DaaS: guia para simplificar o acesso a dados
DaaS leva o gerenciamento de dados para a nuvem, possibilitando o processamento e integração de dados de várias fontes e…
Entender a importância da tomada de decisão é o primeiro passo para fazer o melhor uso de dados na empresa. Uma análise estratégica dessas informações capacita gestores a conquistarem metas e alcançarem objetivos. Para conseguir isso, é fundamental ter tecnologia especializada à disposição do negócio
O Business Intelligence (BI) trabalha na estruturação e organização dos dados, também os analisando para constatar tendências e comportamento. A partir daí, os dados se transformam em direcionamento claro para que gestores tomem decisões estratégicas.
Neste artigo, falaremos sobre a importância da análise de dados e ainda apresentaremos algumas ferramentas essenciais. Quer ficar por dentro? Então acompanhe!
A tomada de decisão é um momento-chave na atuação de qualquer gestor que conduz uma empresa ou até mesmo um departamento, sendo a gestão estratégica uma abordagem de condução de negócios que tem na tecnologia uma das bases de sua aplicação. Quando se fala em resultados, é fundamental destacar quais ferramentas ajudam a conquistá-los.
Erros podem gerar prejuízos e perdas de grandes níveis, por isso é fundamental ter uma base sólida e um caminho transparente para seguir. As decisões, na era da transformação digital, estão totalmente ligadas aos dados que uma empresa é capaz de captar e gerir.
A importância da tomada de decisão não é difícil de ser entendida, uma vez que ela é parte da rotina de uma companhia. O ideal é compreender como esse momento se relaciona com o futuro da empresa, seus resultados e seu desenvolvimento.
A gestão estratégica é construída diante de objetivos, em que toda empresa sabe onde quer chegar e quais são os esforços necessários para isso. Ela faz parte do planejamento e isso resulta em metas relacionadas a vendas, conversões, novos clientes e outros números. A tomada de decisão tem relação direta com a capacidade da companhia em alcançar o que propõe para si.
Devido aos dados que recebem, gestores podem ter maior facilidade na aquisição da visão atual dos resultados da companhia, além de perspectivas futuras. A partir disso, eles conseguem determinar quais movimentos são fundamentais para aproximar o negócio dos seus objetivos. Sendo assim, a importância dos dados para a tomada de decisão e para os resultados se faz evidente.
Uma empresa que sabe lidar com a sua informação está pronta para crescer. Vendas, alcance em campanhas de marketing e uma série de outros pontos influenciam nos resultados financeiros e na competitividade de mercado. O grande diferencial se mostra quando a empresa sabe como detectar seus resultados por meio das métricas, e a partir deles toma as decisões certas.
A análise de dados é uma etapa importante do trabalho, mas ela só tem valor se o que é informado serve como base para a tomada de decisões. Gestores têm a responsabilidade de transformar essa informação em atitudes que fortaleçam a empresa em todos os aspectos. Quanto mais isso é feito, maior será o crescimento operacional, comercial e econômico da companhia.
Parte importante da estratégia de uma empresa tem relação com o seu direcionamento. O gestor é uma espécie de condutor da empresa e, com essa responsabilidade, cada uma de suas ações vai fazer com que a companhia aponte para uma direção. Quanto mais desenvolvido for o trabalho de análise de dados, mais acertada será cada uma das decisões que forem tomadas.
O mercado vai apresentar brechas, oportunidades e perspectivas interessantes à empresa. Diante desses cenários, o gestor precisa avaliar se a sua opção, ou seja, sua decisão, é realmente viável e trará frutos para a companhia. Direcionar da forma certa só é possível com suporte de dados.
A importância da tomada de decisão também se mostra como forma de evitar consequências negativas para a empresa. Quando o direcionamento não é fornecido da forma certa, alguns erros são cometidos. Decisões ruins geram perdas, distanciamento da estratégia e outros impactos negativos. Entenda melhor quais são!
Se o mercado mostra uma perspectiva e o gestor simplesmente ignora, ele pode estar cometendo um erro. Tomar decisões também envolve não ter medo, uma vez que há a análise de dados como trabalho prévio. Diferentemente do que se pode pensar, isentar-se também é uma decisão ruim, e isso gera perdas de oportunidades de crescimento para a companhia.
Seu público dá mostras claras das preferências que tem em uma série de oportunidades. Os dados, com suporte do trabalho de BI, se transformam em informação concreta que mostra detalhes como:
A importância da tomada de decisão, nesse contexto, significa atender ao que o púbico tem como demanda. Isso torna o trabalho da empresa mais estratégico, voltado para atender às exigências da sua audiência.
Na pior das hipóteses, decisões ruins podem resultar em perdas que vão gerar prejuízos econômicos à empresa. Esse é um problema que pode ter origem na análise de dados, quando, de algum modo, ela não foi feita da maneira certa. Por isso, boas práticas e um processo bem estruturado são fundamentais.
Conteúdos incompletos, tecnologias obsoletas e procedimentos demorados não contribuem em nada com a promoção do sucesso empresarial. Por isso, é importante que as organizações estejam preparadas para lidar de forma veloz com as variações do mercado.
A informação relevante tornou-se um ativo indispensável nas tomadas de decisão, segundo estudo da Global DMA, intitulado de The Global Review of Data-Driven Marketing and Advertising. De acordo com a pesquisa, a análise de dados é imprescindível para ditar o rumo do planejamento estratégico de marketing.
A boa notícia é que tal metodologia é multidisciplinar. Logo, pode ser aplicada em diferentes situações, sobretudo nos termos que regem a otimização dos processos e a expansão das atividades empresariais, por exemplo.
Inclusive, muitas empresas já estão atentas ao fato de investir em BI ou Inteligência de Negócio. Cerca de 60% das organizações apostam nessa medida como forma de controle e crescimento, conforme explica o relatório da Qlik em parceria com a Forbes Insights.
Ao transformar informação em inteligência, o gestor consegue ter nas mãos um panorama total da estrutura organizacional. Logo, tem a chance de mudar o curso de planejamentos e procedimentos que geram pouco ou quase nenhum impacto no fluxo operacional positivo do negócio.
Em outras palavras, pode trabalhar melhor assuntos referentes à competitividade, produtividade e rentabilidade. E é nesse sentido que a análise de dados interfere no viés estratégico, já que os resultados gerados contribuem para uma gestão mais dinâmica e eficiente.
Apesar dos benefícios, é importante atentarmos para a qualidade dos dados, uma vez que a inserção de itens incorretos pode levar a resoluções irreais. Entenda que a colaboração humana é imprescindível nesse sistema, que, embora seja automatizado, depende de informações reais e corretas para dar certo.
Rapidamente, o BI é um conceito estratégico que entrega a informação certa, a quem interessa e no momento oportuno.
Por meio dele, temos a oportunidade de analisar os contratempos em diferentes dimensões, a partir de referências passadas e atuais, o que permite projetar ações para o futuro. O processo leva em conta etapas como:
Assim, em poucos minutos, é possível obter relatórios relevantes e simplificados, ou seja, os desfechos são acompanhados em tempo real, já que as atualizações são frequentes.
Com isso, o gestor obtém sinalizações acerca dos riscos, da economia e das tendências, o que possibilita trabalhar metas mais pontuais. Afinal, o BI existe exatamente para isso: enriquecer as discussões e elevar o conhecimento da equipe .
Assim, é o tipo de suporte que deixa a organização a par da experiência do cliente, das condições mercadológicas, dos pormenores da economia e das novidades, quer sejam culturais ou tecnológicas.
Primeiramente, é preciso entender de que forma você lida com o grande volume de informações da empresa. Utiliza algum software? Organiza tudo no Excel? Cada departamento tem um método próprio? Ainda não parou para pensar nisso?
Bem, se a sua base não é organizada, centralizada e de fácil acesso, temos aí um grande problema. A desorganização, aliada à descentralização, por exemplo, aumenta o risco de erros, conteúdos incompletos e retrabalhos.
Para que você tenha uma ideia, o setor de analytics e BI é um dos que mais crescem e continuará crescendo nos próximos anos, dada a necessidade de as companhias trabalharem a inteligência nos negócios. Afinal, sem as técnicas e ferramentas adequadas, é praticamente impossível ganhar vantagem competitiva.
De acordo com a Gartner, consultoria e pesquisa em TI, o faturamento do setor deverá ultrapassar a casa de US$ 22 bilhões até 2020, no âmbito mundial. Isso quer dizer que mais empresas tomarão decisões orientadas por dados e serão beneficiadas com esse tipo de metodologia.
Por isso, quanto mais rápido você atentar para essas e outras vantagens, melhor será para agir, reduzir custos e vender mais. Além das deliberações assertivas, ainda é possível:
A análise de dados e o trabalho de BI são as etapas do processo que têm como função transformar dados em informação estratégica. Todo o conteúdo captado só será útil à tomada de decisão se for tratado e estruturado adequadamente pelos responsáveis. Veja a seguir os benefícios que essas etapas geram às decisões.
Dados vão sempre apresentar tendências comportamentais, seja relacionado ao público, seja no resultado interno da companhia. Só será possível enxergar esses padrões comportamentais nos dados com um esforço direcionado por parte da análise, feita com ferramentas de BI.
O mercado está o tempo todo em mutação, na maioria das vezes influenciado pelo consumidor, pelas novas tecnologias e pela inovação. Os dados captados podem mostrar oportunidades e insights, desde que sejam analisados diante de bases sólidas, fruto de um trabalho de BI destacado.
Cada setor da empresa está sob observação, e gestores também têm decisões distintas para cada um deles. Um trabalho eficaz de análise de dados ajuda a entender também quais são os melhores direcionamentos para cada departamento. Assim, a empresa cresce de maneira uniforme.
Em se tratando da análise de dados, atualmente, existem diversos aplicativos desenvolvidos para essa finalidade, pois, como destacamos, a inteligência de negócios passou a fazer parte da pauta da maioria das empresas.
Nesse sentido, o Qlik Sense é uma boa pedida para quem ainda não sabe por onde começar, pois a ferramenta facilita o acesso ao conteúdo a partir de visualizações rápidas, tornando a elaboração de dashboards mais intuitiva e prática.
Ela é bastante útil no sentido de revelar conexões instantâneas e apresentar lances de diferentes ângulos. Assim, disponibiliza uma funcionalidade de data storytelling que permite compartilhamentos múltiplos.
Além de ser fácil de usar, ela ainda faz pesquisas inteligentes, oferece gerenciamento centralizado, integração de dados e carregamento rápido. Isso sem falar no quesito segurança, visto que o ambiente foi projetado para proteger os informes da organização.
O seu formato difere um pouco do QlikView, que, normalmente, é utilizado para tomadas de decisão mais complexas, já que se trata de um sistema de inteligência mais completo e versátil. O Qlik Sense é mais indicado para quem deseja ter autonomia e flexibilidade.
Apesar de algumas diferenças cruciais, os dois modelos oferecem a possibilidade de armazenamento na nuvem, ou seja, questões relativas à mobilidade também são levadas em conta. Dessa forma, tanto a captura quanto o armazenamento e o envio de dados podem ser feitos a partir de dispositivos móveis.
Tratar a informação de forma isolada pode levá-lo a lugar nenhum. Porém, a concentração de conteúdos relevantes em uma base centralizada tem o poder de mudar o rumo das estratégias. Por isso, a análise de dados, aliada a uma boa ferramenta e a inserções relevantes são indispensáveis. A importância da tomada de decisão para a empresa tem relação direta com o sucesso!
Aproveite e confira 5 dicas sobre como tomar decisões estratégicas em uma companhia!
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