Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:

Dashboard de negócios: conheça o potencial de um painel de BI!


Um dos pilares de BI envolve ter acesso fácil e rápido às informações estratégicas do seu negócio. Isso significa ter meios adequados para visualizar seus números de maneira intuitiva para beneficiar a sua própria produtividade e contribuir para mais sucesso em suas iniciativas. Conforme os mercados ficam mais sofisticados, existe cada vez menos espaço para erros. É aí que entra o painel de negócios.

Ele oferece um acesso altamente intuitivo aos seus indicadores, com velocidade e precisão. É possível interagir com eles para detalhar as métricas desejadas, além de tudo ser atualizado em tempo real para refletir o momento exato em que você está vendo o painel. Não é mais necessário se basear apenas em estimativas e projeções imprecisas.

Sem uma maneira eficaz de monitorar seus indicadores de negócio, ficará muito mais difícil tomar decisões certeiras para atingir os seus objetivos. Todo o intuito de uma estrutura de BI se refere a acompanhar as métricas corretas da sua empresa. Portanto, você precisa ter um painel focado exatamente nisso.

Que tal conhecer mais argumentos para embasar sua decisão? A seguir, conheça as principais vantagens de contar com um dashboard de negócios. Boa leitura!

Por que é importante investir em soluções de BI?

A utilização de uma ferramenta de inteligência de negócios permite que diversas informações sejam analisadas e organizadas de forma a otimizar a tomada de decisão — que passa a ser feita com base em dados sólidos e confiáveis, além de se tornar mais ágil e eficiente.

Quais informações não podem faltar em um painel de negócios?

Para facilitar o acompanhamento do desempenho das mais variadas áreas de um negócio, é recomendado monitorar diversas informações no seu painel de negócio. Explicaremos as principais nos próximos tópicos.

Vendas e faturamento

Com base nas informações ligadas às vendas e receitas, fica mais fácil acompanhar a evolução desses números, sua relação com as metas estabelecidas e, consequentemente, criar estratégias mais rápidas e eficientes — repassando-as para a equipe.

Campanhas de marketing

As ações de marketing e as estratégias de comunicação ajudam a identificar e criar valor para os clientes, o que contribui para consolidar a sua marca e torná-la mais forte no mercado. 

Acompanhar as informações referentes a essas questões ajuda a entender se a sua empresa está indo na direção certa, ou se ainda é necessário realizar alguns ajustes para se chegar ao resultado esperado.

Gestão comercial

Aqui, as informações estão diretamente ligadas ao faturamento e ao ranking de produtos mais vendidos, por exemplo. O ideal é auxiliar os gestores a montar estratégias mais eficazes no que diz respeito a melhorar o relacionamento com os consumidores, aumentar as chances de fidelizá-los e contribuir para aprimorar os resultados em vendas.

Gestão de Recursos Humanos

O capital humano é um dos aspectos mais importantes de uma empresa. De nada adianta ter processos bem estruturados e definidos se as pessoas responsáveis por eles não conseguem conduzi-los para os resultados planejados.

Assim, acompanhar informações que ajudem a melhorar a gestão das equipes é essencial. Entre elas, estão:

  • quantidade de colaboradores por setor;
  • programação de férias;
  • necessidade de contratações.

Serviços ao cliente

O relacionamento e a qualidade do atendimento oferecido aos clientes são a base do sucesso de qualquer empresa. Portanto, investir na melhoria de processos que vão desde o atendimento até o pós-vendas é essencial para garantir a satisfação com a empresa e fortalecer a imagem da marca no mercado.

Qual é o potencial de um dashboard de negócios para a empresa?

Nos próximos tópicos, vamos explicar os motivos pelos quais o painel de negócios é um excelente aliado de uma gestão eficiente. Saiba mais!

Apresentação de dados de forma intuitiva

Não é necessário gastar tempo e recursos com treinamentos ou capacitações. Um dashboard de negócios tem como principal foco apresentar dados de maneira fácil de entender para quem vai acompanhá-los. Para isso, basta a implementação de uma interface intuitiva e a disposição adequada dos seus números estratégicos.

Um bom dashboard de negócios também permite uma navegação fácil de realizar. O intuito é sempre permitir que o usuário seja capaz de chegar até os dados de que necessita e compreender adequadamente as informações que está visualizando.

Uma interface intuitiva leva em consideração as expectativas de quem vai usá-la e a forma como aqueles dados serão utilizados. Todo dashboard de negócios se adapta às necessidades de cada negócio, permitindo focar exclusivamente aquilo que é mais importante: o acesso aos dados.

Alto potencial de personalização

Um painel focado nos seus indicadores de negócio será adaptado para as suas demandas específicas. As empresas não utilizam todas o mesmo modelo, afinal, os objetivos e as metas de cada uma podem se diferenciar bastante.

Uma das vantagens de usar um dashboard de negócios é que ele sempre traz as métricas que são importantes para você. Um dos pontos mais decisivos ao trabalhar com BI envolve utilizar dados corretos para o contexto apropriado. Com essa tecnologia, você pode visualizar apenas o que é relevante.

Essa personalização também vale para a maneira como as informações são dispostas. Como qualquer boa interface, ela é construída tendo em mente quem vai utilizá-la. Portanto, você contará com uma estrutura que proporciona uma excelente experiência para os usuários.

Acesso rápido e fácil a informações

concorrência acirrada e a necessidade de se tomar decisões com cada vez mais rapidez exigem dos profissionais um acesso imediato às informações de que necessitam para fazerem escolhas estratégicas. Um dashboard de negócios surge como uma ótima opção para ajudar nisso.

Uma das principais barreiras no processo de decidir com base em indicadores é a dificuldade de acessar esses dados de maneira fácil. É por isso que a maioria das estratégias de BI não sobrevive sem um painel informativo que reúna as métricas que são importantes para aquele negócio.

Poder acompanhar os seus números em tempo real e com facilidade também permite que você e sua equipe fiquem mais por dentro a respeito do próprio progresso nos negócios. Transparência e acesso fácil aos números são decisivos para afinar suas estratégias.

Possibilidades vastas de detalhamento

Não é porque um painel de BI oferece acesso rápido aos principais indicadores da sua empresa que você precisa abrir mão de um detalhamento estratégico em relação a esses números. Trata-se de um meio preparado para oferecer mais informações a você, caso necessite.

Uma das características de um dashboard de negócios é que sua interface é totalmente interativa. A partir dos números iniciais, você pode detalhar essas métricas ao clicar nelas e obter uma análise muito mais precisa. Isso permite conquistar diagnósticos mais eficazes ao utilizar essa ferramenta.

Como os demais aspectos de um painel de dados, esse detalhe pode ser devidamente configurado por você. Afinal, toda a experiência deve sempre se adaptar completamente às necessidades da sua equipe e da sua empresa como um todo.

Disponibilidade em vários dispositivos diferentes

Em diversas áreas de atuação, é essencial poder acessar suas ferramentas de trabalho mesmo estando fora do escritório. A evolução da tecnologia associada a dispositivos móveis permite que as equipes possam lidar com diversos tipos de arquivo enquanto estão em trânsito, ou até mesmo em casa.

Um dos benefícios de contar com um dashboard de negócios é que essa estrutura é plenamente acessível de qualquer aparelho devidamente credenciado. Ou seja, você pode acessar os seus dados estratégicos a partir do dispositivo que preferir, como um smartphone ou um tablet.

Isso vai permitir que você e seus profissionais possam acessar informações estratégicas de onde precisarem, aumentando consideravelmente a produtividade da equipe e oferecendo vantagens competitivas nos momentos mais oportunos.

Agora que você já conhece todas as características de um dashboard de negócios, o que está esperando para trazer essa possibilidade para a sua empresa? Lembre-se de que a concorrência não dá trégua e, cada vez mais, há a necessidade de atuar estrategicamente com base em informações de qualidade.

Um painel como esse vai ajudar você a conhecer bem os seus resultados para tomar decisões melhores. Não faz sentido trabalhar no escuro, sem ter ideia da distância que sua empresa está das suas metas. Cada decisão tem um impacto nos seus retornos, portanto, não é nada estratégico ignorar seus números.

Quais são as vantagens de se investir em uma ferramenta como essa?

Como podemos imaginar, a utilização de um dashboard pode ser bem vantajosa para as empresas. Entre os principais benefícios que ela proporciona, podemos citar:

  • aumento da agilidade nas decisões;
  • elaboração de estratégias mais inteligentes;
  • centralização de informações relevantes para o negócio;
  • monitoramento do progresso das atividades;
  • aumento da produtividade e da eficiência das equipes;
  • interpretações de dados que geram ótimos insights;
  • melhoria contínua dos processos monitorados.

Conforme a tecnologia evolui, ganhamos novas maneiras de agir com foco preciso nos objetivos certos, evitando que esforços sejam desperdiçados em iniciativas que não trazem os retornos desejados. Não ignore essa tendência do acompanhamento de um painel de negócios, já que seus concorrentes certamente já estão trabalhando assim.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber melhor como uma ferramenta de BI e o monitoramento de um dashboard de negócios podem ajudar a sua empresa a alavancar os resultados na prática? Então, entre em contato conosco, fale com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

Artigos relevantes

BigQuery: seu Data Warehouse para impulsionar a inovação

BigQuery: seu Data Warehouse para impulsionar a inovação


Se você está em busca de uma solução eficiente para armazenar e analisar grandes volumes de dados, então o BigQuery…

Leia mais
Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing

Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing


Temos o prazer de anunciar uma nova dimensão em nossa oferta de serviços: a parceria da Toccato com o Google Cloud…

Leia mais
Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados


Entre prateleiras repletas e corredores movimentados, se esconde um desafio para todo varejo: entender e satisfazer o consumidor moderno, que…

Leia mais

Calcule a sua maturidade em dados