4 desafios do setor supermercadista e como solucioná-los
Sobretudo, os principais desafios enfrentados pelo setor supermercadista são a previsão de demanda, a identificação de padrões de compra, o…
BI e gestão pública combinam? Quando pensamos em instituições como os governos raramente associamos as palavras eficiência, economia e dinamismo a eles. Mas, nos últimos anos, a administração pública está se modernizando em todas as partes do globo e isso já tem causado impactos em como é feita a gestão das cidades mesmo aqui no Brasil.
Quer saber como o Business Intelligence é utilizado nas instituições públicas, entender os benefícios para a população e descobrir se vale a pena investir em um software de BI para a prefeitura da sua cidade? Continue a leitura e descubra a resposta para todas essas perguntas!
As prefeituras enfrentam muitos desafios complexos, mas nenhum deles é tão extenso quanto a administração do orçamento. O BI na gestão pública vem sendo utilizado, principalmente, para descomplicar a análise de dados no município e garantir eficiência financeira para as cidades.
Os sistemas compilam todos os dados de arrecadação e gastos em um determinado local e geram insights que ajudam secretários e prefeito a se manterem a par dos gastos anuais e em conformidade com a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Como um sistema de BI ajuda a prefeitura do seu município na prática? Confira algumas das possibilidades para esse recurso na gestão pública.
A gestão orçamentária é a disciplina que garante que os recursos disponíveis pelas prefeituras serão utilizados da maneira mais inteligente possível. Com Business Intelligence, entender os dados do seu município e como melhor atender as demandas da população fica mais fácil graças a visualização de dados.
Uma das melhores maneiras de fazer com que a captação de recursos do município não seja desperdiçada é cortando gastos supérfluos. Mas prefeituras são estruturas complexas e encontrar oportunidades de corte de custos é uma tarefa bastante difícil.
Com um sistema de BI, identificar gargalos que prejudicam a conclusão de projetos importantes para o município será tarefa muito mais fácil.
Municípios precisam estar em conformidade com leis federais e estaduais a respeito da origem de recursos e da distribuição deles. Administrar quanto é gasto em cada departamento com um software de BI facilita o cumprimento das leis e garante legalidade e legitimidade para a administração.
Não são só os processos feitos pela administração pública que se beneficiam do Business Intelligence. A população pode notar uma série de melhorias quando esse recurso é aplicado pelas prefeituras. Descubra algumas delas.
Prefeituras que apostam em recursos de BI são mais eficientes no cumprimento das suas funções. Elas conseguem administrar melhor o orçamento e, por isso, investir em áreas importantes da cidade. A satisfação com o governo aumenta e a eficiência das políticas públicas também.
O descontrole orçamentário gera mais problemas do que apenas dívidas para o município. Para correr atrás do prejuízo muitos governos precisam aumentar a arrecadação utilizando para isso a burocracia.
Uma prefeitura que tem controle dos gastos não precisa se valer de processo semelhante pois consegue estruturar melhor suas ações.
No Brasil, o Business Intelligence vem sendo aplicado na administração pública em diferentes esferas do governo. Sistemas de apoio a tomada de decisão estão trazendo ganhos de resultado para prefeituras e autarquias em todo o país. Ferramentas como o BI Prefeituras, criadas exclusivamente para o uso na gestão pública, são uma novidade para a qual devemos ficar atentos, já que elas foram feitas considerando as necessidades deste setor.
Nos tópicos abaixo você entende melhor como funciona o BI Prefeituras e que benefícios ele oferece para a administração pública. Confira!
O BI Prefeituras é uma ferramenta de gestão ágil, que leva para o serviço público benefícios que o setor privado já obtém há anos utilizando os recursos de Business Intelligence.
A ferramenta permite o controle unificado de dados relevantes sobre o município e, por causa disso, poupa muito tempo nas tarefas de gestão. Encontrar um dado ou orçamento e analisar os gastos históricos em um setor é uma atividade que pode ser feita em alguns cliques, sem a burocracia de procurar por informação em múltiplos departamentos.
Dentre os benefícios do BI Prefeituras, a visualização clara de dados complexos é provavelmente o maior deles. Prefeituras lidam com muitos indicadores no dia a dia e ter uma plataforma em que todos eles estão centralizados e são atualizados em tempo real faz toda a diferença na tomada de decisão.
O sistema, quando conectado aos softwares legados e planilhas utilizadas para controle nas prefeituras, facilita a visualização de indicadores e metas com gráficos simples e intuitivos.
O cumprimento da legislação é uma prioridade para que um sistema de BI funcione bem para uma prefeitura. Com o BI Prefeituras você consegue monitorar em real time indicadores para que os gastos do município não ultrapassem a Lei de Orçamento Anual prevista. A qualquer momento é possível consultar quanto já foi empenhado nas necessidades da cidade e descobrir que áreas mais consumiram recursos.
Não há nada mais valioso para uma prefeitura do que manter as promessas feitas a população. O BI Prefeituras considera isso uma prioridade e contribui para o avanço da agenda pública com um claro acompanhamento de gastos.
Quando utilizado pelas equipes governamentais, o sistema garante que os projetos prioritários no plano de governo serão endereçados sem comprometer o orçamento nem colocar a Lei de Responsabilidade Fiscal em cheque.
O BI na gestão pública é uma novidade interessante que tem revolucionado o resultado de prefeituras em todo o Brasil. No futuro, podemos esperar que essa tecnologia e outras, como Inteligência Artificial e Machine Learning, se tornem protagonistas no cenário de gestão e ajudem municípios de diferentes portes a lidarem com desafios complexos.
Gostou de ver como é possível utilizar o Business Intelligence (BI) na gestão pública? Pronto para ver os benefícios dessa ferramenta na sua administração? Entre em contato com a nossa equipe e conheça melhor o BI Prefeituras.
Sobretudo, os principais desafios enfrentados pelo setor supermercadista são a previsão de demanda, a identificação de padrões de compra, o…
No setor supermercadista, a BI é capaz de aprimorar a previsibilidade financeira, fortalecer relações com fornecedores e oferecer uma visão…
DaaS leva o gerenciamento de dados para a nuvem, possibilitando o processamento e integração de dados de várias fontes e…
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.
Calcule a sua maturidade em dados