Uma cultura de inovação adequada a cada empresa consiste em gerenciar vários fatores — competências, aspectos comportamentais, ambientes, processos, recursos e estratégias, por exemplo. Como em todo desafio complexo, o segredo consiste em segmentar e priorizar a abordagem.

O progresso tecnológico, as mudanças da economia, o aumento da oferta de crédito e a chegada de novos mercados são elementos que têm colaborado significativamente com o crescimento da competitividade das organizações.

Empresas que querem estar em permanente evolução precisam exercer um gerenciamento adequado de informações e processos. Para que isso aconteça, é fundamental a inserção da cultura da inovação nos processos operacionais e estratégicos da empresa.

Uma organização de sucesso deve ter uma cultura que propicie condições para o surgimento de diversas inovações ao longo do tempo. Caso não tenha uma, é altamente recomendável que se busque criá-la de forma direta e deliberada, pois isso não acontece por acaso.

Toda empresa deve compreender claramente a importância trazer novidades tanto de produtos quanto de processos, além dos seus benefícios em médio e longo prazos. A cultura da inovação deve ser comunicada de forma clara, consistente e frequente a toda a equipe de trabalho, não somente aos gestores.

Esses novos hábitos podem aumentar a capacidade tecnológica. Um valor positivo deve ser colocado na novidade — em quebrar a tradição e tentar algo novo, mesmo que seja de risco —, e ele deve ser sempre apoiado pela ideia de que a “verdade” ainda não é conhecida.

Com o grande aumento do uso da internet, especialmente das mídias sociais, há uma imensa quantidade de dados gerados que, quando processados e criptografados, podem trazer informações para contribuir com a tomada de decisões no negócio e a definição de estratégias.

Para saber mais sobre a cultura da inovação e como implementá-la na sua empresa, é só acompanhar o post que preparamos. Confira:

Como adotar a cultura da inovação na empresa?

Inserir uma visão inovadora na empresa nem sempre é fácil. Ela depende de vários fatores, como um ambiente favorável, pessoas criativas e sem medo de errar, recursos para pesquisas e uma interação muito próxima com o mercado e seus atores, de modo a perceber as oportunidades existentes.

A cultura da inovação está muito relacionada à equipe de trabalho, pois proporciona a base para o comportamento do grupo. Além disso, uma vez implantada e adquirida, ela vai influenciar os aspectos que dizem respeito ao modo como a empresa organiza suas atividades, proporciona soluções e define estratégias.

Assim, o desempenho das organizações não pode ser entendido sem considerar a cultura, uma vez que ela impacta significativamente o modo de trabalho de todos na organização, seja no ambiente organizacional, na estratégia e posicionamento de mercado, seja na gestão de tecnologia, de pessoas e de parcerias.

Ao ser adotada, a cultura da inovação pode assumir algumas dimensões de mudanças, por exemplo, nos produtos e serviços que uma empresa desenvolve e oferece, além dos mercados nos quais os produtos são introduzidos e na orientação do que a empresa faz.

Essas transformações vindas com a inovação podem ser incrementais ou radicais. Como inovação incremental, temos pequenas melhorias em produtos ou processos. Já a inovação radical aparece na introdução de um produto que antes não existia no mercado.

A análise de dados auxilia no acesso a ideias novas, sua implementação e aprendizado. Com a utilização de novas ferramentas tecnológicas, existe a possibilidade de automatização de processos, fundamental para a otimização do serviço desenvolvido. Ela garante maior eficiência, diminuição de riscos, aumento da produtividade dos seus colaboradores e, consequentemente, dos lucros.

Pensando nisso, separamos 4 vantagens da cultura da inovação que mostram porque é tão essencial acompanhá-la devido à grande competitividade e concorrência entre as empresas hoje:

1. Proporciona melhorias contínuas nos processos

A grande quantidade de melhorias nos processos operacionais e de gestão é considerada um dos maiores investimentos que a empresa pode realizar para integrar informações, acelerar a execução de processos, eliminar os erros, diminuir retrabalho, reduzir custos e auxiliar na tomada de decisões.

Quando se trabalha com grande volume de dados, é possível gerenciá-lo de forma automatizada e eficaz com a implantação de ferramentas tecnológicas adequadas.

2. Otimiza os resultados

Outro ponto que vale a pena citar é a potencialização dos resultados. Com todas as mudanças aplicadas, você consegue melhorar o desempenho dos processos ao promover ações que vão desde o nível operacional até o mais estratégico.

Com a inovação, é possível ajudar a organização a se adaptar às variações do mercado e alterações na legislação, além de ter um valor de mercado maior.

3. Redução de custos na operação

Os projetos de inovação promovem uma diminuição de custos nos processos, possibilitando que os recursos possam ser direcionados para outros investimentos estratégicos.

A inovação nos processos operacionais torna possível interrompê-los tão logo erros sejam percebidos; além disso, a documentação desse monitoramento gera fonte de aprendizado para novos projetos.

4. Aumenta a competitividade no mercado

Com as melhorias aplicadas, os benefícios obtidos e a possibilidade de aprimorar produtos e serviços ou desenvolver opções mais completas, você consegue fidelizar os clientes e atrair um público cada vez maior. Com a redução dos custos e desburocratização dos processos, a competitividade do negócio no mercado torna-se mais fácil de ser vencida.

Empresas que investem e desenvolvem uma cultura voltada para evolução tecnológica normalmente são mais preparadas para lidar com situações imprevistas, já que a prática de apresentar novas ideias permite que a equipe identifique soluções com maior agilidade.

Portanto, ao ser implementada na empresa, a cultura da inovação favorece o uso de recursos financeiros e humanos a seu favor, portanto deverá se tornar a filosofia permanente. Assim, tudo o que envolve a empresa deve ter como pano de fundo a cultura de inovação — desde os processos, produtos e serviços, até o tratamento dado aos clientes e aos colaboradores, de modo que essa postura seja percebida por todos.

E aí, pronto para investir em cultura da inovação em sua empresa? Para não perder mais nenhum conteúdo, siga-nos no Facebook e LinkedIn e fique por dentro das novidades!