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A era digital trouxe mudanças profundas na maneira como as empresas lidam com informações. Em meio a essa realidade nova surgiu o marketing por dados, que se baseia em números e resultados que o negócio tem à sua disposição. Eles fazem toda diferença em momentos importantes, como na tomada de decisão.

O trabalho com base em dados também tem um importante fator de destaque: a mensuração. Hoje, cada vez mais é possível entender os resultados de campanha de marketing. Cada campanha pode ser destrinchada, de modo que a empresa entenda os retornos obtidos em cada centavo investido.

Neste post você entenderá como o marketing de dados é essencial e o que faz dele tão importante atualmente! Saiba mais sobre e quais vantagens ele proporciona.

Entenda o que é o marketing por dados

Os dados estão por toda parte no trabalho cotidiano de uma empresa. Hoje, já é possível aproveitá-los de forma produtiva, e é justamente isso que o marketing por dados se propõe a fazer. Nessa prática, informações de diversas fontes são utilizadas para basear a melhor forma de atingir o público nas campanhas.

A partir desses dados é possível entender como o público tem recebido os produtos e reagido às outras campanhas, e saber quais são suas necessidades. Além disso, a empresa também usa essas informações para compreender melhor o desempenho de suas vendas e os resultados que a companhia tem obtido.

Nesse cenário, a estratégia de marketing de dados acontece com a consulta a 2 fontes de dados principais:

  • sociais — o que o público tem falado sobre a marca na internet;
  • internos — todos os dados que a empresa gera na sua atuação.

A partir desse entendimento interno e externo, é possível avaliar quais movimentos estratégicos do marketing devem ser feitos. Essa é uma forma precisa de entregar ao público da marca exatamente o que ele espera, com base em suas expectativas. Acima de tudo, o marketing de dados é uma busca por maior precisão nas ações.

Veja a relação do marketing por dados com o data driven

É possível afirmar que o marketing por dados está dentro da cultura de data driven. Ela consiste na gestão empresarial com base nos dados, algo que já é uma realidade nas empresas. Reunir essas informações é um trabalho imprescindível nos dias atuais, já que ferramentas e softwares geram novos dados o tempo todo.

A ideia principal do data driven é simples: tomar decisões importantes na empresa a partir do que é analisado por meio dos seus dados. Essas informações são extraídas de diversas fontes e ajudam no entendimento do desempenho do negócio diante do mercado, internamente e na forma como se comunica com seu público.

A tecnologia no apoio à análise

As empresas usam cada vez mais soluções digitais que ajudam na análise dos dados. As ferramentas de Business Intelligence (BI) dão suporte na hora de extrair insights e informações estratégicas desse volume de dados. É justamente dessa forma que a empresa se prepara para tomar decisões importantes com base nessas análises precisas.

Saiba como essa cultura impacta a mensuração

Saber o real impacto e resultado de suas ações de marketing foi busca incansável das empresas ao longo dos anos. Ultimamente, a mensuração tem sido cada vez mais precisa, justamente por conta dos dados que são gerados em qualquer atividade.

As ferramentas de BI se conectam a softwares e outras fontes de informações que trazem os resultados dessas campanhas. Dessa forma, fica mais fácil entender como foi o desempenho das ações. Essa maior capacidade de entender os retornos também é uma das características mais marcantes do marketing por dados.

O impacto positivo na mensuração do ROI

O Retorno Sobre Investimento ou Return Over Investiment (ROI) é uma das métricas mais importantes dentro de uma estratégia de marketing, já que ajuda a entender o retorno obtido diante do investimento em uma ação. Com a possibilidade maior de contabilizar o desempenho das campanhas, o ROI é ainda mais preciso e aponta os melhores caminhos.

A melhor forma de utilizar essa métrica é acompanhá-la continuamente. Assim, há sempre a possibilidade de escolher as ações que têm maior probabilidade de desempenhar bem. Estrategicamente, isso faz toda diferença e a empresa é capaz de colher os melhores resultados.

Veja quais decisões passam pela análise de dados

O marketing por dados é apenas uma das vertentes possibilitadas pela análise de informações importantes às empresas. Muitas decisões importantes podem ser tomadas para que a companhia esteja sempre pelo melhor caminho, considerando sua estratégica. A seguir, veja quais decisões passam pela análise de dados.

Melhores ações

Entender melhor o público da marca permite fazer ações capazes de se comunicar melhor com ele. Quanto mais precisas as ações, mais proveitosos são os retornos das campanhas de marketing. O acompanhamento a longo prazo é fundamental para o time de marketing das empresas.

Definição de orçamentos

A análise de dados também tem grande valor quando o assunto são as finanças das empresas. Com maior controle sobre as informações também é possível entender melhor as receitas e as despesas da empresa. Assim, decisões que busquem redução de custos, por exemplo, podem ser tomadas com segurança.

Canais de comunicação

É sempre importante saber a localização do seu público. Na era digital, os canais de comunicação foram ampliados, e os dados ajudam a entender quais deles são mais recorrentes ao consumidor. Assim, no planejamento de campanha, os investimentos são melhor direcionados às plataformas com maior potencial.

Conheça as vantagens que o marketing por dados oferece

O marketing por dados traz vantagens importantes ao cotidiano das empresas. Quando colocado em prática, ele proporciona uma posição de vantagem diante dos concorrentes, em um movimento constante de desenvolvimento do negócio. Veja a seguir quais são as maiores vantagens obtidas.

Competitividade

De um modo geral, o marketing por dados dá às empresas a possibilidade de entender mais sobre elas próprias, sobre o mercado e sobre seu público. Esse maior conhecimento é traduzido em decisões mais acertadas e melhor posicionamento diante da concorrência. A empresa então se torna mais competitiva!

Percepção de tendências

Os dados também ajudam as empresas a terem uma percepção mais objetiva das tendências. Hábitos de consumo e novas demandas de produto e de posicionamento devem sempre ser detectadas cedo. Assim, um negócio pode se antecipar e entregar algo novo e desejado, se destacando no seu segmento.

Atuação estratégica

A principal vantagem do marketing por dados é fortalecer a atuação estratégica, ou seja, com foco em resultado e no desenvolvimento da empresa. O acesso a essas informações permite que os melhores caminhos sejam tomados, com uma atuação ainda mais voltada a conquistar metas a curto, médio e longo prazo.

O marketing por dados é uma realidade nas empresas que prezam pela gestão estratégica. Ele é a chave para campanhas mais precisas, com melhores resultados e que sejam compostas de investimentos responsáveis.

Agora saiba como otimizar suas estratégias de marketing com apoio do Big Data!

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