4 desafios do setor supermercadista e como solucioná-los
Sobretudo, os principais desafios enfrentados pelo setor supermercadista são a previsão de demanda, a identificação de padrões de compra, o…
Fazer a escolha de uma solução de Business Intelligence adequada para o negócio é fundamental para gerar um diferencial competitivo em relação à concorrência. Ele auxilia gestores e empreendedores a tomar decisões mais estratégicas e certeiras, com o objetivo de tornar a empresa cada vez mais forte e sustentável no mercado.
No entanto, existem dezenas de ferramentas baseadas nessa inovação para ler dados em sistemas, compilar informações e gerar parâmetros altamente confiáveis. Para você que tem dúvidas na hora de avaliar qual a solução de BI mais adequada para a organização, listamos abaixo 20 critérios que devem ser considerados na escolha. Descubra!
A seguir, apresentaremos alguns aspectos que você deve avaliar para escolher a melhor solução para sua empresa.
Antes de pensar em selecionar uma solução de Business Intelligence, o executivo precisa fazer o seu dever de casa. Para isso, é preciso conversar com os profissionais da empresa, principalmente os que mais precisam dessa ferramenta ou contam com a tecnologia para aperfeiçoar seu trabalho, como os setores de TI, vendas, finanças e marketing.
Uma boa solução de BI deve ser de fácil implantação, além de oferecer simplicidade para monitorar e trabalhar com dados. Tais características são imprescindíveis para uma rápida adaptação da sua equipe e para a utilização com sucesso da ferramenta.
Para que funcione corretamente e forneça estatísticas e dados confiáveis, a solução escolhida deve ter acesso às informações das equipes de trabalho e usuários dos mais diversos níveis hierárquicos.
Esse conceito também é válido para o seu ramo de atuação, que deve ser constantemente avaliado pelo BI. Esse processo tem o objetivo de oferecer referências sobre seu público-alvo, para promover a inovação e atender às suas demandas.
Durante a implementação da inteligência de negócios é preciso personalizar determinadas funções, considerando as particularidades de cada companhia. Isso permite uma usabilidade mais interativa da ferramenta.
Entretanto, cada caso deve ser analisado individualmente, já que as funcionalidades essenciais para um segmento de mercado podem não ser tão importantes para outro ramo de atuação.
Atualmente, gerentes e empreendedores não têm tempo disponível para realizarem o monitoramento, de forma presencial, dos resultados fornecidos pelo Business Intelligence. E é nesse quesito que a mobilidade corporativa faz toda a diferença.
Portanto, é necessário investir em uma ferramenta que ofereça disponibilidade em dispositivos móveis, para que se possa ter acesso a gráficos e tendências a partir de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias da semana.
De nada adianta ter uma solução de BI fantástica se a fornecedora dos serviços não oferece a assistência devida para a empresa. Esse serviço deve englobar desde sua implementação e treinamento até a correção de possíveis bugs.
Por isso, é indicado buscar determinada marca que seja referência no mercado e possa oferecer todas as funcionalidades que o empreendimento precisa para crescer e se destacar, além de prestar consultoria sempre que necessário.
A ferramenta adotada pela empresa deve ter garantia de disponibilidade por parte da fornecedora, pois a sua falta pode representar a perda de ativos importantes para a organização.
Outra grande preocupação é com a segurança das informações corporativas. Esse aspecto deve ser previsto em contrato, para que o negócio se proteja de ameaças virtuais e ataques externos, mantendo a confiabilidade do sistema.
Empresários e gestores de negócio devem se atentar ao fato de que, embora as soluções de Business Intelligence sejam bastante avançadas e contem com uma tecnologia ímpar, é necessário que elas sejam otimizadas e totalmente automatizadas, para evitar intervenções equivocadas e erro humano.
Dessa forma, ela consegue ser ainda mais confiável, autônoma e benéfica para o negócio.
Ao escolher a ferramenta para o seu empreendimento, deve-se analisar junto ao fornecedor do serviço a necessidade de sua manutenção periódica.
Por mais inteligente e autônomo que o BI seja, sua infraestrutura e sistemas que trabalham em conjunto precisam passar de tempos em tempos por revisões e atualizações, garantindo seu funcionamento correto, sem travamentos nem erros.
Por mais que a corporação escolha um sistema robusto, capaz de suprir todas as suas demandas, não existe uma solução 100% perfeita.
Portanto, converse com o fornecedor de serviços e coloque em pauta todas as possíveis limitações da plataforma, para que se possa criar um plano de contingência no caso de falhas ou em algum tipo de instabilidade.
Para que o Business Intelligence cumpra suas funções e traga benefícios reais para a organização, nada disso é possível se o time de TI não for eficiente e conhecer bem a ferramenta.
Justamente para manter a qualidade dos serviços, recomenda-se uma avaliação periódica dos colaboradores do setor, treinamentos e um feedback individual. Assim cada pessoa sabe quais são seus pontos fortes e aqueles que ainda precisam ser aprimorados.
Trata-se de uma funcionalidade que oferece maiores níveis de segurança à empresa, já que define o acesso ao BI de acordo com a hierarquia do colaborador.
Na prática, isso significa que o setor de marketing, por exemplo, visualiza as informações que competem apenas a ele. O mesmo é válido para os demais setores, mantendo a inteligência de negócios sobre total controle.
São processos absolutamente importantes para compor as métricas extraídas pelas ferramentas de Business Intelligence. Dessa forma, pode-se chegar a análises mais precisas, contribuindo para uma tomada de decisões lógica e estratégica, definindo o que é mais relevante e prioritário para a empresa.
Uma ferramenta de inteligência de mercado eficaz deve ser capaz de processar e compilar informações provenientes dos mais diversos tipos de bancos de dados, como logs, cloud, redes sociais, Excel etc.
Além disso, ela deve comportar dados semiestruturados e estruturados, para funcionar conforme esperado e oferecer uma análise de tendências.
Os painéis de controle devem ser personalizados de acordo com o porte e as necessidades dos usuários. O ideal é apresentar as informações, de maneira organizada, em um ambiente visual, de forma simples e intuitiva.
Soluções de Business Intelligence que permitem o uso de modelos padronizados de templates são mais interessantes para o negócio. Dessa forma, você tem a possibilidade de trabalhar com maior personalização sem perder dados relevantes, permitindo a utilização de relatórios gerenciais personalizados.
Os sistemas de BI de maior qualidade oferecem amplas possibilidades para a formatação de dados, seja por meio de tabelas, gráficos, infográficos ou planilhas. Como cada caso exige uma análise individualizada, o ideal é visualizar as informações sob diversos ângulos.
Uma ferramenta de BI de qualidade deve apresentar agilidade na hora de mostrar dashboards, além de sincronizar informações de maneira inteligente, em tempo real. Assim, quanto maior a velocidade, melhor.
Quem nunca ficou preso até tarde no escritório para concluir um trabalho urgente sabe o quanto esse quesito é valioso. Por isso, é desejável que as soluções de BI ofereçam a possibilidade de otimizar atividades rotineiras e de fazer o agendamento de relatórios.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre o tema, o mais indicado é conversar com o fornecedor em relação a todos os pontos acima mencionados e fazer testes, para verificar se a ferramenta escolhida é realmente a mais apropriada para o empreendimento.
Provavelmente suas impressões serão positivas em termos de eficiência, qualidade e agilidade, fazendo com que sua implementação completa seja apenas uma questão de tempo!
Agora que você já conhece 20 estratégias para encontrar a melhor solução de Business Intelligence para o seu negócio, deve estar se perguntando: como esse recurso pode ser aplicado na minha empresa? Muitas indústrias hoje utilizam BI para tomar decisões mais acertadas, da indústria farmacêutica ao varejo.
Nos tópicos abaixo, mostramos para você como cada um desses negócios aplica a solução e que benefícios obtém com ela. Confira!
A indústria farmacêutica enfrenta um desafio constante: garantir que seus estoques estão adequados à demanda do mercado e que mercadorias não vão vencer nas prateleiras. Para lidar com o problema, ao longo dos anos, as empresas líderes do setor utilizaram múltiplas estratégias, mas nenhuma delas teve influência maior na gestão de estoque do que o Business Intelligence.
Com soluções de BI, a indústria pode minimizar tanto o risco de produzir mais do que precisa quanto o de vender por engano um produto vencido. Os softwares, porém, ainda trazem outros benefícios para a gestão dessas organizações, como o controle de patentes.
Outro uso bastante interessante do Business Intelligence na indústria farmacêutica é para a seleção de promotores de marca (médicos que receitam os produtos que uma determinada empresa comercializa). Com uma solução de BI, fica mais fácil identificar quais são os representantes ideais, que devem receber atenção especial da equipe de vendas para aumentar a pregnância de determinada medicação em um mercado.
Equipes de Marketing foram algumas das primeiras a ver o valor em se utilizar uma solução de Business Intelligence. Trabalhando com dados, esses times conseguem entender melhor o consumidor e o que faz com que ele tome a decisão de compra. Isso faz com que o recurso seja bastante valioso para a criação de campanhas com altos níveis de conversão.
As empresas de telecomunicações também se valem do Business Intelligence para se tornarem mais competitivas e eficientes. Na indústria, que produz um enorme volume de dados, o recurso é utilizado para que essas informações sejam absorvidas pelo negócio e utilizadas com a menor margem de erro possível.
Como se trata de um setor em que pequenas diferenças na oferta de produtos e serviços têm um grande impacto na conversão de consumidores, as telecoms precisam de insights para não perderem tempo com decisões equivocadas. Utilizando soluções de Business Intelligence, elas conseguem antecipar as necessidades do cliente e trabalhar em estratégias de aquisição e retenção diferenciadas.
O varejo é outro grande beneficiário do Business Intelligence. A solução é utilizada por varejistas da gestão de estoque até a gestão financeira. Além disso, pode fazer parte de outras tarefas essenciais para o sucesso dos negócios como o planejamento de comunicação e a avaliação de rentabilidade de cada loja.
O BI ajuda a manter os estoques repostos, assegura que não há excessos, ajuda a organizar a cadeia logística do empreendimento, melhora o relacionamento com fornecedores e permite que se acompanhe as metas importantes para o sucesso do negócio bem de perto. Ele faz com que seja mais fácil compreender o desempenho da organização e encontrar as oportunidades de torná-la mais eficiente.
Vale ressaltar que a escolha de uma solução de Business Intelligence que trará bons resultados para o seu negócio deve ser feita de maneira planejada, com o auxílio de um fornecedor competente. Além disso, deve contar com um gestor com uma excelente visão de negócios, para apostar na melhor opção para as suas necessidades.
Com essas dicas, você pode escolher com mais objetividade a solução de Business Intelligence ideal para a empresa, não é verdade? Então, aproveite e baixe agora mesmo o e-book sobre como gerar análises de dados dinâmicas surpreendentes e continue se aprofundando ainda mais sobre BI.
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