo vamos ensinar como tomar decisões estratégicas e mostrar algumas dicas e ferramentas essenciais para ajudá-lo a otimizar esse processo. Confira!

Como tomar decisões estratégicas

O processo de tomada de decisões é de extrema importância para o funcionamento da empresa. Escolher a melhor alternativa pode ser a chave para o sucesso. Mas é importante saber o que considerar no momento.

As decisões podem ser baseadas em diversos fatores, desde a intuição até dados concretos. E a melhor opção é sempre misturar pelo menos 2 elementos. Existem 3 métodos para lhe ajudar a definir a melhor escolha:

  • análise sistemática: dados e informações são utilizados como base para as decisões. Para utilizar esse método é necessário ter acesso ao máximo de informação possível, somente assim se pode realizar uma análise ordenada e lógica para definir o melhor caminho;
  • análise intuitiva: nesse método as escolhas são feitas com base na intuição ou em um pressentimento. Porém, os dados necessários não são analisados, então essa prática pode ser considerada perigosa e o gestor corre o risco de causar grandes prejuízos à empresa;
  • análise com base em princípios: esse método toma como base as crenças pessoais e princípios, mas isso pode fazer com que os resultados sejam antiéticos. As escolhas geralmente variam de acordo com os estilos de liderança e as mudanças de mercado. E para que seus resultados sejam positivos é importante comunicar os princípios em que as escolhas serão baseadas e aplicá-los para a situação atual.

Tomar uma decisão envolve incertezas e riscos, por isso é imprescindível ter uma boa estratégia.

Como otimizar as decisões estratégicas

Existem vários métodos que auxiliam no processo de tomada de decisões, veja alguns a seguir.

1. Implemente o uso da governança de dados

Controlar os dados é prioridade para organizações que buscam o crescer e se manter competitivas. A governança de dados é uma estratégia, seus objetivos e políticas tendem a gerenciar melhor os dados e torná-los um suporte sobre tomadas de decisões.

Os dados gerados pelas mais diversas áreas da empresa podem ser usados para prever o comportamento dos consumidores, colaboradores, fornecedores e mercado. E em um mercado competitivo, quem consegue prever tendências e se adaptar melhor às mudanças do ambiente acaba saindo na frente.

2. Categorize as decisões

A quantidade e diversidade de decisões que um executivo ou líder deve tomar é enorme, algumas vezes pode causar espanto. As decisões podem ser simples, como quando contratar ou demitir um funcionário, até escolher as melhores ferramentas de trabalho para os seus colaboradores.

Portanto, para otimizar as decisões é importante categorizá-las. Alguns critérios podem ser usados para lhe auxiliar nesse processo:

  • Qual é o objetivo da decisão?
  • Por que essa decisão precisa ser tomada?
  • É possível controlar as consequências?
  • Quais áreas serão afetadas por essa escolha?
  • Essa decisão pode ser modificada ou é definitiva?

Essas perguntas lhe ajudarão a organizar as decisões por categoria, o que vai facilitar a detectar padrões que podem ajudar a encontrar as melhores soluções para os problemas da organização.

3. Utilize ferramentas de gestão de dados com um dashboard interativo

Na hora de escolher uma ferramenta de gestão de dados, opte por uma opção que tenha um dashboard interativo e de fácil acesso aos dados. O Qlik Sense, por exemplo, é um aplicativo de descoberta de dados que concede que seus usuários criem sozinhos suas visualizações.

Essa ferramenta ainda permite a criação de relatórios personalizados e exploram uma grande quantidade de dados. Isso possibilita insights significativos sobre o negócio.

4. Leve em conta o planejamento estratégico da empresa

O planejamento estratégico é uma ferramenta que considera metas, missão, objetivos e valores organizacionais. Ele é uma condição fundamental para aumentar a competitividade da empresa, já que pode ser utilizado para melhorar o processo de decisão, uma vez que permite organizar e direcionar a gestão.

Para evitar que escolhas sejam feitas de forma equivocada, é importante buscar informações por meio de análises internas e externas do ambiente. Portanto, é importante usar a estratégia da companhia como base na hora de tomar decisões.

5. Encontre exemplos a serem seguidos

Em todos os ramos de atuação existem várias empresas competindo, cada uma com suas próprias experiências e técnicas específicas para a realização de atividades. E isso pode ser usado para lhe ensinar como tomar decisões estratégicas.

Busque informações, faça estudos, procure conhecer outras organizações no seu ramo de atuação que devem ser exemplos a serem seguidos, ou não. Espelhe-se nos modelos que deram certo, mas lembre-se de que você precisa adaptar esses exemplos à realidade do seu negócio. Tenha em mente que eles precisam ser aprimorados, para obter melhores resultados e aumentar a produtividade da empresa.

Quais ferramentas utilizar na tomada de decisões

Existem algumas ferramentas que podem facilitar o manuseio de grandes volumes de dados. Elas podem ser simples ou extremamente sofisticadas, cabe a você decidir qual melhor se adéqua aos seus negócios. Algumas das ferramentas mais utilizadas são:

  • ciclo PDCA;
  • pesquisa de mercado;
  • análise SWOT;
  • análise de custo-benefício;
  • software ERP.

Com essas informações sobre ferramentas e dicas você já deve ter entendido como tomar decisões estratégicas na sua empresa. Basta se planejar, utilizar dados e realizar análises para conhecer melhor seus clientes e o mercado, além de utilizar ferramentas como o Qlik Sense. E lembre-se: decisões precipitadas podem trazer sérios prejuízos para a sua organização.

Ainda tem alguma dúvida sobre como tomar decisões estratégicas? Então entre em contato conosco!

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