Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:

BigQuery + Looker: solução para acessar big data


Sobretudo, empresas que precisam analisar big data podem se beneficiar da união estratégica de ferramentas de análise de dados. Para isso, duas plataformas, que se integram e conseguem trazer resultados transformadores, para um negócio são o BigQuery e o Looker. 

A primeira, é um serviço fornecido pela Google, que analisa e armazena informações. Ela funciona como uma data warehouse empresarial em nuvem, permitindo a produção de relatórios de dados estruturados e semiestruturados de várias fontes, com flexibilidade e economia.

Já o Looker é uma plataforma liderada por inteligência artificial, que utiliza Business Intelligence para fazer a análise incorporada dos dados, criando insights visuais personalizados e prontos para uso. 

É importante destacar que essa combinação não é obrigatória, mas torna a análise de dados mais acessível, eficiente e poderosa, pois traduz grandes conjuntos de informações com facilidade. 

Neste artigo, vamos entender como aplicar as vantagens e funcionalidades do BigQuery e Looker no seu negócio, ao responder as seguintes perguntas:

  • De que forma o BigQuery e o Looker funcionam juntos para análise de big data?
  • Como integrar o uso do BigQuery e Looker para acessar grandes dados?
  • Quais análises de big data o BigQuery e Looker podem fazer juntos?
  • Como começar a usar BigQuery e Looker com o apoio da Toccato?

De que forma o BigQuery e o Looker funcionam juntos para análise de big data?

Uma forma de entender o funcionamento das ferramentas BigQuery e Looker, é compará-las a uma biblioteca e um bibliotecário. Antes de mais nada, o BigQuery é uma biblioteca, onde um grande número de dados é armazenado e catalogado por seção, como marketing, vendas e recursos humanos. 

Contudo, por mais que haja uma organização, pode ser complexo encontrar informações específicas, sem ter que ler, manualmente, cada uma delas. 

Neste momento, entra o Looker, que funciona como o bibliotecário. Ele tem conhecimento de tudo o que está na biblioteca e pode ajudar. 

Primeiramente, é preciso fazer a consulta de dados. Em seguida, a plataforma vasculha o BigQuery em busca de respostas. Quando ela as encontra, as informações são explicadas de forma compreensível, sem a necessidade de conhecer a estrutura complexa por trás delas. 

Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing

Como integrar o uso do BigQuery e Looker para acessar grandes dados?

Resumidamente, a BigQuery funciona como a estrutura para armazenar e consultar big data. Uma grande vantagem da ferramenta é a possibilidade de importar dados de diferentes fontes, como Google Drive, Cloud Storage, aplicativos ou sistemas de registros. 

Além disso, ela permite que dados não estruturados, como imagens, documentos e arquivos de áudio também sejam incorporados ao sistema. 

Por outro lado, o Looker traz a visualização completa de toda essa gama de informações, com uma interface amigável e interativa, para que desde o usuário especialista no assunto, até o menos técnico, consigam compreender os dados. 

Agora, entenda como combinar as duas plataformas na prática:

  • Armazenamento de dados: Antes de qualquer outra etapa, armazene os dados da empresa no BigQuery; 
  • Processamento e consulta de dados: Nesta fase da análise, usuários experientes podem executar consultas complexas diretamente no BigQuery, visando extrair informações úteis rapidamente; 
  • Integração com o Looker: A partir do momento em que o Looker se conecta ao BigQuery,  ele permite que os usuários criem modelos de dados, o que estrutura e relaciona as informações entre si; 
  • Análise e visualização de dados: Outra função do Looker é facilitar a exploração de big data de forma intuitiva, criando visualizações, dashboards e relatórios personalizados. Isso permite que os usuários criem e compartilhem insights

Quais análises de big data o BigQuery e Looker podem fazer juntos?

Resumidamente, o armazenamento de big data do BigQuery e a interface visualmente didática do Looker alavancam a análise de dados em uma empresa. O conjunto das duas permite a produção de insights, captação de tendências e verificação de inconsistências. 

Confira o que as plataformas podem fazer juntas:

  • Análise descritiva: Examinar o estado atual dos negócios, como vendas totais, número de clientes e métricas de engajamento do usuário;
  • Análise de tendências: Identificar padrões e tendências nos dados ao longo do tempo. A partir disso, é possível verificar se há sazonalidade de venda de determinados produtos e crescimento de usuários durante campanhas especiais;
  • Segmentação de clientes: A junção do BigQuery e Looker para acessar big data permite agrupar clientes com características semelhantes e, assim, personalizar estratégias de marketing;
  • Análise de funil de vendas: Avaliar o desempenho de diferentes etapas do funil de vendas para identificar gargalos e oportunidades de otimização;
  • Análise de produtividade: Avaliar a eficiência operacional e identificar áreas de melhoria nos processos de negócios;
  • Análise de percepção de marca: Analisar as interações e feedbacks dos clientes sobre a empresa e os produtos;
  • Aumento da previsibilidade: Analisar dados para prever demanda de produtos;
  • Análise geoespacial: Contextualizar dados em um contexto geográfico para identificar padrões e tomar decisões baseadas em localização do cliente;
  • Análise de anomalias: Detectar e investigar anomalias nos dados que possam indicar problemas ou oportunidades não detectadas anteriormente.

Universo dos dados: como ter os dados no centro de tudo

Como começar a usar BigQuery e Looker com o apoio da Toccato?

A Toccato é parceira do Google Cloud e, por isso, fornece consultoria para a implementação de ferramentas transformadoras em empresas de todo o país. A nossa equipe de especialistas traz as melhores soluções para o seu negócio, dependendo das dificuldades atuais e dos objetivos a serem alcançados. 

Além de ser aliada na transformação digital, a Toccato ainda presta suporte contínuo para garantir o aproveitamento máximo das plataformas utilizadas. 

Torne a análise de big data muito mais simples com a ajuda da Toccato!

Artigos relevantes

Descomplicando a adoção de inteligência artificial com Qlik

Descomplicando a adoção de inteligência artificial com Qlik


A integração da inteligência artificial nas empresas é facilitada por novas ferramentas, como Qlik Answers e Qlik Talend Cloud. Elas…

Leia mais
Looker: transformando dados em insights visuais

Looker: transformando dados em insights visuais


Descubra como o Looker, integrado ao Google Cloud, simplifica a análise de dados para empresas, por conta da visualização personalizada…

Leia mais
5 tendências de inteligência artificial generativa

5 tendências de inteligência artificial generativa


Produção de insights e necessidade de governança de dados são algumas das tendências apontadas pelo relatório do Google Cloud sobre…

Leia mais

Calcule a sua maturidade em dados