A pesquisa por voz e os comandos falados em smartphones já são uma realidade no dia a dia das pessoas. O recurso também é utilizado para realizar pesquisas no Google, já que essa funcionalidade torna tudo mais prático.

Por conta disso, é interessante que as empresas estejam prontas para receber as buscas e figurar entre os primeiros resultados das pesquisas, tendo mais destaque na web. Para isso, é preciso se adaptar. Até 2020, 50% das buscas no Google serão por voz.

O impacto dessas mudanças também atinge sites, que precisam se adaptar com o suporte do SEO. Este post mostrará mais sobre essa necessidade e como as tendências atuais estão fortalecendo os comandos de voz. Acompanhe!

A pesquisa por voz e seu uso atualmente

É concreto e fácil de enxergar o aumento do uso da pesquisa por voz em mobile. Talvez o principal fator seja a praticidade, já que falar é mais rápido e fácil do que simplesmente digitar.

Imagine que você caminha pela rua e precisa chegar a um local, mas não sabe qual linha de ônibus ou metrô deve pegar. Nesse cenário, o que parece mais adequado: parar o seu caminho para digitar a sua busca ou usar um comando de voz e perguntar como chegar no seu destino?

É indiscutível como a praticidade é o foco da tecnologia atualmente, e talvez por isso a sociedade esteja cada vez mais utilizando esses recursos. A busca por voz é apenas parte disso, e justamente por essa razão ela cresce a cada dia mais.

É fundamental que as empresas se preparem para esse cenário. Afinal, se ainda não o faz, em breve o seu público vai buscar conteúdos relacionados ao que você desenvolve utilizando apenas o comando de voz.

Os sistemas e a tecnologia

Entre os mais famosos, a Siri, da Apple e Alexa, da Amazon, são os sistemas que estão presentes no cotidiano do usuário. O primeiro, em smartphones, permite realizar qualquer tipo de busca ou consulta nos aparelhos mobile da marca.

Enquanto isso, a Alexa é um sistema desenvolvido pela empresa e que aparece em seu aparelho, o Amazon Echo — uma caixa de som portátil que é acessada por comandos de voz. Além de música, ela também informa a temperatura e outros dados por meio de pesquisa.

O SEO e as otimizações necessárias para a nova realidade

Quem tem conteúdos na web precisa entender as mudanças que acontecem naturalmente. O aumento da pesquisa por voz é uma delas, por isso são necessárias otimizações para garantir que páginas sejam facilmente encontradas.

A busca por meio desse recurso tem detalhes bem particulares. Para que conteúdos sejam mostrados a partir dessas pesquisas, algumas adaptações de SEO são fundamentais. Dessa forma, páginas e conteúdos estarão prontos para figurar no topo dos resultados, já que estão preparados para a busca por voz.

Essas mudanças vão desde o estilo de uso das palavras-chave até o desenvolvimento de respostas prontas, em espécies de FAQ. A seguir, entenda melhor quais otimizações precisam ser aplicadas em conteúdos que querem aproveitar bem a crescente da pesquisa por voz!

Mais palavras-chave e mais detalhamento

Quando um usuário digita algo para fazer uma pesquisa, é natural que ele realize uma busca mais curta e com menos palavras-chave. Se alguém busca um restaurante vegano em São Paulo, por exemplo, os termos escolhidos provavelmente serão:

  • “restaurante vegano SP”.

Na maioria das vezes, uma informação simples — com uma construção dessa forma — é o suficiente. No entanto, como falar é mais simples, a busca por voz costuma ser mais detalhada e com mais termos importantes, ou seja, mais palavras-chave:

  • “onde encontro um restaurante vegano em São Paulo com um ambiente aconchegante e aberto 24 horas”.

Nesse exemplo, além da informação “restaurante vegano em São Paulo”, há também outras palavras-chave, como “aberto 24 horas”. Isso mostra como as buscas são mais detalhadas.

Dessa forma, é fundamental que as páginas e os conteúdos usem mais palavras-chave long tail, ou seja, com mais termos principais. É importante ter esse foco nas pesquisas de termo usando ferramentas para atender às necessidades de quem busca por voz.

Conteúdos com linguagem natural e direta

É comum que as pesquisas por voz também venham em uma linguagem mais natural, afinal, ela está sendo falada, e não digitada. Isso também influencia a maneira como textos precisam ser feitos caso queiram figurar na primeira página dos mecanismos de busca.

A melhoria aqui é mais simples, com foco na maneira como os conteúdos são escritos. As buscas faladas também são bem mais diretas, do tipo:

  • “como chego de metrô do Brooklyn a Times Square?”.

Nesse caso, o conteúdo da página precisa citar os termos principais desse tipo de pergunta, entregando uma “resposta” também direta:

  • “para ir do Brooklyn a Times Square de metrô é preciso pegar as linhas 2 ou 5 no sentido uptown”.

Featured snippets

Os featured snippets são uma espécie de FAQ que toda página pode cadastrar para conseguir otimizações de SEO ainda mais precisas e diretas. São perguntas já prontas sobre diversos assuntos relacionados ao conteúdo.

Dessa forma, o ideal é desenvolver respostas que são buscadas mais frequentemente pelos usuários. O bom resultado é direto, já que o site oferece a informação pronta e que é justamente o que o usuário busca. Assim, as chances de ter seu negócio figurando no topo das pesquisas aumentam bastante!

Adequação ao mobile

A pesquisa por voz é uma tendência que está ligada ao aumento considerável do uso de smartphones, tablets e outros dispositivos mobile. Se tudo mudou para essa direção, fica claro como é fundamental preparar as páginas para que elas funcionem bem nesses aparelhos.

A responsividade é um ponto fundamental hoje em dia, e simplesmente não pode ser ignorada. Páginas precisam ser desenvolvidas para que sejam acessadas da melhor forma possível em telas de todos os tipos, sem prejudicar a experiência de navegação do usuário. Isso é básico e indispensável no SEO atualmente.

A pesquisa por voz já é uma realidade, e a sua empresa pode aproveitar muito dessa tendência para potencializar os resultados. Atente-se aos termos de pesquisa mais utilizados e, aliando o uso deles a outras mudanças estruturais, seus conteúdos estarão prontos para ter mais visibilidade no Google.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, compartilhe este post nas redes sociais para que os seus contatos tenham acesso às informações que selecionamos aqui!