Business Intelligence é um conjunto de estratégias e tecnologias utilizadas pelas empresas para gerar inteligência competitiva. O BI no varejo é aplicado por grandes marcas ao redor do mundo para entender melhor o comportamento de clientes, compreender como melhorar a experiência de consumo e garantir mais vendas. Mas o recurso também pode ser utilizado para otimizar como a sua empresa gasta dinheiro e até se preparar para o futuro.

Quer ver como o BI impacta o varejo hoje e quais são os insights para o futuro? Continue a leitura!

O que são dados empresariais?

Quais são os dados que o Business Intelligence utiliza para ajudar o varejo? Tudo o que mencionaremos neste artigo é obtido a partir da análise de dados de clientes, como as informações sobre o que eles compram na sua loja, com que frequência a visitam e se participam de programas de fidelidade.

Os conjuntos de dados acumulados pelas empresas ao longo dos anos, quando observados de uma perspectiva de inteligência de negócios, geram insights para orientar a tomada de decisão e facilitar inúmeros processos corporativos.

Como benefício, a tomada de decisão inteligente e baseada em dados oferece muito mais precisão e permite antecipar os resultados com qualquer iniciativa, simulando ações com auxílio de software.

Quais as vantagens do BI no varejo?

Como as empresas estão utilizando os dados do BI no varejo hoje? Alguns benefícios podem ser observados da aplicação do Business Intelligence, como mencionamos no tópico anterior. Veja o que acontece na prática quando uma empresa aposta em BI no varejo.

Melhora a experiência do consumidor

O Business Intelligence é a ferramenta mais rápida para conseguir melhorar a experiência do cliente. Coletar a analisar informações do consumidor, segmentar o seu público em personas e criar marketing e atendimento personalizados é fundamental para otimizar o relacionamento entre empresa e consumidor.

Um sistema de BI no varejo pode, por exemplo, emitir alertas de oportunidade e mostrar tendências importantes sobre o comportamento de clientes, aumentando a eficiência da loja em atender às necessidades deles.

Reduz custos operacionais

Que áreas do seu negócio estão perdendo dinheiro? Business Intelligence ajuda a identificar os gargalos que estão impedindo a sua loja de ser mais lucrativa e a encontrar soluções para contorná-los. Por isso, o recurso é excelente na hora de reduzir custos na empresa.

64% dos entrevistados pelo Forbes Insights, estudo feito em parceria com a Qlik, relatam que o BI no varejo cria uma vantagem competitiva significativa. Um dos motivos para isso são as decisões mais acertadas no departamento financeiro das empresas que utilizam o recurso.

Ajuda a tomar decisões melhores

Como a sua empresa toma decisões hoje? A tomada de decisão data driven, ou direcionada por dados, é a maneira mais eficiente de encontrar a resposta certa para os problemas de negócio. Com um bom conjunto de dados é possível inferir muito sobre o cliente e otimizar toda a empresa a partir dessas informações.

A maioria das empresas já notou que a tomada de decisão baseada em dados é o futuro e isso pode ser visto no relatório Dresner: 90% dos departamentos de marketing e vendas das empresas já utilizam o recurso no dia a dia para orientar a tomada de decisões.

Otimiza a distribuição de produtos

Outro ponto em que o BI arrasa é na hora de entender o comportamento do cliente dentro da loja.

Sensores que coletam dados sobre como o seu cliente interage com os produtos e até câmeras que capturam por quanto tempo ele fica de frente a prateleiras podem ser utilizados para ajudar a entender onde deveriam estar seus itens de ticket mais alto. Quando analisados corretamente, eles colaboram com o aumento de vendas no varejo.

O grande desafio para as empresas é conseguir obter o melhor de seus dados utilizando soluções self-service de BI. Cerca de 20% delas (segundo o estudo Forbes Insight) tem problemas para combinar dados de fontes diferentes.

Por isso, contar com a ajuda de uma consultoria especializada é fundamental. Esses profissionais ajudarão você a entender melhor o sistema de BI e a utilizá-lo com o máximo de eficiência nas demandas do dia a dia.

Como outras empresas utilizam o recurso?

Agora que você já sabe o que é Business Intelligence e que benefícios ele oferece para os negócios, que tal dar uma olhada para como outras empresas utilizam este recurso? Confira alguns cases de sucesso e números do setor que vão ajudá-lo a entender melhor a importância do BI no varejo.

Target

A Target é uma das maiores varejistas dos EUA e possui dados de milhões de clientes. Por isso, ela tem alguns dos cases de Business Intelligence no varejo mais curiosos. Um evento que tomou os jornais foi quando as ferramentas de análise da marca previram uma gravidez antes mesmo de a futura mãe ser notificada, apenas observando o comportamento de compra de outras mulheres na mesma situação que ela.

Amazon

A Amazon é uma das maiores beneficiárias do Business Intelligence. A empresa aplica a tecnologia para monitorar a atividade de consumidores e antecipar que produtos eles podem vir a procurar nas lojas. Em seguida, ela envia esses produtos para centros de distribuição mais próximos do cliente para facilitar a logística.

Quais as tendências para os próximos anos?

A importância do Business Intelligence no varejo é crescente. Analistas de tendência e especialistas no assunto apostam que, cada vez mais, lojas utilizarão modelos computacionais para entenderem o comportamento do consumidor a fim de conseguir oferecer melhores produtos e serviços.

Segundo um relatório feito pela Deloitte, apenas nos anos de 2010 a 2015 o varejo cresceu 5% graças a avanços como o Business Intelligence. Embora o número possa parecer pequeno, estamos falando em bilhões de dólares de aumento, com o crescimento médio dos principais 250 varejistas avaliado em 17,8 bilhão.

O BI no varejo ajudará empresas a atenderem melhor o cliente e a entenderem seus padrões de compra e otimizarem os serviços oferecidos na loja. Se você quer sair na frente dos concorrentes, deve ficar atento para esse tema e investir o quanto antes em soluções de BI.

Gostou deste panorama sobre BI no varejo? Quer continuar aprendendo como utilizar novas tecnologias para tornar o seu negócio mais competitivo? Confira nosso guia completo sobre realidade virtual!