No passado, tecnologia e vendas não era uma associação possível. De fato, os vendedores contavam com poucos recursos para auxiliar o seu trabalho.

Assim, muitos equívocos eram cometidos. Além disso, havia uma limitação no alcance das vendas e diversas oportunidades eram perdidas.

Hoje, muitas ferramentas podem nos auxiliar. O grande problema é que muitos vendedores ainda estão presos ao passado. E, assim, continuam cometendo os erros de antigamente.

Quer evoluir e explorar todo o potencial da tecnologia na sua empresa? Então siga com a leitura deste artigo e saiba como!

Como era o mundo das vendas antes da tecnologia?

Se voltarmos umas cinco décadas, encontraremos um tempo em que o caderninho de anotações de mercearias eram comuns.

Além disso, todos os controles de vendas eram manuais — controle de caixa, investimentos, economias e todos os outros processos precisavam de papel e caneta para tomar nota.

De fato, o vendedor da época não contava com as facilidades do computador, celular ou outros dispositivos tecnológicos. E isso restringia o relacionamento com clientes: a cada comunicação necessária, o vendedor tinha que se deslocar ao encontro do consumidor.

O mesmo cenário era válido para o seu alcance comercial: o vendedor só conseguia atuar até onde ele pudesse chegar — geralmente a pé.

Por isso, o vendedor precisava variar os produtos que comercializava, uma vez que focar em um segmento de mercadorias restringiria ainda mais as suas oportunidades. Assim os caixeiros viajantes faziam a sua vida!

Como você pode perceber, esse não era um tempo fácil. Muitos erros eram cometidos pela dificuldade de comunicação e gestão das tarefas.

Para a nossa sorte, vivemos em uma época em que a tecnologia nos ajuda a interagir com os clientes, controlar as operações e melhorar as nossas vendas.

Mas será que todo esse potencial é explorado? Falaremos sobre isso nos próximos tópicos do texto.

Tecnologia e vendas: como aumentar a produtividade?

Uma empresa que não se abre a novas tecnologias dificulta o trabalho da equipe comercial. Isso porque as pessoas estão cada vez mais inseridas no mundo digital e, como sabemos, o vendedor precisa estar onde o seu cliente está — essa é uma verdade que reina absoluta desde os tempos do caixeiro viajante.

Assim, é importante incentivar que os vendedores estejam cada vez mais conectados. Além disso, a tecnologia é uma grande aliada para aumentar a produtividade e acelerar os resultados.

Na sequência, falaremos de alguns processos que podem ser otimizados por meio da tecnologia.

Gestão de leads eficiente

Ao passar dos anos, o ciclo de vendas evoluiu. Hoje, o vendedor tem uma grande quantidade de dados para analisar — e a tendência é aumentar cada vez mais o volume, à medida que vivemos no período da informação.

No entanto, nem todos os vendedores sabem o que fazer com tantas informações. Assim, um sistema de gestão de leads é uma das facilidades que a tecnologia nos trouxe.

Por meio de uma plataforma que organiza os dados, o trabalho é otimizado desde o primeiro contato com o cliente, facilitando — e muito — o trabalho do vendedor.

Automação de Marketing

Um grande problema enfrentado pelo vendedor é ter que interromper suas atividades a cada vez que o cliente envia uma pergunta sobre determinado produto ou serviço. Ou até mesmo dedicar tempo com o disparo de e-mails individuais para uma lista de contatos a fim de avisar sobre uma nova oferta ou lançamento.

Para solucionar esses problemas, a tecnologia nos brinda com a automação de marketing que realiza as tarefas supracitadas de maneira automática. A seguir, veja algumas funções das plataformas de marketing:

  • disparo de e-mails automático — nutrição de leads;

  • criação de landing pages e páginas web;

  • automação do funil de vendas;

  • configuração de respostas padrão para perguntas e ações frequentes.

E, assim, é possível aumentar a demanda do time comercial com poucos recursos humanos e financeiros no setor de marketing.

Gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM)

A evolução das ferramentas de CRM nos possibilita encontrar soluções tecnológicas extremamente intuitivas, acessíveis e fáceis de usar.

Assim, uma ferramenta de CRM eficiente possibilita ao gerente de vendas personalizar e implementar a sua utilização e o dashboard gerencial.

Entre os diversos benefícios do gerenciamento de relacionamento com cliente, podemos destacar os dois principais:

  1. Gerenciamento das informações — centralizadas e estruturadas — a respeito de clientes e das atividades relacionadas a ele.

  2. Redução de processos manuais — que são sujeitos a erros e desperdício de tempo e dinheiro.

Como encontrar e reter mais leads?

Muitas empresas desenvolvem diversas ações promocionais nas mídias sociais sem uma estratégia de captação de contatos. O resultado é que elas conseguem várias curtidas e interações com as pastagens. No entanto, a taxa de leads é efetivamente baixa.

E agora, como solucionar este problema? Bem, existem muitos outros canais eficientes para obtenção de leads. Acompanhe algumas formas utilizadas pelo Marketing de Conteúdo:

  • blogs;

  • e-books;

  • redes sociais;

  • vídeos;

  • infográficos;

  • landing Pages;

  • webinars.

A dica é fornecer conteúdos relevantes gratuitamente em troca do endereço de e-mail do usuário. Posteriormente, você trabalhará essa base de contatos no funil de vendas para gerar oportunidades de negócios para a sua empresa.

Por que usar a internet para vender mais?

Por último, cabe destacarmos a internet, no geral, como uma evolução tecnológica capaz de alavancar os resultados das vendas.

Não há dúvidas de que a Web complementa e até substitui a venda direta (porta em porta ou abordagens pessoais) e indiretas (lojas físicas). E, assim, passa a ser o principal canal de vendas da atualidade — além de contribuir com a redução de custos de estoque, abertura e manutenção de lojas físicas, salários de funcionários e deslocamentos em busca de clientes.

Como vimos, a tecnologia pode ajudar o vendedor a melhorar os resultados e reduzir custos. Por isso, é chegada a hora de modernizar a sua empresa e evitar os erros do passado.

Gostou deste artigo? Entendeu como tecnologia e vendas podem se aliar para trazer soluções mais assertivas para o seu negócio? Então compartilhe este post nas redes sociais para que a sua equipe comercial e amigos se inspirem!