Análise preditiva: antecipe tendências no setor varejista
A análise preditiva é uma técnica poderosa que utiliza dados para prever tendências e antecipar problemas. No setor varejista, isso…
A empresa em que você trabalha utiliza a análise de dados como estratégia? Se a resposta for sim, é muito importante que você tenha o conhecimento necessário para esse tipo de demanda. E, uma das melhores ferramentas para isso, é um dashboard personalizado.
Afinal de contas, ele reúne e organiza as informações que realmente são relevantes para a empresa. Permitindo assim, que a equipe de profissionais possa utilizar os dados de maneira assertiva.
Se você quer saber mais sobre o que é um dashboard e como ele pode ser vantajoso para o seu negócio, continue a leitura e confira este conteúdo que preparamos sobre o assunto!
Um dashboard personalizado é uma espécie de relatório que permite a organização e apresentação de informações, conforme a necessidade da empresa. De modo que todos os dados fiquem melhor apresentados, mais objetivos e intuitivos.
Por exemplo, digamos que você trabalhe no setor de marketing de uma empresa. Informações como lotes de carregamento e entregas de mercadorias não são tão importantes para você, certo?
Portanto, no seu dashboard personalizado deve ter dados como:
Ou seja, essa ferramenta serve para apresentar somente as informações essenciais de maneira prática e didática. Para que assim, líderes e gestores possam ter mais agilidade no processo de tomada de decisão.
Atualmente, uma das maiores riquezas que uma organização pode ter são informações. Sejam elas de clientes, do público alvo, de concorrentes e do próprio negócio.
Por mais que a maioria das empresas já conheça essas vantagens, muitas ainda não sabem muito bem como realmente utilizar os dados a seu favor. Até porque, em muitos casos, são colhidos mais registros do que realmente seria necessário.
Para resolver esse problema, uma das melhores maneiras é contar com um dashboard personalizado para organizar e apresentar esses arquivos. Veja agora os seguintes benefícios para quem utiliza:
No dia a dia do trabalho, os profissionais precisam de agilidade para exercerem suas atividades da melhor forma possível. Para que isso aconteça, é necessário que eles não gastem tempo procurando os dados que precisam utilizar no dia a dia.
E é exatamente nesse ponto que o dashboard personalizado pode exercer melhorias. Por apresentar exatamente as informações mais relevantes para aquela equipe, ou aquele profissional, de maneira objetiva e didática.
Afinal de contas, quando um funcionário, líder ou gestor necessita parar seu trabalho para encontrar os dados que precisam, é possível que acabem perdendo o foco e, então, a produtividade também será prejudicada.
A transparência nos processos é fundamental para garantir o bom funcionamento e sucesso da companhia em qualquer tipo de negócio.
Para alcançar isso, o esforço precisa ser uma via de mão dupla. Ou seja, tanto a organização quanto os funcionários precisam ser o mais transparente possível.
Por parte da empresa, um dos modos de promover esse recurso é por meio do compartilhamento de informações importantes e relevantes para o colaborador.
Nesse caso, o dashboard personalizado serve para alinhar com o funcionário quais são suas prioridades para exercer a sua função.
Digamos que você é um gestor de marketing na sua empresa. Para poder exercer o seu serviço, alinhado com o que a organização precisa, é importante que você tenha esse tipo de informação muito claraclaro e atualizada,atualizado, certo?
Ao produzir um dashboard personalizado, a empresa está dando um documento que diz o que ela espera de você. E, assim, ela tem o direito de cobrar essas demandas.
Conforme já mencionado anteriormente, um dos pontos principais do dashboard personalizado é que ele permite que quem o receba, possa focar nas informações que realmente importam.
Com a empresa produzindo esse tipo de relatório para cada setor, ou para cada profissional, ela possibilita que gestores e funcionários tenham mais foco e produtividade nas suas funções.
Quando a organização possibilita arquivos para que seus profissionais foquem especificamente na sua função, a chance de acontecer erros diminui.
Obtendo as informações que precisam para exercer seus trabalhos, os funcionários não precisam se dispersar daquilo que fazem, permitindo que eles deem toda a atenção necessária no que estão fazendo.
Quando desejamos compartilhar uma informação, é importante levar em conta quem será o receptor do que está sendo comunicado. É necessário pensar na melhor forma da mensagem ser compreendida pelo público.
Isso é ainda mais importante no mundo empresarial, em que dúvidas podem gerar erros e erros podem se transformar em prejuízos irreparáveis.
Ao desenvolver um dashboard personalizado para determinada equipe ou profissional, a organização pode utilizar de termos e linguagens que o receptor entenda sem grandes dificuldades. O que gera mais agilidade na hora de alinhar informações.
Se você chegou até aqui, é porque analisou os benefícios de um dashboard personalizado e quer saber como implementar na sua empresa. Certo?
A melhor maneira de fazer isso é por meio de um software de gestão empresarial, que ofereça esse tipo de recurso.
Como, por exemplo, o Qlik Sense, que oferece diversas funcionalidades para que o usuário possa construir um dashboard que permite uma boa visualização e compreensão dos dados que estejam lá.
Vale ressaltar que esse software é mais que apenas uma plataforma para criação de dashboards. Essa ferramenta realiza a análise das informações coletadas, para que sejam transformadas em inteligência para a empresa negócio.
O Qilk Sense possui uma usabilidade intuitiva de fácil navegação, para que profissionais de diferentes áreas possam utilizá-los conforme sua necessidade.
Além disso, também possui os seguintes diferenciais para o seu negócio:
Portanto, esta ferramenta é ideal para aqueles negócios que desejam passar informações de maneira rápida e clara para seus funcionários. Auxiliando assim, na agilidade do fluxo de trabalho.
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