Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
Entenda como a georreferência melhora a tomada de decisão

Entenda como a georreferência melhora a tomada de decisão


Dados detalhados ajudam uma empresa a ter maior profundidade no entendimento sobre suas atividades e resultados. Muito dessas informações passa pela necessidade de precisão ao saber, por exemplo, onde está baseado o seu consumidor. Para isso, a tecnologia de georreferência se faz fundamental, especialmente para guiar a tomada de decisão estratégica.

Estar à frente dessas definições do futuro da empresa nunca é fácil, já que os próximos resultados estarão associados às escolhas que foram feitas. No entanto, as informações ajudam a trazer cenários concretos e mais fáceis de serem identificados. O georreferenciamento é mais um desses dados que tornam o horizonte mais claro para os gestores.

Neste post falaremos mais sobre a georreferência e de que modo ela guia decisões em uma empresa. Confira!

A tecnologia de georreferência e no que ela consiste

A georreferência é uma tecnologia que está totalmente presente no cotidiano de muitas pessoas, já que se trata de um serviço de posicionamento. Trata-se simplesmente de reunir informações relacionadas à localização e, então, disponibilizar de maneira mais precisa, indicando, por exemplo, estados e cidades nos quais o usuário em questão se encontra.

No caso do uso por empresas, a georreferência é uma importante possibilidade para companhias que trabalham com dados relacionados ao mercado e ao consumidor. Nesse cenário, essa tecnologia dará suporte para identificar, basicamente, de onde as pessoas estão consumindo o que você vende.

A partir dessa base, é possível detalhar ainda mais os dados coletados nesse processo comum, sempre feito com o suporte de uma ferramenta de BI. Em dashboards detalhados, as informações estarão sempre atreladas a mapas, facilitando o entendimento de como consumidores de diferentes regiões interagem com a sua empresa, inclusive em conversões, ou seja, vendas.

O uso da georreferência na análise de dados

Ter toda essa informação de georreferenciamento, no entanto, só se torna algo realmente relevante quando se sabe o que fazer com ela. A gestão baseada em dados não é nenhuma novidade para as empresas de ponta e, nesse caso, o posicionamento geográfico será apenas mais uma camada aprofundada de informações estratégicas.

A partir a análise dos dados geográficos vantagens realmente competitivas podem ser obtidas na hora de posicionar seus produtos no mercado. Mais do que isso, os dados servem para direcionar ações de marketing, tendo mais precisão e resultados de destaque. Veja a seguir como a georreferência pode ser fundamental na tomada de decisões!

Identificação de resultados de vendas em regiões

Há diferentes níveis de camadas de informações gerenciadas por uma empresa que sabe como usar seus dados. O BI pode ajudar a detectar o posicionamento das vendas com um mapa detalhado e que indica de onde vêm os melhores resultados de saída de produtos e serviços.

Essas informações trazem dados precisos em relação aos resultados, ou seja, o faturamento que a empresa conseguiu em cada lugar, sempre considerando regiões, estados, cidades e, até mesmo, bairros. Cabe a cada organização fazer a sua análise de acordo com o aprofundamento que quiser.

Constatação de saída de produtos em cada local

A georreferência também ajudará a entender quais produtos e serviços fazem mais sucesso nesses locais, o que é um dado que dá suporte para conhecer melhor o perfil do consumidor por área. É um detalhamento que, naturalmente, precisa vir acompanhado de uma análise mais interpretativa. Os dados, por si só, não são suficientes para indicar tendências.

Se em determinada região há um volume relevante de vendas de um produto mais caro, naturalmente pode haver a percepção de que ali há maior poder de compra. A partir disso, há várias maneiras de explorar a tomada de decisão, como aumentar a publicidade e direcionar ações de marketing específicas para a localização.

Análise do ticket médio nessas regiões

A informação do quanto essas pessoas gastam também pode ser um bom indicador. O ticket médio não diz, necessariamente, se o poder de compra é alto, mas mostra que na região há uma clientela fiel e que consome de forma recorrente. Isso significa que nesses locais estão pessoas engajadas com a marca e que estão prontas para receber mais produtos.

A partir desse detalhamento de informação, indicar novas estratégias se torna mais fácil, já que existe o entendimento de que há um consumo elevado na área.

O impacto dos dados da georreferência na tomada de decisões

Os dados de georreferência são o ponto de partida para a tomada de decisões estratégica, sempre pensando em como a empresa pode ter resultados ainda melhores e se desenvolver. Informações de localização ajudam a entender o comportamento e os hábitos de pessoas em diferentes regiões.

Diante dessa base, o conhecimento se torna mais amplo e os dados coletados são transformados em informações precisas. A partir disso é possível direcionar decisões de maneira mais precisa e objetiva. Veja como a georreferência impacta as escolhas!

Decisões que potencializam vendas

Dados sobre vendas geram maior potencialização de vendas. Esse caminho é quase que natural, mas é muito fácil de ser entendido. Se você sabe onde estão seus clientes, automaticamente pode trabalhar para que nessas regiões se mantenha esse ambiente mais propício a gerar bons resultados.

Gestores, a partir dessas informações, podem trabalhar para que os resultados sejam potencializados e alcancem as metas mais rapidamente. Isso é possível quando há um georreferenciamento preciso e eficaz.

Ofertas mais precisas de itens e serviços

As informações sobre vendas baseadas em posicionamento geográfico são detalhadas ao ponto de oferecer a clareza sobre o que exatamente é mais vendido nessas áreas. Se há essa percepção, automaticamente é muito mais fácil de trabalhar em uma logística eficaz.

No trabalho com distribuidores, por exemplo, é possível potencializar a entrega de volumes específicos para a venda, focando naqueles que têm maior procura do consumidor. Quem trabalha com serviços também podem dar atenção extra ao que é preferido pelo público de determinada região.

Ações de marketing estratégicas

O marketing é fundamental e pode ajudar qualquer empresa a fortalecer sua marca, se manter próxima dos clientes e também a vender mais. Especialmente hoje, com as ferramentas de automação de marketing digital, a georreferência é fundamental para ganhar em precisão.

Se você sabe onde está o seu consumidor, automaticamente pode planejar campanhas segmentadas para essas regiões. Isso gera melhor aproveitamento do orçamento de marketing, além de aumentar a precisão das campanhas, gerando mais conversões.

A georreferência é uma tecnologia ampla, mas que pode ter um potencial muito interessante quando aplicada em vendas e em conhecimento de consumidor. São dados valiosos que, se entendidos bem, podem se transformar em resultados de ponta!

Aproveite e confira 5 dicas essenciais para a tomada de decisão na sua empresa!

Artigos relevantes

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados


Entre prateleiras repletas e corredores movimentados, se esconde um desafio para todo varejo: entender e satisfazer o consumidor moderno, que…

Leia mais
Transformação corporativa: WAM e Toccato elevam o BI com Qlik

Transformação corporativa: WAM e Toccato elevam o BI com Qlik


Você já parou para pensar no poder que os dados têm para impulsionar o crescimento e a eficiência da empresa…

Leia mais
Tudo sobre o novo curso: Analisar Dados no Qlik Sense

Tudo sobre o novo curso: Analisar Dados no Qlik Sense


Tudo sobre o novo curso: Analisar Dados no Qlik Sense Primeiramente, de você é daqueles que está sempre em busca…

Leia mais