Você já ouviu falar em desenvolvimento ágil? O desenvolvimento ágil, também conhecido como Agile, é um conjunto de metodologias que incentivam a comunicação entre os membros de uma organização e a interação constante entre programadores e designers para a criação de soluções mais integradas.

Do cliente aos técnicos de infraestrutura, todos devem estar envolvidos para que um projeto ágil seja bem-sucedido. Nos últimos anos, essa maneira de desenvolver software ganhou popularidade e no artigo de hoje você entende exatamente quais benefícios fizeram com que isso fosse possível. Confira!

Como funciona o desenvolvimento ágil?

Ha muitas diferentes metodologias ágeis, mas todas elas têm em comum os valores do Manifesto Ágil. Publicado em 2001, o documento delimita que o desenvolvimento ágil é aquele em que há colaboração entre clientes e programadores, no qual são feitos testes e criadas respostas rápidas que podem ser mudadas muitas vezes ao longo do projeto até a obtenção do resultado esperado e no qual se segue um planejamento estruturado que prioriza um alto volume de entregas.

O Gartner, uma das mais respeitadas organizações de pesquisa em tecnologia, listou todas as características do desenvolvimento ágil em um de seus levantamentos. Abaixo, você confere o que a consultoria descobriu serem os 10 mandamentos do desenvolvimento ágil:

  1. Há muitas metodologias ágeis e, cada uma delas, a seu modo tenta fazer o melhor em menos tempo.

  2. Nenhuma metodologia ágil pode ser implementada pela metade. Quando isso acontece, elas mais atrapalham que ajudam.

  3. TI e negócios devem estar integrados para que metodologias ágeis funcionem, assim, os desenvolvedores podem se concentrar no avanço estratégico das empresas em que trabalham.

  4. Para que o desenvolvimento ágil surta efeitos é preciso dominar bem o básico. A experiência dos membros da equipe influencia drasticamente na qualidade dos resultados.

  5. Todos os projetos têm lições para se aprender que podem contribuir para o sucesso das próximas etapas de desenvolvimento.

  6. O trabalho em equipe deve ser prioridade.

  7. Gestores devem atuar para contornar lacunas técnicas.

  8. A terceirização deve ser estudada com cuidado, já que a integração das equipes é o fator mais importante para que projetos ágeis tenham bom ROI.

  9. Os times devem estar sempre preparados para a mudança. O conceito de entrega contínua exige que elas sejam feitas com frequência.

  10. Nem todo software pode ser desenvolvido com ajuda de uma metodologia ágil. Alguns deles se adequam melhor a abordagens mais tradicionais.

Quais as principais metodologias de desenvolvimento ágil?

Agora que você já sabe como funciona o desenvolvimento ágil e quais as principais características dele, é hora de se familiarizar com algumas das metodologias de desenvolvimento mais comuns. Nos tópicos a seguir mostramos a diferença entre cada uma delas e porque elas são grandes aliadas do desenvolvimento ágil. Confira!

Scrum

Scrum é uma das metodologias ágeis mais utilizadas pelos desenvolvedores brasileiros. O método concentra-se, especialmente, em criar uma forma de gerenciar tarefas como uma equipe. Ele é simples de implementar e aborda muitos aspectos da gestão que são grandes desafios para a criação de software ágil.

A estratégia do Scrum é impor uma disciplina que faz com que todos os membros da equipe estejam em contato constante e notifiquem uns aos outros sobre o andamento do projeto. O volume de entregas varia, mas, na maioria das organizações, elas ocorrem pelo menos uma vez por semana.

XP

XP, ou Extreme Programming, é uma metodologia de desenvolvimento ágil bastante radical. O objetivo dos criadores era desenvolver uma maneira de engenhar soluções e desenvolver testes com abordagens inovadoras. Por isso, as equipes que utilizam esse método tendem a obter sistemas finais com qualidades mais elevadas do que aquelas que apostam em Scrum ou Lean.

Dynamic Systems Development Method (DSDM)

Lean

De todos os métodos nessa lista, o Lean é aquele que preza pelo máximo de eficiência. A comunicação entre os membros da equipe é constante e eles devem estar integrados preferencialmente em um mesmo ambiente para que consigam se adaptar com facilidade a cada mudança que ocorre ao longo do processo de criação de software.

No Lean, a atitude se sobrepõe ao planejamento. Portanto, programadores com maior capacidade de adaptação e prontos para assumirem novos desafios são os que melhor se adaptam a essa metodologia.

Quais os principais benefícios do desenvolvimento ágil?

O que achou de conhecer melhor essas metodologias ágeis? Agora é hora de ver como, na prática, elas colocam os negócios em vantagem competitiva. 

Confira alguns dos benefícios do desenvolvimento ágil.

Integração entre equipes

No desenvolvimento ágil, a tomada de decisão colaborativa muitas vezes é um recurso utilizado para aumentar a eficiência dos processos. A participação de todos os membros da equipe de programadores é fundamental para o sucesso dos projetos e, portanto, estimulada.

As equipes mais integradas são benéficas para o negócio a longo prazo. Elas conseguem cooperar de maneira mais eficiente e nivelam suas melhores características para obtenção de grandes resultados.

Maior controle sobre custos e prazos

Outro grande benefício do desenvolvimento ágil é o maior controle sobre os custos e prazos oferecidos aos clientes. Muitas organizações determinam o escopo de um projeto e deixam para pensar nos custos de desenvolvimento apenas durante a execução, o que é bastante ineficiente e gera prejuízos enormes para as empresas.

Com metodologias ágeis é possível reduzir os prazos de entrega e os custos para que eles possam ir de encontro ao escopo dos projetos e para que se possam evitar atrasos e gastos desnecessários.

Redução de erros

Uma cultura de inovação só tem a beneficiar o seu negócio, e o desenvolvimento ágil tem tudo para proporcioná-la para a sua organização. 

Os métodos ágeis trabalham com melhoria contínua, aprendendo como processos foram realizados para que eles possam ser otimizados no futuro. A ideia permite reduzir, no longo prazo, falhas comuns no desenvolvimento que resultam em custos evitáveis ou performances aquém das esperadas.

O desenvolvimento ágil é tendência e tem sido utilizado por muitas organizações para implementar novas soluções, como sistemas de Business Intelligence. Como você viu ao longo deste artigo, ele apresenta muitas vantagens em relação a outras metodologias de desenvolvimento, mas deve ser estudado antes de ser implementado.

Apostar em metodologias ágeis sem entender como elas impactarão os resultados é uma receita para o fracasso. Por isso, alinhe expectativas e considere os vários tipos de desenvolvimento e seus benefícios antes de mergulhar de cabeça.

Gostou de conhecer o desenvolvimento ágil e como ele atua para tornar negócios mais eficientes e produtivos? Assine agora mesmo nossa newsletter e não perca as principais atualizações aqui do blog!