Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:

Quais as vantagens de ter um dashboard personalizado para seus dados?


A empresa em que você trabalha utiliza a análise de dados como estratégia? Se a resposta for sim, é muito importante que você tenha o conhecimento necessário para esse tipo de demanda. E, uma das melhores ferramentas para isso, é um dashboard personalizado.

Afinal de contas, ele reúne e organiza as informações que realmente são relevantes para a empresa. Permitindo assim, que a equipe de profissionais possa utilizar os dados de maneira assertiva.

Se você quer saber mais sobre o que é um dashboard e como ele pode ser vantajoso para o seu negócio, continue a leitura e confira este conteúdo que preparamos sobre o assunto!

O que é um dashboard personalizado?

Um dashboard personalizado é uma espécie de relatório que permite a organização e apresentação de informações, conforme a necessidade da empresa. De modo que todos os dados fiquem melhor apresentados, mais objetivos e intuitivos.

Por exemplo, digamos que você trabalhe no setor de marketing de uma empresa. Informações como lotes de carregamento e entregas de mercadorias não são tão importantes para você, certo?

Portanto, no seu dashboard personalizado deve ter dados como: 

  • qual região do país melhor aderiu à nova campanha; 
  • qual a faixa etária do público alvo; 
  • como e porquê seu produto é consumido.

Ou seja, essa ferramenta serve para apresentar somente as informações essenciais de maneira prática e didática. Para que assim, líderes e gestores possam ter mais agilidade no processo de tomada de decisão.

Quais as vantagens para o seu negócio?

Atualmente, uma das maiores riquezas que uma organização pode ter são informações. Sejam elas de clientes, do público alvo, de concorrentes e do próprio negócio.

Por mais que a maioria das empresas já conheça essas vantagens, muitas ainda não sabem muito bem como realmente utilizar os dados a seu favor. Até porque, em muitos casos, são colhidos mais registros do que realmente seria necessário.

Para resolver esse problema, uma das melhores maneiras é contar com um dashboard personalizado para organizar e apresentar esses arquivos.  Veja agora os seguintes benefícios para quem utiliza:

Otimização do tempo

No dia a dia do trabalho, os profissionais precisam de agilidade para exercerem suas atividades da melhor forma possível. Para que isso aconteça, é necessário que eles não gastem tempo procurando os dados que precisam utilizar no dia a dia.

E é exatamente nesse ponto que o dashboard personalizado pode exercer melhorias. Por apresentar exatamente as informações mais relevantes para aquela equipe, ou aquele profissional, de maneira objetiva e didática.

Afinal de contas, quando um funcionário, líder ou gestor necessita parar seu trabalho para encontrar os dados que precisam, é possível que acabem perdendo o foco e, então, a produtividade também será prejudicada.

Transparência e controle dos processos

A transparência nos processos é fundamental para garantir o bom funcionamento e sucesso da companhia em qualquer tipo de negócio.

Para alcançar isso, o esforço precisa ser uma via de mão dupla. Ou seja, tanto a organização quanto os funcionários precisam ser o mais transparente possível.

Por parte da empresa, um dos modos de promover esse recurso é por meio do compartilhamento de informações importantes e relevantes para o colaborador.

Nesse caso, o dashboard personalizado serve para alinhar com o funcionário quais são suas prioridades para exercer a sua função.

Digamos que você é um gestor de marketing na sua empresa. Para poder exercer o seu serviço, alinhado com o que a organização precisa, é importante que você tenha esse tipo de informação muito claraclaro e atualizada,atualizado, certo?

Ao produzir um dashboard personalizado, a empresa está dando um documento que diz o que ela espera de você. E, assim, ela tem o direito de cobrar essas demandas.

Foco nas informações mais importantes

Conforme já mencionado anteriormente, um dos pontos principais do dashboard personalizado é que ele permite que quem o receba, possa focar nas informações que realmente importam.

Com a empresa produzindo esse tipo de relatório para cada setor, ou para cada profissional, ela possibilita que gestores e funcionários tenham mais foco e produtividade nas suas funções.

Redução de riscos

Quando a organização possibilita arquivos para que seus profissionais foquem especificamente na sua função, a chance de acontecer erros diminui. 

Obtendo as informações que precisam para exercer seus trabalhos, os funcionários não precisam se dispersar daquilo que fazem, permitindo que eles deem toda a atenção necessária no que estão fazendo. 

Comunicação mais eficiente

Quando desejamos compartilhar uma informação, é importante levar em conta quem será o receptor do que está sendo comunicado. É necessário pensar na melhor forma da mensagem ser compreendida pelo público. 

Isso é ainda mais importante no mundo empresarial, em que dúvidas podem gerar erros e erros podem se transformar em prejuízos irreparáveis.

Ao desenvolver um dashboard personalizado para determinada equipe ou profissional, a organização pode utilizar de termos e linguagens que o receptor entenda sem grandes dificuldades. O que gera mais agilidade na hora de alinhar informações.

Conheça o Qlik Sense e customize seus próprios dashboards!

Se você chegou até aqui, é porque analisou os benefícios de um dashboard personalizado e quer saber como implementar na sua empresa. Certo?

A melhor maneira de fazer isso é por meio de um software de gestão empresarial, que ofereça esse tipo de recurso. 

Como, por exemplo, o Qlik Sense, que oferece diversas funcionalidades para que o usuário possa construir um dashboard que permite uma boa visualização e compreensão dos dados que estejam lá.

Vale ressaltar que esse software é mais que apenas uma plataforma para criação de dashboards. Essa ferramenta realiza a análise das informações coletadas, para que sejam transformadas em inteligência para a empresa negócio.

O Qilk Sense possui uma usabilidade intuitiva de fácil navegação, para que profissionais de diferentes áreas possam utilizá-los conforme sua necessidade.

Além disso, também possui os seguintes diferenciais para o seu negócio:

  • geração simplificada de relatórios intuitivos;
  • apresenta as fontes de todos os dados;
  • compartilhamento de informações com qualquer pessoa;
  • liberdade para criação de dashboards personalizados.

Portanto, esta ferramenta é ideal para aqueles negócios que desejam passar informações de maneira rápida e clara para seus funcionários. Auxiliando assim, na agilidade do fluxo de trabalho.

Quer saber mais como o Qlik Sense pode auxiliar no seu negócio? Então acesse agora mesmo o nosso site e confira!

Artigos relevantes

BigQuery: seu Data Warehouse para impulsionar a inovação

BigQuery: seu Data Warehouse para impulsionar a inovação


Se você está em busca de uma solução eficiente para armazenar e analisar grandes volumes de dados, então o BigQuery…

Leia mais
Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing

Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing


Temos o prazer de anunciar uma nova dimensão em nossa oferta de serviços: a parceria da Toccato com o Google Cloud…

Leia mais
Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados


Entre prateleiras repletas e corredores movimentados, se esconde um desafio para todo varejo: entender e satisfazer o consumidor moderno, que…

Leia mais

Calcule a sua maturidade em dados