O que é alfabetização de dados? Data Literacy é uma das disciplinas mais importantes nos ambientes de negócios da atualidade. Com o avanço do uso de dados para a tomada de decisão, muitas empresas estão sendo apresentadas com um desafio: a baixa data literacy dos colaboradores impede que elas se orientem por dados em mais áreas do negócio.

Quer entender melhor esse problema, como contorná-lo e quais os benefícios de uma boa alfabetização de dados na empresa? Continue a leitura!

O que é data literacy?

Alfabetização de dados é um conceito relativamente novo, que surgiu ao mesmo tempo que as empresas passaram a utilizar inteligência de negócios para tomar decisões melhores. Trata-se da ideia de que toda pessoa deve saber como tomar decisões com dados para conseguir exercer a sua função ao máximo.

Data literacy é ter conhecimento o suficiente para, no seu nível hierárquico, contribuir para que a organização chegue aos seus objetivos utilizando como principal ferramenta os dados que acumulou ao longo dos anos.

O uso do termo “alfabetização” dá ideia do quão importante o assunto é. Ser alfabetizado em dados é como ser alfabetizado em qualquer idioma. Uma habilidade que permite não só comunicar ideias melhor, mas também a ler e interpretar material de terceiros, como apresentações e relatórios baseados em dados.

Por que alfabetização de dados é importante?

Muitos aspectos dos negócios são influenciados por dados, de quantos produtos serão feitos em um período, até que clientes em potencial uma empresa deve atingir para obter resultados melhores. Por isso a alfabetização de dados é um assunto tão importante.

De acordo com um relatório da Deloitte, a maior parte das empresas enfrenta problemas na hora de utilizar dados da maneira correta. O mau uso dos conjuntos de dados é tão arriscado quanto o não uso deles. Ler um insight incorretamente pode comprometer os retornos de toda a organização.

Mas há muitos benefícios em alfabetização de dados. Confira algumas vantagens da data literacy nas empresas.

Marketing

De todos os departamentos da empresa, poucos podem se beneficiar de dados como os especializados em marketing. Os insights obtidos por meio da interação com clientes atuais da organização são extremamente valiosos para se traçar um perfil preciso do público-alvo do negócio. Essas informações, por sua vez, são valiosas na hora de identificar onde e quando anunciar, além de que mensagem passar para os consumidores.

Um departamento de marketing orientado por dados é um ativo para a sua empresa. Quando dados orientam campanhas o ROI delas aumenta e as chances de os consumidores certos serem atingidos por promoções e ofertas da sua empresa também.

Comercial e Vendas

O quão mais eficientes seriam os departamentos Comercial e de Vendas da sua empresa se eles apenas abordassem clientes em potencial prontos para dar o próximo passo? É possível conquistar isso com inteligência de negócios, mas antes é preciso aumentar a alfabetização de dados na organização.

Encontrar os clientes que estão a um clique de distância de uma compra concluída está ao alcance desses departamentos. Para isso, eles precisam ter domínio dos dados e utilizá-los para entender como pensa o consumidor e o que falta para ele tomar uma decisão.

Sua empresa pode ser muito mais competitiva quando esses dois departamentos se orientam por dados.

Financeiro

Todos os negócios estão em uma busca constante por oportunidades de utilizar melhor o orçamento e fazer mais com menos. Em geral, o departamento financeiro tende a se beneficiar da visualização de dados aprimorada que vem com o domínio de softwares e a alta da alfabetização de dados.

Visualizar como e quando o dinheiro da empresa se movimenta é estratégico para apontar soluções que reduzam o custo de fazer negócios. Por isso data literacy é tão importante para o departamento financeiro.

Operacional

As operações do negócio são avantajadas pelo uso de dados. Um dos grandes desafios dessa área é conseguir encontrar os gargalos que impedem que a empresa seja tão eficiente quanto possível. Alcançar mais eficiência operacional, por sua vez, é uma maneira de poupar e aumentar a lucratividade dos produtos sem precisar alterar o preço deles.

Com Business Intelligence e mais data literacy fica descomplicado para as organizações encontrarem seus problemas operacionais e reduzirem custos nas tarefas do dia a dia.

A automação é outra tecnologia que pode ajudar, mas é preciso saber que áreas e processos de negócios automatizar. Observar de perto os dados da empresa permitirá que você faça exatamente isso e com facilidade.

Produto

O seu departamento de produto é outro que pode se beneficiar de mais alfabetização de dados. Utilizando informações de clientes para se direcionar é mais fácil criar produtos com boa saída no mercado e manter a base de clientes satisfeitos.

Olhar para as dores do consumidor é essencial para se conseguir produtos aclamados como um iPhone. Quanto mais informados forem os membros da sua equipe de produto, melhores serão os resultados do seu negócio na prática.

Como promover a alfabetização de dados?

Pronto para ver todos os benefícios da alfabetização de dados aplicados ao seu negócio? Então, fique atento para essas dicas. Elas vão ajudá-lo a promover data literacy na empresa.

Estabeleça um plano

Dados são um diferencial competitivo para as empresas, mas que áreas do seu negócio mais podem se beneficiar deles? Priorize os profissionais desses setores no seu projeto de data literacy e faça um calendário para incluir os demais colaboradores da organização em fases distintas do seu programa de alfabetização de dados.

Avalie o panorama atual

Quantos dos seus funcionários já são alfabetizados em dados? Estimar o número deles vai ajudá-lo a criar um programa de ensino customizado às necessidades do seu negócio e que leva em consideração níveis diferentes de expertise no assunto.

Mudança cultural

Embora treinamentos possam ajudar, a alfabetização de dados exige uma mudança cultural. Enquanto uma empresa não começar a usar dados para tarefas do cotidiano será difícil garantir maior data literacy entre os colaboradores.

Segundo a Harvard Business Review, o uso de dados nas empresas está evoluindo e cada vez mais organizações buscam nos seus servidores informação para orientar as decisões do dia a dia. Promover a alfabetização de dados na empresa permitirá que o seu negócio se beneficie de todas as vantagens que citamos aqui e será um passo fundamental para elevar o nível de maturidade digital da sua marca.

E aí, gostou de entender melhor o conceito de alfabetização de dados, suas aplicações e o impacto que isso tem nos negócios? Comece a sua jornada em busca de data literacy agora mesmo e baixe nosso e-book “Manual para gerar dados dinâmicos e surpreendentes”.