Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
Conheça os relatórios gerenciais personalizados e seus benefícios

Conheça os relatórios gerenciais personalizados e seus benefícios


No dia a dia de uma empresa, os relatórios gerenciais são importantes porque proporcionam uma administração organizada e eficaz. Eles auxiliam na gestão dos processos e ainda são imprescindíveis nas tomadas de decisão, uma vez que geram resultados significativos e isso altera o rumo do planejamento estratégico.

Vale acrescentar que o cenário econômico atual do Brasil pede um pouco mais de atenção nesse quesito. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos dois anos o número de empresas ativas diminuiu consideravelmente. Ou seja, mais empresas fecharam as portas nesse período.

O que isso tem a ver com os relatórios gerenciais? Na verdade, tudo. Principalmente porque esse tipo de ferramenta ajuda o gestor a conduzir melhor os processos empresariais, sobretudo em um contexto de instabilidade econômica.

Neste artigo apresentamos o conceito de relatórios gerenciais e ainda destacamos alguns dos seus benefícios. Quer ficar por dentro? Então continue a leitura e veja como isso pode ser útil na sua empresa.

O que são relatórios gerenciais?

Em linhas gerais, são documentos que contêm informações relevantes acerca dos procedimentos organizacionais. Logo, são mais do que simples planilhas e gráficos, já que proporcionam uma visão sistemática sobre as tendências e a trajetória corporativa.

Os elementos de análise são buscados dentro e fora do ambiente corporativo, a fim de que isso gere respostas indispensáveis para a empresa. No entanto, o resultado do cruzamento de dados só é eficaz se as referências contidas nesse balanço forem corretas, objetivas e atuais.

O que os relatórios gerenciais personalizados devem conter?

A criação da metodologia é outro ponto que merece ser considerado, porque apesar da grande quantidade de dados, nem todos eles são necessários, a depender do momento. Essa relação do que é importante tem muito a ver com o objetivo a ser traçado.

A responsabilidade de elaborar esse tipo de material exige conhecimento e cautela, já que essas formulações geram grandes impactos dentro e fora da empresa. Portanto, os relatórios personalizados vão ao encontro daqueles que precisam da ajuda de especialistas no assunto.

Não basta apenas traçar os objetivos e esperar que todo o emaranhado de informações seja transformado em resoluções estratégicas. Nesse ponto, as ferramentas com sistemas inteligentes devem ser levadas em conta, uma vez que são engenhosamente estruturadas para produzir resultados eficientes.

Um bom exemplo de método certamente leva em consideração algumas etapas fundamentais, como:

  • definição do escopo do documento;

  • escolha das fontes de onde os dados serão coletados;

  • análise global e micro das informações;

  • verificação de pontos fracos e fortes;

  • criação do relatório.

Como é um relatório gerencial na prática?

Ele deve ser o mais conciso possível, porque o excesso de dados tende a levar ao erro e à falta de clareza. Portanto, é importante que o material seja claro e bem escrito, a fim de facilitar a leitura de dados, tendências e indicadores.

Normalmente a lista de intenções tende a focar em áreas como controle, finanças e orçamento, mas isso não é determinante, pois os relatórios gerenciais também podem ser usados para avaliar condições diversas, entre as quais:

Quantidade de vendas

Avalia o volume de vendas e ainda qualifica os clientes — os que mais compram, aqueles que não compram há um tempo, custo por cliente etc. Com esse objetivo, você também classifica os produtos e pode, por exemplo, descobrir qual é o item mais vendido em determinado período.

Qualidade

Nesse tipo de relatório são medidos resultados de vistorias, linha de produção, inspeções e auditorias.

Web

Com esse diagnóstico é possível saber quantas pessoas acessaram o site e clicaram em determinados produtos, além de verificar o engajamento, as visualizações e o posicionamento nos mecanismos de busca.

Contábil

Registra e verifica as informações financeiras como fluxo de caixa, contas a pagar e faturamento.

Custos

O foco desse material está na eficiência operacional, pois a administração voltada para a redução de custos fixos e variáveis é fundamental para o desenvolvimento corporativo.

Produtividade

Possivelmente você já ouviu dizer que “tempo é dinheiro”, certo? Pois bem! Os relatórios de produtividade destacam a média de tempo empregada pelos colaboradores na execução das tarefas. Dessa forma é possível identificar a atividade em que eles gastam mais tempo, e você tem a oportunidade de realocar estrategicamente o corpo operacional.

Orçamentário

Esse modelo traz projeções das despesas. Assim, os gestores acompanham de forma atualizada os eventos financeiros da organização.

Independentemente da situação, é imprescindível que os relatórios gerenciais sejam objetivos e práticos. Isto é, que se comuniquem adequadamente com o público-alvo.

Qual é a importância dos relatórios gerenciais personalizados?

O primeiro ponto certamente tem a ver com a adaptação à realidade específica do negócio. Afinal de contas, o que funciona para um, não necessariamente tem que dar certo para o outro.

Além disso, o serviço personalizado melhora a percepção da organização, revelando qual é, de fato, o seu lugar no mercado. Os benefícios de investir nesse tipo de inteligência gerencial vai além, pois o gestor consegue ter mais segurança ao lidar com determinadas informações, sobretudo quando isso tem relação com a gestão de riscos.

Isso também é ótimo para agrupar todas as informações em um único sistema, aumentar a produtividade da equipe, ganhar tempo, ter uma visão clara das demandas, ampliar as possibilidades de lucro e pensar no desenvolvimento de produtos.

Por que vale a pena buscar o apoio de especialistas?

Cada empresa exige um tipo de solução, por isso, contar com a expertise de um profissional do ramo ajuda a ampliar os horizontes. Nessa busca pela adequação não existe fórmula pronta, mas autoconhecimento, estudos de mercado e treinamentos, que retornam em forma de segurança, produtividade, satisfação e lucratividade.

O conhecimento aliado à tecnologia pode transformar o ambiente organizacional para melhor. Afinal, esses elementos são primordiais quando se trata de vantagem competitiva. Então, se o cenário econômico no Brasil ainda não é dos melhores, os relatórios gerenciais surgem com a proposta de suporte para manter as portas das empresas abertas.

Você percebeu a importância dos relatórios gerenciais? Viu como isso pode ajudar a sua empresa a atingir limites mais altos? Quer saber mais a respeito? Então entre em contato conosco!

Artigos relevantes

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados


Entre prateleiras repletas e corredores movimentados, se esconde um desafio para todo varejo: entender e satisfazer o consumidor moderno, que…

Leia mais
Transformação corporativa: WAM e Toccato elevam o BI com Qlik

Transformação corporativa: WAM e Toccato elevam o BI com Qlik


Você já parou para pensar no poder que os dados têm para impulsionar o crescimento e a eficiência da empresa…

Leia mais
Tudo sobre o novo curso: Analisar Dados no Qlik Sense

Tudo sobre o novo curso: Analisar Dados no Qlik Sense


Tudo sobre o novo curso: Analisar Dados no Qlik Sense Primeiramente, de você é daqueles que está sempre em busca…

Leia mais

Calcule a sua maturidade em dados