Vivemos em um cenário onde milhares de dados são constantemente compartilhados e estão disponíveis para serem utilizados em estratégias e análises de diversos setores do mercado, para poder aplicar essa nova realidade em decisões comerciais, foi criado o conceito dos dados acionáveis.

 

Saber transformar dados em oportunidades e insights é uma chance única de impulsionar e desenvolver o seu negócio. É neste espaço que os dados acionáveis fazem morada e servem como estrutura para a tomada de ações que irão atingir e converter seus clientes.

 

O texto que você está lendo neste momento trará a definição de dados acionáveis, bem como seus principais benefícios e sua influência na jornada de compra do cliente. 

 

A partir destas informações será possível entender a utilidade que eles possuem ou poderiam ter dentro do seu propósito de negócio. E então, elaborar a melhor estratégia para aumentar sua receita

 

Antes de tudo, é importante entender a relação direta entre dados, comportamentos e insights, visto que esta será nossa matéria prima. 

 

Como já mencionado anteriormente, nossa sociedade vive rodeada por dados e nosso comportamento não poderia ficar de fora dessa. Os registros e compartilhamentos de dados que revelam traços de nossos comportamentos são inúmeros e onipresentes. 

 

Quando alguém curte determinada página em uma rede social, conversa com pessoas no meio virtual, realiza uma compra ou faz pagamento através da internet. 

 

Todos esses fatores são alguns exemplos de dados que são armazenados e que revelam padrões, interesses ou características pessoais. 

 

Os insights chegam quando esses dados são analisados e tornam-se informações, os traços de comportamento são identificados e a partir daí, estratégias e ações são pensadas para atender a estes clientes. Continue conosco e saiba mais! 

O que são dados acionáveis?

Os dados acionáveis são as informações que foram coletadas e analisadas e possibilitam a tomada de decisão ou elaboração de uma estratégia dentro do negócio. São resultados de análises de dados maiores, onde são selecionadas apenas as informações que serão úteis no momento de elaboração de um plano de ação.

 

Existe uma relação direta dos dados para com as métricas acionáveis. Elas possuem o mesmo princípio de atuação, porém são mais voltadas para medidas, permitindo um gerente ou líder tomar decisões e elaborar um plano de atuação para o negócio.  

 

Ambos resgatam muito das dores e da realidade da jornada de compra ou do ambiente organizacional, revelando pontos a serem trabalhados ou desenvolvidos através de insights

 

Patti Dodgen, CEO da empresa Helix, elencou os aspectos dos dados acionáveis em cinco segmentos, são eles: 

Precisão

Abordando que os elementos das informações e dos dados estejam legíveis, corretos e válidos.

Acessibilidade

Referindo-se às modalidades de dados, modalidades de dispositivos e proficiência dos usuários.

Ubiquidade

Sobre a troca e a disponibilidade de dados: interoperabilidade, persistência e disponibilidade virtual.

Qualidade

Os dados precisam estar completos, organizados, duplicados, seguros e com definições consistentes. 

Organização

Diz respeito ao contexto, análise dinâmica, consistência semântica, lógica e taxonomias atualizadas.

Por que utilizar dados acionáveis no seu negócio?

Nesta etapa, vamos retomar a conversa sobre a presença dos dados dentro da rotina do seu negócio. É importante deixar bem claro, de forma mais técnica, a diferença entre as noções de dado, informação e insight

 

Dados são um produto mais bruto, são fatores não estruturados e que geralmente estão no formato de texto ou números. 

 

As informações, por outro lado, são permeadas pelo contexto. São dados que já foram preparados e processados, coletados e organizados em um formato mais legível. 

 

Os insights são desenvolvidos e criados a partir da análise das informações e dos dados, propondo-se conclusões e planos de ação. 

 

Dentro desse sistema, os dados acionáveis irão ser extremamente úteis para a criação de insights por que já foram analisados e preparados, além de serem derivados diretamente dos clientes ou possíveis clientes do negócio. 

 

Além disso, outros motivos para aderir a eles são: oportunidade de evoluir o marketing orientado a dados da sua organização; otimizar experiência do cliente, organizar de forma eficaz o seu estoque; e ainda, expandir a carteira e aumentar sua receita, é claro!

Como utilizar os dados acionáveis para gerar mais receita?

Partindo dos motivos para utilizar dados acionáveis, particularmente focando no impulsionamento das vendas e no aumento da receita, listamos alguns conselhos e tópicos de boas práticas que irão fortalecer a presença dos dados no seu negócio. 

 

Ter visão 360°

É necessária uma base de dados uniforme e a centralização das informações dos clientes em um único local, simplificando as análises. Quando os dados estão armazenados em diferentes lugares há um atraso na busca por uma visão 360°, dificultando uma tomada de decisão. 

 

Pense em centralizar, organizar todos os dados e desenvolver métricas e KPÌs que auxiliem na monitoração do seu cliente, facilitando no momento de prever comportamentos. 

Conhecer o cliente

Esta etapa diz respeito aos dados que você acaba perdendo de vista e que podem dizer muito sobre o seu cliente. É através dos rastros deixados por ele ao longo da jornada que você poderá entender mais do comportamento real do mesmo. 

Segmentar a carteira de clientes corretamente

Uma dica ótima envolve a separação dos seus clientes em grupos com perfis que se assemelham. A prática, que já é antiga no mundo do marketing, retorna com um reforço dos dados e de uma comunicação muito mais assertiva. 

Estratégias personalizadas

Juntando as segmentações eficazes com estratégias personalizadas para cada grupo, o resultado aponta diretamente para o sucesso. Com acesso a padrões de comportamento, você poderá pensar em uma estratégia que envolva uma abordagem condizente com a ação dos clientes. 

Gerar insights e ações

O maior benefício da utilização dos dados acionáveis, sem dúvida, é a geração de insights e ações com base em análises. O seu negócio poderá, através dos dados, prever as necessidades e oportunidades da base de clientes e pensar em uma ação que gere valor e aumente as vendas.

Escalar seu plano de sucesso

Após muitas análises de dados, chegou o momento de automatizar os processos. Quando sua estratégia de dados está amadurecida, as atividades fluem de uma forma mais dinâmica e os profissionais podem se dedicar a geração de insights

 

Como aproveitar os melhores dados para o seu negócio? 

Por último, e não menos importante, algumas dicas para aproveitar os melhores dados para o seu negócio:

 

  • Analise os dados certos. 
  • Use segmentação para tomar decisões. 
  • Transmita suas mensagens de forma nítida. 
  • Descubra o contexto do seu conjunto de dados.
  • Crie um plano de otimização sólido.
  • Construa uma ótima hipótese.
  • Integre fontes de dados.
  • Quebre silos organizacionais.

 

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