A transformação digital mudou o modo como as empresas veem o papel da tecnologia em suas rotinas, e nesse case de sucesso Toccato você conseguirá ver como isso funciona na prática. Estamos falando do trabalho desenvolvido pela nossa equipe para a Terracap!

Se ainda não conhece essa estatal e o papel que ela tem no mercado imobiliário, comece agora mesmo a leitura para descobrir o que a companhia faz e como utiliza o Qlik para acelerar as atividades da organização. Confira este case de sucesso!

Conheça melhor a Terracap

A Terracap é uma das estatais mais antigas do Brasil. Fundada em 1973, a Companhia Imobiliária de Brasília já operava sob tutela da Novacap muitos anos antes disso. Sua especialidade é oferecer imóveis não-regularizados, como lotes e terrenos, em licitação e leilão. O processo, que antes era feito offline, hoje é todo digitalizado e é possível participar dos leilões tanto online quanto presencialmente.

A Terracap também é a encarregada de ajudar os cidadãos a regularizar os seus terrenos e imóveis, e realiza mutirões para fazer isso periodicamente em todo o Distrito Federal.

Entenda os desafios que a empresa enfrentava

Quando a Terracap procurou a equipe da Toccato, ela tinha um problema: atuava em um mercado extremamente competitivo, mas com tecnologia de estatal. A transformação digital era lenta na empresa e isso fazia com que ela não pudesse gerir o patrimônio imobiliário do Distrito Federal com o máximo de eficiência possível.

Segundo João Veloso, economista e gerente da Terracap, papéis como a realização de obras de serviços e em infraestrutura viária na capital do país também eram desafios para a empresa com a tecnologia de que dispunham.

Procurar a Toccato para ajudar com a implementação do Business Intelligence foi uma ideia que trouxe excelentes frutos para a Terracap. Mais agilidade e segurança nas vendas, transparência na coleta de dados e eficiência nas operações são apenas alguns dos benefícios da implementação do Qlik.

Veja como o Qlik mudou a rotina do negócio

Ao procurar a Toccato com esses problemas, soubemos exatamente o que fazer para mudar a maneira como a Terracap utilizava seus dados para ganhar vantagem competitiva no mercado imobiliário. Uma das prioridades do projeto era permitir que, sem grandes desafios, os colaboradores da Terracap pudessem cruzar dados e descobrir formas de fazer uma gestão de negócios mais eficiente a cada dia. O conjunto de ferramentas escolhidas para que isso pudesse acontecer foi o Qlik.

Hoje, a empresa utiliza o Qlik principalmente nas áreas comercial, financeira e de geração de novos negócios, e os resultados não poderiam ser melhores. Afinal, a estatal tem um dos bancos de dados mais volumosos do país e todas as informações contidas nele podem e devem ser utilizadas para melhorar como o negócio presta serviço e atende aos interesses do público.

Confira alguns dos benefícios do BI na Terracap

Quer entender, na prática, como o Qlik serviu para mudar a rotina dentro da Terracap? Confira alguns usos do software na organização e veja como ele contribui para que os resultados da empresa sejam melhores ano após ano.

Dívida ativa

Um dos principais desafios da Terracap era a organização financeira. Afinal, com tantos imóveis em oferta, localizar dívidas pendentes e fazer o acompanhamento delas era uma tarefa quase impossível. Mas, com os painéis Qlik destacados, a empresa conseguiu contornar esse problema e obter maior controle sobre a dívida ativa.

Localizar e identificar imóveis que, por inadimplência, voltam ao estoque da Terracap está a alguns cliques de distância, e graças a isso, a estatal pode atuar para recuperar esses valores o quanto antes para os cofres públicos do Distrito Federal.

Do ponto de vista financeiro, há ainda muitas outras funcionalidades do Qlik que são aplicadas pela Terracap no dia a dia para melhorar a gestão do negócio. Uma das que mais ganham destaque é a que permite apontar o impacto das obras feitas pela companhia nos imóveis da região.

Velocidade das informações

Entre os benefícios de utilizar o Qlik listados por João Veloso ao falar deste case de sucesso, temos a velocidade na geração de informações. Dentre todos os softwares de BI, o Qlik é um campeão em usabilidade e eficiência, e por isso essa informação não é surpreendente para quem conhece bem a plataforma. Mas, até pouco tempo atrás, a Terracap precisava esperar que o departamento de TI apurasse uma informação antes de poder ter acesso a ela, o que dificultava os processos, tornando-os menos eficientes e dinâmicos.

Hoje, todos os 60 funcionários da empresa têm acesso a informações atualizadas em tempo real de seus computadores pessoais. Dados fundamentais, que impactam a lucratividade e a eficiência da organização, estão sempre disponíveis, sem delay.

Transparência

Outro ponto importante desse case de sucesso Toccato é a transparência. A Terracap é uma empresa estatal e, portanto, deve satisfações a todos os cidadãos do Distrito Federal. Com o uso do Qlik, ela notou que é muito mais fácil estar em compliance com essa demanda quando as informações do negócio são bem distribuídas e integradas.

O sistema não só permitiu que a Terracap passasse a fazer negócios melhores, mas também que pudesse disponibilizar informações detalhadas sobre suas despesas para o público brasiliense. No site da empresa, é possível visualizar contratos, convênios, execução orçamentária, diárias e passagens pagas para a equipe, bem como outros detalhes importantes sobre gastos públicos.

Com o Qlik a Terracap pôde começar a ver os avanços da transformação digital trazerem resultados na prática para a empresa, todos os dias. O uso de Business Intelligence não apenas fez com que ela chegasse a resultados melhores, mas também mudou como processos de negócios são realizados internamente e a cultura da organização em relação ao uso de dados na tomada de decisão.

Tudo isso é prova de que, quando bem utilizado, o Business Intelligence pode conduzir um negócio a mudanças incríveis, independentemente da área em que uma empresa atue ou de quem são os seus clientes. Não é bacana?

Gostou de ver esse case de sucesso Toccato e entender como o Qlik pode ajudar empresas a serem mais eficientes? Quer ver o seu negócio dar uma guinada como essa? Fale agora mesmo com um de nossos consultores e descubra como podemos ajudá-lo!