BI e economia é uma pauta que gera muita curiosidade no mundo corporativo. Boa parte dos gestores já têm alguma ideia do que é Business Intelligence e de como os dados são importantes para que uma empresa possa tomar decisões melhores e se tornar mais eficiente. Entretanto, ainda há muitas dúvidas em relação a como o BI gera economia para os negócios.

Neste artigo você vai entender na prática como o recurso pode ser aplicado à sua organização, que benefícios ele traz a curto, médio e longo prazos e o que é preciso fazer para aplicar Business Intelligence na sua empresa. Pronto para aprender? Então vamos lá!

O que é Business Intelligence?

Para entender como BI se relaciona com a economia nas empresas é preciso, antes de tudo, explorar melhor o conceito. O termo Business Intelligence se refere a tecnologias, aplicativos e práticas voltados para a coleta, integração, análise e processamento de dados de negócios com o objetivo de apoiar a tomada de decisões. 

BI, portanto, não é um software ou aplicação específica, mas o conjunto de estratégias que uma empresa aplica (com ajuda de sistemas de suporte) para fazer análises mais precisas e tomar decisões mais acertadas.

Qual é a relação entre BI e economia?

Muitas empresas investem em Business Intelligence com um objetivo em mente: economizar recursos para reinvestir em outras áreas mais necessitadas do negócio. Se esse é o motivo pelo qual começou a pesquisar soluções de BI e desenvolveu interesse pela área, tenha certeza de que está no caminho certo.

BI e economia são aspectos empresariais que estão intimamente conectados. Como você viu no tópico anterior, a função do Business Intelligence é contribuir para que a tomada de decisões dentro dos negócios seja feita de forma mais assertiva e isso inclui as decisões financeiras dentro de uma organização. 

Adotando a solução você terá facilidade de encontrar gargalos, processos em duplicidade e outros tipos de prejuízos que com certeza estão presentes na sua empresa. Também poderá entender melhor como funcionam as operações do negócio e o que pode ser feito em termos de gestão de projetos para que elas se tornem mais eficientes e menos onerosas.

Como BI pode gerar economia para minha empresa?

Como o Business Intelligence gera economia para as organizações que resolvem implementá-lo? Confira algumas maneiras como essa tecnologia ajuda a poupar recursos e veja o que outras empresas estão fazendo com ela.

Encontre informações rapidamente

Um dos principais benefícios dos recursos de BI é a transparência para as organizações. Porque eles centralizam informações e fazem com que visualizá-las seja uma tarefa muito mais simples, os sistemas de BI cortam tempo e recursos investidos para se identificar um dado ou descobrir o que ele significa para a sua empresa. Isso ajuda a reduzir custos e economizar.

Simplifique a tomada de decisões

Muitas vezes, colaboradores têm dificuldades em tomar decisões por conta própria porque não têm acesso às informações de que precisam para fazer isso. Implementar um self service BI vai ajudar a sua equipe a se tornar mais autônoma e melhorará os resultados nas decisões que ela toma sem interferência de um gestor.

Economize tempo e dinheiro

Adicionar dados a um sistema manualmente é um processo oneroso e pouco eficiente. Com um bom sistema de BI, todas as aplicações que seus colaboradores utilizam no dia a dia são integradas e não é preciso submeter novamente os dados para então fazer análises. Isso economiza tempo e dinheiro.

Ganhe perspectiva sobre o consumidor

Que tal parar de investir para tentar conquistar um consumidor que não está interessado no seu produto? Departamentos de Marketing podem usar o orçamento que têm de maneira muito mais eficiente com Business Intelligence. Eles param de desperdiçar recursos em clientes que não estão à procura das soluções vendidas pela sua empresa e passam a fazer promoções e anúncios mais direcionados e com mais altas taxas de conversão.

Identifique gargalos

Outra das características que fazem com que o BI seja tão eficiente para economia nas empresas é o fato de que esses sistemas facilitam a identificação de gargalos. Se há um problema com o estoque e você está armazenando muito mais produtos do que deveria em um determinado período do ano, será fácil notar isso a partir do dashboard do seu sistema de BI.

Uma vez que souber no que economizar, será mais fácil implementar ajustes nos processos e operações para poupar dinheiro.

Como implementar o BI?

Ansioso para ver esses benefícios funcionarem a favor da sua empresa? Então confira o passo a passo definitivo para a implementação de BI.

Avalie as necessidades da empresa

Para que o BI gere economia para a sua empresa é preciso que a implementação dele se dê de forma planejada e organizada. Por isso, o primeiro passo do processo é analisar quais são as principais necessidades do seu negócio em relação a essa tecnologia.

Agora que você já sabe como Business Intelligence funciona e a relação que ele têm com a economia dentro dos negócios, deve se perguntar: qual a minha expectativa pra a implementação dessa solução? Que áreas do meu negócio poderiam se beneficiar de mais assertividade?

Fazendo algumas perguntas básicas você conseguirá definir o escopo do seu projeto de BI e encontrar o fornecedor certo para ajudá-lo com a implementação.

Defina prioridades

Para que um projeto de Business Intelligence funcione é preciso selecionar algumas áreas do negócio que tomarão a frente em um primeiro momento. Defina uma agenda de prioridades e estabeleça em que departamentos e processos o Business Intelligence será integrado primeiro.

O ideal é que nas fases iniciais de implementação do BI você escolha áreas de negócios que têm mais impacto financeiro na organização, como a produção ou o departamento de vendas. Assim, poderá aprender com a tecnologia e verificar seus benefícios a médio prazo.

Encontre uma solução de Business Intelligence

Há muitas soluções de Business Intelligence no mercado e, durante a implementação, você terá que encontrar aquela que melhor se adapta às necessidades do seu negócio. Procure por uma solução customizável, com baixa curva de aprendizagem e por um fornecedor que ofereça um bom suporte ao longo da implementação.

Essas características garantirão um sistema que poderá ser usado por todos os membros da sua organização e que se adaptará aos mais diversos processos de negócios. 

Para implementar BI com sucesso na sua empresa um passo é imprescindível: encontrar um fornecedor ou parceiro pronto para investigar as necessidades do seu negócio e determinar que tipo de solução funciona melhor para ele. 

Empresas como a Toccato têm experiência na área e conhecem bem os recursos disponíveis no mercado, por isso, oferecem consultoria e suporte para que a sua organização possa obter todos os benefícios do Business Intelligence, inclusive a redução de custos e aumento da economia.

Gostou de conhecer melhor a relação entre BI e economia? Entre em contato com o nosso time agora mesmo e implemente a solução na sua empresa!