A transformação digital trouxe consigo um olhar ainda mais profundo para a gestão de dados, estes que atualmente são um dos ativos mais importantes de uma organização.

Isso porque nos dias atuais as empresas passaram a basear a tomada de decisões estratégicas com base nessas informações valiosas, que auxiliam na produtividade e na criação de produtos e serviços mais atraentes.

Quer saber o que é a gestão de dados, qual a sua importância e como fazê-la de maneira assertiva? Acompanhe a leitura deste artigo.

O que é Gestão de Dados?

Quando falamos do contexto atual, a gestão de dados é uma abordagem que tem por objetivo garantir a organização, consistência, segurança e utilização da maneira correta dos dados coletados e armazenados.

Isso quer dizer que é uma estratégia que se utiliza da adoção de ferramentas e procedimentos que possam colher insights valiosos, projetando e construindo soluções mais assertivas e ao público-alvo correto.

Ou seja, a gestão de dados possui uma série de necessidades para garantir segurança e o correto direcionamento das informações, que incluem:

  • procedimentos que possibilitem a disponibilidade e acesso aos dados;
  • adequação às regulamentações de proteção às informações, como a LGPD;
  • aplicações que promovam o gerenciamento de um grande volume de dados, de fontes diversas;
  • ferramentas que processem e armazenem informações de forma escalável.

Como implementar na minha empresa?

Diante dos desafios que abrangem essa conceituação, para implementá-la de forma estratégica e com assertividade, é preciso estabelecer algumas medidas, como:

Mapeamento

Para que você consiga fazer uma boa gestão de dados, o primeiro passo é saber como funciona o fluxo de informações dentro da sua organização.

Ou seja, é preciso entender quais são os dados sensíveis e estratégicos, quais são as suas fontes de informação, onde eles são armazenados, processados e acessados.

Escalabilidade

Devido ao volume cada vez maior de informações geradas atualmente, é necessário adotar soluções de tecnologia que comportem uma grande quantidade de dados, que tende a ser cada vez maior.

Inclusive, este é um item essencial para empresas que querem se manter competitivas nesse novo contexto do mercado.

Segurança

É claro que dentro da gestão de dados não poderia faltar este item, que é hoje um item obrigatório principalmente para a adequação, à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Adotar soluções e processos eficazes é imprescindível para garantir a integridade das informações e do tratamento delas, visto que muitos dados são consideráveis sensíveis e, o seu vazamento, pode gerar inúmeros prejuízos à empresa e às pessoas.

Diante dessa grande responsabilidade, é preciso pensar em alguns itens essenciais, como:

  • política de segurança da informação: é preciso proporcionar treinamentos aos colaboradores, controle de acesso aos dados, política de senhas e regras a respeito do uso das informações;
  • política de backup: é importante na gestão de dados implementar uma solução automatizada para garantir o armazenamento e backup de informações, que podem ser recuperadas diante de falhas nos equipamentos e outras eventualidades;
  • contar com parceiros especializados: muitas empresas oferecem serviços e equipes altamente qualificadas, que podem reduzir custos e melhorar a produtividade do seu time.

Benefícios de uma gestão de dados assertiva

Ao implementar uma gestão de dados eficiente na sua empresa, é possível então ter acesso a inúmeros benefícios que vão desde a eliminação de gargalos até a identificação de oportunidades de negócio.

Além disso, é possível otimizar o trabalho da gestão e dos colaboradores, que passam a desenvolver processos que geram mais valor ao negócio e também soluções inovadoras.

Outro ponto é que as decisões passam a ser muito mais estratégicas, pois são orientadas pelos dados e insights gerados pelas análises deles, o que traz mais organização e padronização dos processos.

Ou seja, com a gestão de dados mais assertiva, é possível visualizar de forma simples e organizada um grande volume e formatos de dados, que passam a orientar os fluxos de trabalho e o desenvolvimento de produtos de forma integrada.

Produtos e serviços personalizados

Outro ponto da gestão de dados assertiva é sobre a experiência do cliente, que atualmente é uma questão muito importante quando falamos do contexto de transformação digital.

Isso porque o comportamento dos consumidores têm mudado constantemente, o que requer soluções pensadas especificamente para as suas necessidades, além de garantir inovação e melhoria contínua.

Com a gestão de dados eficiente, é possível antecipar diversas questões desde o desenvolvimento de produtos, como a utilização de bancos de dados para entender a oferta e demanda, hábitos e comportamento de determinado público.

Tudo isso, além de garantir estratégias mais assertivas, garante também um planejamento muito melhor a respeito da experiência do cliente, oferecendo um bom atendimento e produtos altamente personalizados.

Quais as ferramentas mais utilizadas?

Dentro do contexto da gestão de dados, algumas ferramentas e tecnologias mais utilizadas são o Cloud Computing, Analytics, Inteligência Artificial e Internet das Coisas.

Isso porque sistemas tradicionais como Enterprise Resource Planning (ERP) e Customer Relationship Management (CRM) passaram a dar lugar para essas outras tecnologias de definição de estratégias e geração de insights.

Uma delas, por exemplo, é o Master Data Management (MDM), capaz de melhorar o ciclo de vida dos produtos, reduzir o custo e aumentar a velocidade de lançamentos, tudo por conta de uma inteligência orientada por dados.

Por fim, o Big Data é uma ferramenta essencial para armazenar e processar esse volume todo de informações, o que requer capacidade de tratá-los garantindo a sua integridade e segurança.

Mais estratégia e menos custos desnecessários

Ao melhorar a sua gestão de dados, é possível eliminar uma série de ineficiências que geram gastos e gargalos na produção, que consequentemente impactam no tempo e qualidade dos produtos e serviços.

Sendo assim, melhorar essas estratégias é também desenvolver processos que geram um novo nível de negócio, além de estarem totalmente alinhadas à inovação.

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