O que tecnologia e meio ambiente tem a ver? Preocupações, como o aquecimento global, tornaram as empresas mais ciosas da responsabilidade que têm em relação ao futuro do planeta. Em decorrência, muitas delas passaram a investir em recursos estratégicos que as tornam mais eficientes e, simultaneamente, oferecem benefícios em sustentabilidade.

Recursos como a automação já trazem uma porção de benefícios para as empresas, seja em economia ou em eficiência. Mas você sabia que eles podem também ter um impacto positivo no meio ambiente? 

No artigo de hoje, estudamos a relação entre tecnologia e meio ambiente a partir de cinco cases incríveis. Confira!

1. TI Verde

TI Verde é um conceito que vem sendo aplicado por muitas empresas de tecnologia e que tem como principal objetivo criar dispositivos e tecnologias mais limpos para o consumidor final. A estratégia vai da fabricação à utilização e descarte de equipamentos por empresas, clientes, funcionários e fornecedores e envolve a utilização de múltiplas tecnologias distintas para concretizar esse objetivo.

Um dos primeiros exemplos do impacto da TI verde foi a redução do uso de metais pesados e de componentes químicos ou tóxicos na fabricação de produtos como smartphones, tablets e computadores. Empresas como a Apple e a Microsoft apostaram na tendência e criaram, cada uma a seu modo, programas para o descarte adequado de dispositivos móveis e passaram a repensar o uso de fornecedores que não aplicam políticas sustentáveis em seus modelos de negócios.

TI Verde é um conceito amplo, mas que vem sendo adotado cada vez mais por organizações de todos os portes. O Walmart, por exemplo, apostou na gestão de resíduos e na redução do consumo de energia vinda de fontes não renováveis, enquanto empresas de menor porte passaram a fazer sua parte com manutenções constantes nos seus equipamentos para que eles ganhem maior vida útil e a instituição de programas de reciclagem.

2. Itronics, Inc

A Itronics, Inc é uma empresa premiada mundialmente pelos seus esforços para utilizar tecnologia a favor da humanidade e reduzir o impacto de nosso consumo sobre o planeta. A especialização da Itronics é em cleantech, ou seja, em tecnologia limpa. Ela cria novos recursos que permitem que qualquer empresa se torne mais verde e possa se beneficiar também de outros avanços, como aumento na própria produtividade e lucratividade.

Mas como a Itronics faz isso? Ela investe em diversos setores com sistemas e produtos voltados para a integração do conceito de “zero desperdício”. Utilizando tecnologia proprietária ela é capaz de transformar até químicos pesados, como aqueles utilizados ao se criar materiais para a fotografia, em fertilizantes.

A empresa também tem produtos específicos para outros setores altamente poluentes da economia, como a metalurgia e o processamento de ouro, prata e outros minerais. Seus produtos se integram ao dia a dia das empresas, ajudando-as a fazer o descarte apropriado de resíduos tóxicos.

3. Green Data Centers

Você sabia que Data Centers consomem uma quantidade enorme de recursos apenas para funcionar? Um dos maiores gastos para manter esses centros funcionando é com energia elétrica. Mas, hoje, já estão disponíveis algumas soluções que fazem com que Data Centers consumam até 50% menos energia para os negócios.

Práticas como o outsourcing, ou terceirização, em que Data Centers são instalados em imóveis remotos e com características físicas e climáticas que favorecem o consumo reduzido de energia são alguns dos esforços de grandes empresas para torná-los mais sustentáveis.

Os chamados “Green Data Centers” ou Data Centers Verdes são instalações que utilizam recursos de eficiência energética para reduzir o impacto dos centros nas emissões de carbono. Os parques de equipamentos verdes são mais modernos, não utilizam nenhum tipo de tecnologia obsoleta e buscam soluções de refrigeração inteligentes para lidar com o superaquecimento das máquinas.

Grandes empresas, como a IBM, apostam nos Data Centers Verdes e no uso de recursos como a Internet das Coisas para gerenciar e medir o consumo de energia e reduzir a ineficiência de seus Data Centers.

4. Aerofarms

Uma das grandes preocupações dos ambientalistas é com o crescimento da população no planeta. Até 2023 é estimado que chegaremos a oito bilhões de habitantes, e produzir alimentos para todas essas pessoas tem sido um dos maiores desafios para a tecnologia.

A solução proposta por startups norte-americanas é utilizar a verticalização das grandes cidades a nosso favor. A AeroFarms é uma empresa de agricultura vertical, especializada em criar e instalar plantações eficientes em prédios comerciais. Hoje, ela se concentra na plantação de produtos como leguminosas e verduras utilizando lâmpadas de LED, o que eles chamam de “aeroponics” (um método de cultivo que gasta 95% menos água que a agricultura tradicional) e parcerias com grandes organizações.

A empresa trabalha agora na construção de uma instalação com 70,000 pés onde antes ficava um moinho de aço. Essa “fazenda vertical”, segundo estimativas, poderá produzir dois milhões de libras de vegetais a cada ano.

5. Saltwater Brewery

O fato de que tartarugas vêm sendo prejudicadas pelo descarte de plásticos no mar provocou grande comoção recentemente e soluções como os canudos de metal ganharam popularidade. Mas há empresas preocupadas em criar uma alternativa descartável e completamente biodegradável a partir de plásticos comestíveis, uma inovação com potencial para reduzir em trilhões a poluição marítima que vemos hoje.

Além de canudos, embalagens para bebidas e tampas de plástico também estão sendo desenvolvidas por organizações como a Saltwater Brewery, uma pequena marca de bebidas da Flórida. Recentemente ela lançou um protótipo de embalagem comestível que serve à dupla função de alimentar os animais ao mesmo tempo que os protege.

Preservar o planeta é uma preocupação importante para a continuidade dos negócios. Por isso, estratégias como as que citamos aqui estão cada vez mais populares entre as empresas. Seu negócio já atua de alguma maneira para se tornar mais sustentável?

É importante investir em soluções tecnológicas que façam isso. Utilize os cases que viu aqui como exemplo e pense em como essas tecnologias poderiam ser aplicadas na sua empresa para beneficiar toda a comunidade.

E aí, o que achou de entender melhor a relação entre tecnologia e meio ambiente? Siga nossas redes sociais para ser o primeiro a conhecer melhor os avanços que beneficiam a humanidade. Curta nosso perfil no Facebook e nos siga no LinkedIn!