O seu negócio ainda conta apenas com planilhas para armazenar informações? Então, nós sentimos te dizer, mas você vai ficar para trás no mercado. Isto porque a solução do futuro — e do presente — é a integração de dados.

 

Este recurso permite fazer toda a coleta e tratamento de informações de uma empresa. Assim, torna-se mais fácil extrair insights valiosos que podem ser a chave para o sucesso do seu negócio.

 

Principalmente em um momento de crise econômica, acredite: a inovação não é apenas um diferencial, mas uma necessidade para reduzir os impactos da pandemia no desempenho e manter empresas competitivas.

 

Afinal, a integração de dados entre sistemas oferece a análise precisa de informações, além de facilitar a comunicação e a gestão de uma empresa. O que faz com que a tomada de decisão dos líderes seja mais fácil e assertiva.

 

Dessa forma, se você também está pronto para adotar esta estratégia e tornar o seu negócio mais competitivo no mercado, continue a leitura! No blog de hoje, vamos explicar o que é a integração de dados e como esta estratégia pode beneficiar a sua empresa.

Integração de dados: como funciona? 

É fato: a transformação digital chegou. O futuro é agora — e isto inclui a rotina de documentos e integração de dados. Por isso, é fundamental que as empresas estejam prontas para alcançar a maturidade digital.

 

Até porque não é segredo que a rotina de um negócio gera uma quantidade enorme de informações todos os dias. Mas, geralmente, estes dados ficam armazenados em sistemas desconexos de softwares e arquivos diferentes.

 

O problema deste cenário é que ele torna praticamente impossível realizar a análise 360º de uma empresa de maneira simples. Neste contexto, a integração de dados surge como uma alternativa para este desafio.

 

Isto acontece porque estas ferramentas permitem realizar a gestão de dados de uma empresa em tempo real e em um só lugar. Dessa forma, as rotinas operacionais se tornam mais simples e os processos mais ágeis.

 

Além disso, a integração de dados entre sistemas também é responsável por gerar um conhecimento rápido, facilmente entendível e atualizado de maneira síncrona. O que torna mais fácil a definição de novas estratégias para o crescimento do negócio.

O que é integração de dados?

Mas, afinal, o que é a integração de dados? De acordo com a IBM ela é a combinação de processos técnicos e de negócios utilizados para transformar dados de fontes distintas em informações valiosas e relevantes.

 

Ou seja, um recurso responsável por coletar, tratar e organizar dados soltos. E, em seguida, integrar estas informações em um único lugar. Dessa forma, elas podem oferecer uma visão completa de processos e desempenho.

 

Assim, podemos entender o conceito de integração de dados como uma solução para disponibilizar todos os dados de uma empresa de maneira prática, integrada e acessível. Independente do software usado ou formato original de cada arquivo.

Como a integração de dados beneficia a minha empresa?

A verdade é que quando uma empresa investe na integração de dados entre sistemas, ela está investindo também — e, principalmente — em rotinas operacionais e de decisão cada vez mais objetivas. E isto pode trazer grandes resultados para um negócio.

 

Assim, os benefícios desta ferramenta começam desde a economia de tempo e esforço dos colaboradores para realizar a análise de dados. O que representa mais disponibilidade para focar em tarefas que realmente geram impacto significativo.

 

Neste sentido, o índice de erros também tende a cair com a disponibilidade de acesso organizado e direcionado à todas as informações necessárias para desenvolver um bom trabalho.

 

Além disso, a integração de banco de dados também representa um ponto determinante em termos de custo-benefício. Afinal, esta estratégia reduz os gastos para manter diversos sistemas ativos, já que concentra os arquivos em um único lugar.

 

Dessa forma, o resultado não poderia ser diferente: mais segurança no armazenamento de informações, otimização de processos internos, melhora da produtividade geral e, claro, o crescimento da sua empresa!

Como a QLIK ajuda na integração de dados da minha empresa?

A QLIK é uma plataforma de negócios que ajuda outras empresas a otimizarem sua gestão de dados de maneira inteligente. 

 

Para isso, ela desenvolveu uma ferramenta de integração de dados simples, eficaz e atualizada em tempo real na nuvem. Além de oferecer soluções de integração e análise de dados multi-cloud ponta-a-ponta.

 

Tudo isto por meio de respostas específicas para as necessidades do seu negócio. Mas, se você ainda não está convencido, confira algumas das principais das principais ferramentas da Qlik.

Qlik Replicate

O Qlick Replicate auxilia empresas a replicar, sincronizar, distribuir, consolidar e ingerir bancos de dados, data warehouses e plataformas de big data de maneira mais rápida e eficiente.

 

Assim, ele oferece a possibilidade de realizar a integração de dados com mais facilidade, mais segurança e menos impacto operacional.

Qlik Compose for Data Warehouse

O Qlik Compose é um recurso de abordagem visual para acelerar e simplificar o projeto, o desenvolvimento, o teste, a implementação e as atualizações do data warehouse.

 

Dessa forma, ele reduz o tempo, o custo e o risco de projetos de BI, seja on-premise ou na nuvem.

Qlik Catalog

O Qlik Catalog também é uma ferramenta interessante para gerenciamento e integração de dados corporativos.

 

Isto porque ele pode criar um catálogo seguro de todas as informações que uma empresa tem disponível, organizá-las de maneira confiável e entregá-las para o usuário prontas para serem usadas.

 

Com isso, é fácil entender como a integração de banco de dados é fundamental para se ter uma visão completa das informações e dos processos internos de uma empresa.

 

E, principalmente, como isso auxilia na tomada de decisões mais assertivas, otimização de sistemas e rotinas e acompanhamento de KPI’s. 

 

Mas, afinal, você já está preparado para gastar menos tempo tentando encontrar e entender as informações e mais tempo transformando-as em resultados efetivos? Entre em contato conosco, temos a solução para você!