Ao pensar no momento atual, em que a tecnologia é parte fundamental das atividades das empresas, cada vez mais as demandas desse segmento crescem. Por isso, nem sempre haverá material humano e sistemas suficientes à disposição. Então, é necessário direcionar essa operação a um outsourcing em TI.

Empresas especializadas são capazes de, remotamente, cuidar de todas as tarefas que esse negócio tem em relação às tecnologias. Essa é uma forma de evitar custos mais altos de aquisição com equipamentos e com a contratação de pessoas. Além disso, há a garantia de direcionar as demandas para especialistas.

Neste post, falaremos sobre a opção de direcionar o TI da sua empresa para uma outsourcing. Entenda os prós e contras e saiba como fazer!

O que é outsourcing em TI?

Na prática, o outsourcing de TI é a opção de terceirizar as demandas desse departamento, ou seja, contratar uma empresa que preste serviços de TI. Ela será responsável por cuidar de todo ou grande parte do trabalho necessário para o negócio.

A opção é cada vez mais comum, tendo em vista que nem sempre a companhia está pronta para lidar com o volume de demandas que tem em seu cotidiano. Essa escolha é motivada por alguns fatores, que costumam se apresentar de forma recorrente às companhias.

Limitação de pessoal na empresa

Equipes de TI nem sempre são grandes dentro de uma companhia, especialmente se a sua atividade-fim não é relacionada à tecnologia. Nesses casos, TI é apenas mais um departamento importante, mas que é limitado ao que costuma ser o normal dentro de uma empresa.

Acontece que pode ser necessário que mais pessoas trabalhem nas demandas. O aumento do volume de trabalho pode ser consequência, por exemplo, da chegada de novos sistemas de gestão interna, que demandam mais esforços. Nesse caso, o outsourcing pode dar o suporte para cuidar do que for necessário.

Estrutura limitada

Equipamentos também representam um investimento grande para a empresa, o que nem sempre será interessante. A tecnologia evolui muito rápido nos dias de hoje, o que faz com que sistemas e periféricos se tornem obsoletos, proporcionalmente. Pode ser mais interessante investir em quem oferece serviços qualificados.

Nesse caso, o outsourcing de TI é capacitado para entregar tudo que a empresa precisa, sempre fazendo uso de sua infraestrutura à parte. O custo será apenas pelos serviços, sem a necessidade de investir e trazer mais máquinas para dentro do escritório.

Alto nível de demanda

Uma alta de demanda nem sempre significa que há mais trabalho importante a ser feito pela empresa. Muitas vezes, são tarefas simples e rotineiras, indispensáveis, mas que tomam tempo demais dos colaboradores da companhia.

O ideal é que essas pessoas estejam sempre concentradas em tarefas e projetos mais estratégicos, que estejam relacionados às metas e ao desenvolvimento da empresa. Nesse caso, a terceirização dos serviços transfere essas demandas do cotidiano e ainda aumenta a produtividade de quem está na companhia!

Quais são os prós e os contras dessa opção?

Como toda decisão importante, o outsourcing em TI precisa ser pensado por diferentes perspectivas. A motivação que leva à terceirização, certamente, é concreta, mas também é preciso avaliar quais dificuldades esse deslocamento da operação vai trazer à empresa. Assim, a decisão é feita com maior consciência.

É sempre mais fácil avaliar quais são os pontos positivos para a empresa. No entanto, isso até mesmo varia de uma companhia para outra. Por isso, a seguir, apontaremos alguns prós e contras da terceirização dos serviços de TI. Avalie-os e entenda como podem impactar o seu negócio! 

Os prós

A parte financeira é sempre a questão principal a ser avaliada. Diante disso, na maioria das vezes, é bem mais vantajoso buscar um outsourcing em TI. Ele oferece tudo que é necessário, desde tecnologia de primeira linha a gente qualificada para as demandas que a empresa tem.

Essa questão de investimento também se relaciona com a necessidade de contratar mais colaboradores para formar uma equipe completa. A questão é que isso gera oneração contínua, especialmente com o pagamento de salários e obrigações trabalhistas. A terceirização envolve apenas um valor de contrato fixo e, a partir dele, tudo está garantido.

Sendo assim, considerando também outras questões, é possível afirmar que os prós de optar por um outsourcing em TI são:

  • custo reduzido;
  • sem necessidade de buscar profissionais no mercado;
  • espaço reduzido sem a infraestrutura que seria necessária;
  • time interno focado em demandas estratégicas apenas;
  • garantia de máxima qualificação para lidar com as demandas.

Os contras

Na situação ideal, naturalmente, seria melhor que sua empresa pudesse cuidar de tudo internamente, ou seja, com seu próprio time de TI, sem importar quantas pessoas seriam contratadas e quanto de investimento fosse feito. Acontece que isso geraria um custo enorme e dificuldades de gestão cotidiana.

Diante disso, o que pesa contra o outsourcing em TI é justamente o distanciamento da operação do núcleo da companhia. Não que isso se torne um problema, mas gera a necessidade de estabelecer padrões de trabalho mais claros e práticas de comunicação transparentes e, principalmente, eficientes.

Por mais que a terceirização dos serviços de TI seja uma possibilidade muito interessante, vale a pena ficar atento a fatores complicadores, como:

  • estabelecer parâmetros de trabalho;
  • alinhamento com os valores da empresa que contrata;
  • manter um canal de comunicação dinâmico e eficaz;
  • fragmentar a operação e a gestão de TI;
  • parâmetros de segurança eficazes para proteger a troca de dados e informações estratégicas.

Como escolher uma empresa de outsourcing em TI?

Para garantir que os benefícios sejam realmente entregues e afastar ao máximo as dificuldades geradas, é fundamental escolher um bom fornecedor. Os serviços de TI podem ser um sucesso, mas depende diretamente de quem vai oferecê-los.

Uma das grandes dificuldades das empresas é escolher um bom parceiro para cuidar das demandas de TI. Nesse caso, há alguns parâmetros fundamentais que devem ser buscados pelo gestor.

Tudo começa pela credibilidade do prestador. Se há boas avaliações no mercado, é um sinal de que ele cumpre um papel interessante. Além disso, as condições de contratação fazem toda diferença. Elas devem ser transparentes, justas e interessantes para quem contrata.

O suporte também deve ser em um esquema de boa disponibilidade à empresa. Essa é a garantia de um canal objetivo de comunicação. Se o prestador oferece essas e outras comodidades, certamente será uma boa escolha!

O outsourcing em TI é uma opção muito interessante e é realmente válida se a sua companhia sente que precisa de suporte. Seja pela questão operacional, seja pela financeira, é possível ter qualificação por meio da terceirização.

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