Ao ouvir falar em Dataviz, já se perguntou o que realmente esse conceito representa e como aplicá-lo de fato?
Quem trabalha com análise de dados e conhece o potencial da área precisa compreender de vez o que este procedimento significa e como ele pode auxiliar a rotina no negócio na busca por assertividade.
Otimizar estratégias de coleta e organização de informações na organização é essencial para gerar mais valor à empresa e superiores e alcançar o nicho correto.
Porém, nem sempre essa é uma tarefa fácil, principalmente se não houver um planejamento adequado. Mas é uma medida altamente competitiva, uma vez que quanto mais preparada a companhia estiver para ver e entender seus registros, maiores condições terá de utilizá-los na tomada de decisões.
Por isso, neste conteúdo iremos explicar mais detalhadamente sobre o Dataviz e como é possível estruturá-lo corretamente no seu espaço de trabalho. Quer saber? Acompanhe!
O Dataviz te colocando em primeiro lugar no mercado
Em primeiro lugar, vale lembrar e pontuar exatamente o que é este conceito. Em geral, é uma forma de se referir à visualização de dados. Como o próprio nome sugere, é a possibilidade de analisar informações de maneira mais organizada, não somente tendo acesso a elas, mas tendo condições de entendê-las na criação de seus relatórios.
Normalmente, isso é feito por meio da disposição delas em forma de gráficos ou mapas sistematizados.
Com isso, o setor de análise de dados consegue ter maior agilidade na interpretação e apresentação desses arquivos em situações nas quais as áreas de negócio dependam delas para agir, como no marketing e no setor de vendas.
Utilizando técnicas de estruturação desses sistemas, é possível aperfeiçoar procedimentos de coleta e otimizar a criação de relatórios. O resultado é poder entregar sempre dados mais otimizados. Isso dá aos superiores apontamentos assertivos sobre o que melhorar no negócio e onde focar no mercado.
Visualização otimizada com diferentes tipos de gráficos
Para colocar o Dataviz em prática, cabe ressaltar a importância de ter uma estrutura de tecnologia eficiente para apoiar isso.
Portanto, medidas como a migração para a nuvem e ter uma malha inteligente previamente podem auxiliar.
Indo para a aplicação do procedimento em si, é relevante compreender que existem diferentes tipos de visualização de dados. A escolha de qual deles irá melhor atender a empresa depende do momento da sua companhia.
Para se ter uma ideia, a seguir elencamos opções de gráficos e representações muito utilizadas em ambientes de trabalho. Elas podem trazer clareza e objetividade a partir inicialmente de uma análise exploratória. Confira a seguir:
Visualização em tempo real
A visualização em tempo real é uma das possibilidades mais interessantes para a apresentação de dados.
Isso porque ela permite que qualquer área de negócio consiga acompanhar o que está acontecendo na empresa continuamente. Ver os resultados e modificações de cenários instantaneamente ajuda a identificar mais rapidamente possíveis falhas e também aproveitamento de oportunidades.
Decisões podem ser tomadas a qualquer hora para mudar o curso de uma situação, dependendo do que for detectado.
Com sistemas que integram informações, cruzam e analisam registros e mostram de maneira organizada e dinâmica tudo isso simultaneamente contribuem para que essa seja uma realidade positiva na organização.
Formato de Ranking
Outra excelente maneira de visualizar seus arquivos internos de forma assertiva é organizar informações em formato de ranking.
Isso significa representar visualmente os dados ordenando-as por resultados ou números, estabelecendo uma hierarquia entre elas.
Assim, é possível fazer comparações mais rápidas e acertadas sobre métricas importantes, como:
- Rapidez;
- Produtividade;
- Tempo;
- Classificação de eventos, equipes e vendas
Quantificando esses fatores, embora nem sempre seja possível considerar somente números, se tem uma posição mais clara e rápida de esforços que precisam ser constantemente gerenciados para uma melhor performance.
Correlações
Em seguida, as correlações também se apresentam como importantes formas de mostrar dados, indicando a ligação entre eventos e causa-efeito.
Essa medida ajuda a descobrir como um x fator está influenciando outro na corporação. A ação permite descobrir e rastrear a verdadeira origem de problemas, para citar uma hipótese.
Do mesmo modo, é possível aumentar o autoconhecimento do negócio e entender como uma estratégia abre oportunidades para a empresa.
Identificando esses fatores, torna-se mais fácil aproveitar insights e administrar cenários, antes nem sempre conhecidos.
Crie apresentações assertivas com essas 3 ideias de representação de dados
Inovar com a representação de dados é um desafio, mas com tantas opções hoje em cores, formatos e estilos com recursos visuais, isso é mais do que viável.
Além de atender a áreas internas, não se pode esquecer que o Dataviz é excelente para auxiliar na atração de clientes.
Veja ideias que você pode aplicar:
Crie um storytelling para seus dados
Uma das principais ações que podem ser tomadas mediante informações é criar um storytelling para seus dados.
Isso permite apresentá-los de maneira mais atrativa e engajadora para as áreas da empresa que irão analisá-los para criar estratégias com o público externo.
Para o próprio público-alvo, aliás, criar narrativas interessantes, que usem os registros para mostrar histórias que tenham fator em comum com os potenciais clientes, é uma ótima estratégia para gerar identificação com a marca e aumentar os índices de conversão com o seu nicho.
Aposte nas tendências e em novas tecnologias
Compreender o que está em alta, como acompanhar as tendências de BI, permite entender melhor o comportamento de mercado.
Por meio desse exercício, a empresa consegue se adaptar, apresentando produtos e tecnologias que os clientes procuram.
Na apresentação de informações aos potenciais consumidores, visualizações mais dinâmicas de arquivos e representação das aplicações das soluções que eles podem adquirir criam impactos mais positivos para sua startup.
Utilize a interação com seus clientes
Por último, aposte na interação intensificada com seus clientes. Mesmo depois de uma compra ser realizada, não abandone o pós-venda e procure valorizar o feedback deles.
Durante todo esse processo, mostre e insira dados de forma inteligente nas plataformas de contato, de modo que seu cliente também acompanhe a interação e sinta que a empresa está próxima dele, obtendo de forma fácil todos os esclarecimentos que precisar.
É possível também um histórico da interação deles com a companhia, como “viagens que você fez conosco em determinado ano”. Dependendo do ramo de atuação da organização, isso pode ser personalizado de acordo com os serviços oferecidos.
O resultado é o cliente sentir que tem uma história com a marca, o que ajuda em sua fidelização.
Quer ajuda nesse processo? Conte com a Toccato!
Agora que você já sabe a importância do Dataviz para a empresa e como aplicá-lo, saiba que pode contar com as soluções da Toccato para te ajudar nesse procedimento!
Desde a coleta, até a preparação e catalogação de arquivos que transformam ideias e insights para os gestores, ela tem o potencial de fazer toda a diferença para seu negócio.
Seus diferenciais competitivos consistem na vasta experiência de mercado e em uma equipe altamente qualificada para entender a realidade de cada organização, propondo as melhores soluções!
Aproveite também para baixar o e-book gratuito da Toccato sobre como gerar análises de dados dinâmicas e surpreendentes e veja como otimizar ainda mais essa etapa!