As ferramentas de Business Intelligence (BI) tradicionais são conhecidas por ajudar empresários, gestores e analistas a identificar padrões e tendências de negócio após uma semana ou um mês, por meio de avaliações exploratórias ou dimensionais. Entretanto, como o mundo corporativo exige maior rapidez nesse processo, entra em cena o real time BI.

Com essa solução, as organizações conseguem responder com maior agilidade às mudanças no mercado, com o auxílio de indicadores críticos e relatórios, possibilitando uma tomada de decisões mais estratégica e certeira.

Quer saber mais sobre o real time BI e como ele pode contribuir para o crescimento e a inovação do seu empreendimento? Continue a leitura e saiba mais!

O que é Real Time BI?

Real Time BI é uma ferramenta avançada, altamente capaz de entregar informações amplas sobre indicadores, mercado de atuação, comportamento dos consumidores e tendências em questão de minutos ou até mesmo segundos para os tomadores de decisão dos processos organizacionais de uma empresa.

Vale ressaltar que o real time BI não é uma substituição das soluções de Business Intelligence convencionais, mas sim um aperfeiçoamento, com o objetivo de atender desde o nível operacional até o executivo, com o máximo de eficiência na análise de dados.

Além disso, ele conta com uma base que pode ser utilizada para a execução de tarefas automatizadas ou para a avaliação de um analista ou responsável pelo setor (TI, vendas, logística, entre outros).

Atualmente, existem alguns tipos de ferramentas de BI mais modernos e bastante utilizados nas companhias. São elas:

Real-Time Data-on-Demand

Trata-se de uma solução que oferece informações consistentes e integradas em uma mesma base de dados, de acordo com a demanda do setor.

Real-Time Performance Management

É uma ferramenta moderna que fornece alertas e indicadores baseados no monitoramento da empresa, bem como análise em tempo real, com capacidade extensa de captura de eventos e funcionalidades específicas para o tratamento de informações relevantes para o empreendimento.

Real-Time Predictive Analysis

É uma solução que envolve a análise preditiva de um evento, como, por exemplo, de uma possível transação fraudulenta com cartão de crédito realizada com base em eventos anteriores, registrados pelos sistemas transacionais.

Veja algumas delas que podem fazer toda a diferença para a sua companhia:

QlikView

Trata-se de uma plataforma que possibilita a verificação e análise rápidas de informações provenientes de todas as fontes da empresa. Então, ela gera gráficos e painéis inteligentes, que apresentam processos e demandas de instituições públicas ou privadas.

Essa solução pode ser customizada, proporcionando ao gestor uma avaliação mais precisa por meio de uma visão mais ampla sobre os indicadores e desempenho da organização.

newsletter toccato

Qlik Sense

É um moderno aplicativo voltado para a descoberta de dados baseado na inteligência de negócios. Seu diferencial é permitir que as pessoas organizem, de maneira autônoma, seu próprio painel de visualização.

Esse tipo de navegação, altamente intuitiva, viabiliza a criação de painéis de controle dinâmicos e relatórios personalizados, explorando um grande volume de informações, de maneira automatizada, oferecendo maior autonomia ao usuário final.

O sucesso na escolha do modelo ideal para a companhia começa pela capacidade do executivo em compreender os processos organizacionais, suas demandas e principais objetivos.

Isso compõe a estratégia para a determinação do nível de serviço necessário para atender às demandas corporativas e qual solução representará o maior retorno do investimento (ROI), com informações disponíveis em tempo real.

Quais as vantagens do real time BI?

Há no mercado uma tendência para a expansão dessa inovação no mundo corporativo. E seus benefícios não são válidos apenas para as empresas que atuam no mercado de tecnologia da informação.

Todos os segmentos podem usufruir de seus benefícios. Vamos conhecer alguns deles:

Coleta e integração de dados eficiente

Ao contrário das ferramentas de Business Intelligence tradicionais, o novo modelo permite a realização simultânea de manipulações complexas de dados.

Assim, pode-se agregar capacidades de trabalho em questão de segundos, tornando o processo de tomada de decisão por parte de gestores e donos de negócio mais eficiente e certeiro.

Escalabilidade da infraestrutura

Com o real time BI, é possível trabalhar com um número de usuários flexibilizado, de acordo com a demanda do momento.

Quando falamos de análise e volume de dados, dispor de um ambiente computacional de grande capacidade de processamento é algo fundamental para a agilidade e desempenho dos processos.

Disponibilização das informações

A tecnologia mais moderna oferece um sistema de alta eficiência e confiabilidade.

Por isso, a disponibilidade é mais ampla e abrangente, o que é interessante para empresas que pretendem expandir suas atividades e criar maior engajamento com seu público, aumentando seu campo de atuação e fortalecendo sua marca no mercado.

Mudança no cenário dos negócios

A dissociação da fronteira entre informações correntes e de histórico faz parte de um novo contexto, no qual as corporações decidem e operam em tempo real. Essas mudanças integram o relacionamento entre infraestrutura, sistemas e segurança da informação.

Na prática, isso demonstra como o real time BI veio para ficar e mudar a forma como pessoas, empresas, tecnologia e dados se relacionam. Cada vez mais, tudo se unifica, tornando o negócio mais dinâmico, otimizado e flexível.

Aumento da vantagem competitiva

Com a concorrência mais acirrada, quem não investe em tecnologia tende a estancar e perder espaço no seu nicho de atuação. O BI já faz parte da rotina de diversas companhias brasileiras, mas o right time BI é uma evolução que traz resultados mais efetivos, já que é mais ágil.

Dessa forma, as organizações conseguem se aprimorar e lançar novos produtos e serviços no mercado, atraindo novos clientes e fidelizando os antigos, aumentando a sua credibilidade e, consequentemente, os resultados financeiros.

Finalmente, vale ressaltar que a empresa precisa se planejar para adotar o real time BI, conversando com fornecedores de serviço especializados, treinar os colaboradores, definir o nível de acesso à informação de cada um e encarar a solução como parte da cultura organizacional, voltada para a qualidade, inovação e expansão.

Agora que você conhece mais sobre a tecnologia, pode implementá-la para melhorar a sua atuação e força no mercado, não é mesmo? Então aproveite e baixe gratuitamente o e-book Redução de custos com Business Intelligence e torne o seu negócio ainda mais eficaz!

redução de custos versus produtividade