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DESCUBRA COMO A PESQUISA POR VOZ PODE MUDAR SEU NEGÓCIO!

DESCUBRA COMO A PESQUISA POR VOZ PODE MUDAR SEU NEGÓCIO!


A pesquisa por voz e os comandos falados em smartphones já são uma realidade no dia a dia das pessoas. O recurso também é utilizado para realizar pesquisas no Google, já que essa funcionalidade torna tudo mais prático.

Por conta disso, é interessante que as empresas estejam prontas para receber as buscas e figurar entre os primeiros resultados das pesquisas, tendo mais destaque na web. Para isso, é preciso se adaptar. Até o fim 2020, 50% das buscas no Google serão por voz.

O impacto dessas mudanças também atinge sites, que precisam se adaptar com o suporte do SEO. Este post mostrará mais sobre essa necessidade e como as tendências atuais estão fortalecendo os comandos de voz. Acompanhe!

Pesquisa por voz: uma realidade

É concreto e fácil de enxergar o aumento do uso da pesquisa por voz em mobile. Talvez o principal fator seja a praticidade, já que falar é mais rápido e fácil do que simplesmente digitar.

Imagine que você caminha pela rua e precisa chegar a um local, mas não sabe qual linha de ônibus ou metrô deve pegar. Nesse cenário, o que parece mais adequado: parar o seu caminho para digitar a sua busca, ou usar um comando de voz e perguntar como chegar no seu destino?

É indiscutível como a praticidade é o foco da tecnologia atualmente, e talvez por isso a sociedade esteja cada vez mais utilizando esses recursos. A busca por voz é apenas parte disso, e justamente por essa razão ela cresce a cada dia mais.

É fundamental que as empresas se preparem para esse cenário. Afinal, se ainda não o faz, em breve o seu público buscará conteúdos relacionados ao que você desenvolve utilizando apenas o comando de voz.

Como algumas empresas já utilizam a pesquisa por voz?

Existem vários casos de sucesso em que a pesquisa por voz foi introduzida em sistemas para facilitar a navegação e a acessibilidade trazendo ainda mais conforto para o usuário. Entre os mais famosos estão as assistentes virtuais Siri, da Apple, e Alexa, da Amazon.

Esses sistemas já estão presentes no cotidiano do usuário, o que nos mostra que as pessoas já têm um bom nível de familiaridade com o recurso e têm facilidade de integrá-lo no dia a dia. O primeiro, em smartphones, permite realizar qualquer tipo de tarefa nos aparelhos mobile da marca e até executar ações simples, como abrir um app ou enviar uma mensagem curta (na versão em inglês).

A Alexa, por sua vez, é um sistema desenvolvido com exclusividade pela Amazon e aparece no Amazon Echo — uma caixa de som portátil que é acessada por comandos de voz. Além de música, ela também informa a temperatura e outros dados por meio de pesquisa, sendo capaz de ajudar o usuário com tarefas do cotidiano, como adicionar itens a listas de compras que são processadas automaticamente pela Amazon e entregues na residência do usuário (também na versão em inglês).

Como o SEO é impactado pelas pesquisas por voz?

Quem tem conteúdos na web precisa entender as mudanças que acontecem naturalmente. O aumento da pesquisa por voz é uma delas, por isso, são necessárias otimizações para garantir que páginas sejam facilmente encontradas.

A busca por meio desse recurso tem detalhes bem particulares. Para que conteúdos sejam mostrados a partir dessas pesquisas, algumas adaptações de SEO são fundamentais. Dessa forma, páginas e conteúdos estarão prontos para figurar no topo dos resultados, já que estão preparados para a busca por voz.

Essas mudanças vão desde o estilo de uso das palavras-chave até o desenvolvimento de respostas prontas, em espécies de FAQ. A seguir, entenda melhor quais otimizações precisam ser aplicadas em conteúdos que querem aproveitar bem a crescente da pesquisa por voz!

Mais palavras-chave e mais detalhamento

Quando um usuário digita algo para fazer uma pesquisa, é natural que ele realize uma busca mais curta e com menos palavras-chave. Se alguém busca um restaurante vegano em São Paulo, por exemplo, os termos escolhidos provavelmente serão:

  • “restaurante vegano SP”.

Na maioria das vezes, uma informação simples — com uma construção dessa forma — é o suficiente. No entanto, como falar é mais fácil, a busca por voz costuma ser mais detalhada e com mais termos importantes, ou seja, mais palavras-chave:

  • “onde encontro um restaurante vegano em São Paulo com um ambiente aconchegante e aberto 24 horas”.

Nesse exemplo, além da informação “restaurante vegano em São Paulo”, há também outras palavras-chave, como “aberto 24 horas”. Isso mostra como as buscas são mais detalhadas.

Dessa forma, é fundamental que as páginas e os conteúdos usem mais palavras-chave long tail, ou seja, com mais termos principais. É importante ter esse foco nas pesquisas de termo usando ferramentas para atender às necessidades de quem busca por voz.

Conteúdos com linguagem natural e direta

É comum que as pesquisas por voz também venham em uma linguagem mais natural, afinal, elas estão sendo faladas, e não digitadas. Isso também influencia a maneira como os textos precisam ser feitos caso queiram figurar na primeira página dos mecanismos de busca.

A melhoria aqui é mais simples, com foco na maneira como os conteúdos são escritos. As buscas faladas também são bem mais diretas, do tipo:

  • “como chego de metrô do Brooklyn a Times Square?”.

Nesse caso, o conteúdo da página precisa citar os termos principais desse tipo de pergunta, entregando uma “resposta” também direta:

  • “para ir do Brooklyn a Times Square de metrô é preciso pegar as linhas 2 ou 5 no sentido uptown”.

Featured snippets

Os featured snippets são uma espécie de FAQ que toda página pode cadastrar para conseguir otimizações de SEO ainda mais precisas e diretas. São perguntas já prontas sobre diversos assuntos relacionados ao conteúdo.

Dessa forma, o ideal é desenvolver respostas que são buscadas mais frequentemente pelos usuários. O bom resultado é direto, já que o site oferece a informação pronta e que é justamente o que o usuário busca. Assim, as chances de ter seu negócio figurando no topo das pesquisas aumentam bastante!

Adequação ao mobile

A pesquisa por voz é uma tendência que está ligada ao aumento considerável do uso de smartphones, tablets e outros dispositivos mobile. Se tudo mudou para essa direção, fica claro como é fundamental preparar as páginas para que elas funcionem bem nesses aparelhos.

A responsividade é um ponto fundamental hoje em dia, e simplesmente não pode ser ignorada. Páginas precisam ser desenvolvidas para que sejam acessadas da melhor forma possível em telas de todos os tipos, sem prejudicar a experiência de navegação do usuário. Isso é básico e indispensável no SEO atualmente.

Que desafios a pesquisa por voz traz para as empresas?

Ainda que a tendência de pesquisa por voz seja forte nos próximos anos, há alguns desafios que os negócios enfrentam para conseguir implementar essa solução de maneira satisfatória.

Conhecê-los vai ajudar a sua equipe a entender melhor como nivelar o recurso para aumentar a probabilidade de ele trazer excelentes benefícios.

Uma pesquisa conduzida pela Comscore indica que, até o final de 2020, pelo menos 50% das buscas feitas na internet serão operadas por voz. Por isso, se a sua empresa quer se destacar ela precisa o quanto antes endereçar esses possíveis desafios no caminho para uma boa experiência com softwares de reconhecimento de voz.

Privacidade

Privacidade é uma das palavras mais importantes na atualidade e com pesquisas por voz não poderia ser diferente.

A preocupação em manter os dados dos usuários protegidos enquanto eles fazem buscas em dispositivos como seus telefones ou assistentes domésticos como Alexa e o Google Home é uma realidade.

Implementar processos, procedimentos padrão, melhores práticas de governança de dados, além de recursos de treinamento e suporte para que consumidores sejam protegidos são prioridades entre as empresas que oferecem recursos de busca por voz.

De acordo com os especialistas da indústria, 79% das empresas de mídia têm entre suas principais preocupações a privacidade e considera este um fator que prejudica a implementação do reconhecimento de voz.

Recentes legislações voltadas para a proteção dos dados de usuários são importantes nesse momento. A GDPR apresenta diretrizes claras para os dados de voz de clientes e como eles devem ser tratados, armazenados e analisados pelas empresas que os coletam.

Entre as recomendações para não estar em desacordo com a GDPR estão ações como:

  • mapear os dados de usuários;
  • deletar com frequência os dados de voz arquivados;
  • utilizar encriptação na transmissão e armazenamento dos dados;
  • minimizar o armazenamento de longo prazo de dados de voz; e
  • automatizar ao máximo a maneira como esses dados são tratados.

Precisão

De acordo com 53% das empresas de mídia, um dos principais problemas que as organizações enfrentam na hora de implementar pesquisas por voz é a precisão do recurso.

Fatores como sotaque, dicção e idioma falado ainda são um desafio para os softwares de reconhecimento de voz, mas podemos esperar melhorias conforme mais usuários adotam a tecnologia.

O problema aqui é bem simples: sem precisão na captura dos dados as empresas não conseguem entregar resultados de busca satisfatórios para os clientes.

Quem procura melhorar o SEO para aparecer com mais frequência nas SERPs também é impactado por esse problema, já que mesmo incluindo novas palavras-chave na estratégia acaba não sendo contemplado na página de resultados por erros de captura.

Por isso, a precisão se tornou uma prioridade nessa indústria, e o mercado já atua junto a organizações que regulamentam o serviço para tentar promover a importância de capturar corretamente dados por voz.

Nos Estados Unidos, agências como a FCC (Comissão Federal de Comunicações) já atuam pressionando empresas para que invistam em software melhor para a captura de voz.

Responsividade

O crescimento das pesquisas por voz apresenta ainda outro desafio para as empresas: melhorar a responsividade dos seus websites para conseguir bons resultados com esse tipo de busca.

As assistentes virtuais exigem que uma página na internet seja o mais responsiva possível, caso contrário, não conseguem acessar os dados que o cliente esperava quando realizou a sua busca.

Um website que é amigável para dispositivos mobile já está anos luz a frente dos demais, porque a maioria das buscas por voz é feita a partir desse tipo de dispositivo. Ainda assim, é preciso analisar a velocidade e a distribuição de informação na sua página.

Quanto melhor a responsividade do seu website, maiores são as chances de ele ser incluído em um resultado de pesquisa por voz. Não sabe como está a sua página? Utilize o Test My Site do Google para averiguar e faça as adaptações recomendadas por ele para otimizar a experiência de clientes na sua página.

Qual o futuro da pesquisa por voz?

Como você pode ver, a pesquisa por voz é uma tendência que está se estabelecendo como muito importante para os negócios. Então, o que podemos esperar no futuro? Confira o que grandes empresas como o Google já observaram sobre o uso do recurso.

Pesquisa por voz detém 20% do mercado Android

Segundo o Google, 20% de todas as buscas feitas em celulares Android ou nos aplicativos da empresa para outros dispositivos são buscas por voz. O número foi compartilhado pelo CEO da empresa enquanto ele explicava as funcionalidades e as aplicações do Google Home.

Em 2020 usuários dependerão cada vez menos de telas

O aumento da popularidade de recursos de pesquisa por voz, bem como de dispositivos de áudio como a Amazon Echo apontam uma tendência importante: usuários estão cada vez mais distantes de suas telas principais.

Empresas especializadas em consultoria como o Gartner já estimam que 30% da navegação na internet passará a ser feita sem telas, com ajuda das assistentes virtuais, até o fim do ano.

Siri lidera o mercado de pesquisa por voz

Por enquanto, é a Apple que leva a melhor quando o assunto é pesquisa por voz. Uma pesquisa do Voicebot aponta que 48,4% do mercado de assistentes virtuais pertence à empresa.

Não é muito difícil entender o porquê, afinal, a funcionalidade está disponível no iPhone há um bom tempo e os usuários estão familiarizados com ela. Dispositivos como o Google Home e o Amazon Echo surgiram depois, mas já encontraram seu lugar no mercado. A assistente virtual da Amazon ganhou um market share de 10% desde o seu lançamento.

A pesquisa por voz já é uma realidade, e a sua empresa pode aproveitar muito dessa tendência para potencializar os resultados. Atente-se aos termos de pesquisa mais utilizados e, aliando o uso deles a outras mudanças estruturais, seus conteúdos estarão prontos para ter mais visibilidade no Google.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Quer dar utilizar a pesquisa por voz no seu ambiente Qlik? Fale agora mesmo com a nossa equipe e descubra como essa solução pode ajudar a sua empresa!

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