Desafios do setor supermercadista e soluções de BI
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Ao ouvir falar em Dataviz, já se perguntou o que realmente esse conceito representa e como aplicá-lo de fato?
Quem trabalha com análise de dados e conhece o potencial da área precisa compreender de vez o que este procedimento significa e como ele pode auxiliar a rotina no negócio na busca por assertividade.
Otimizar estratégias de coleta e organização de informações na organização é essencial para gerar mais valor à empresa e superiores e alcançar o nicho correto.
Porém, nem sempre essa é uma tarefa fácil, principalmente se não houver um planejamento adequado. Mas é uma medida altamente competitiva, uma vez que quanto mais preparada a companhia estiver para ver e entender seus registros, maiores condições terá de utilizá-los na tomada de decisões.
Por isso, neste conteúdo iremos explicar mais detalhadamente sobre o Dataviz e como é possível estruturá-lo corretamente no seu espaço de trabalho. Quer saber? Acompanhe!
Em primeiro lugar, vale lembrar e pontuar exatamente o que é este conceito. Em geral, é uma forma de se referir à visualização de dados. Como o próprio nome sugere, é a possibilidade de analisar informações de maneira mais organizada, não somente tendo acesso a elas, mas tendo condições de entendê-las na criação de seus relatórios.
Normalmente, isso é feito por meio da disposição delas em forma de gráficos ou mapas sistematizados.
Com isso, o setor de análise de dados consegue ter maior agilidade na interpretação e apresentação desses arquivos em situações nas quais as áreas de negócio dependam delas para agir, como no marketing e no setor de vendas.
Utilizando técnicas de estruturação desses sistemas, é possível aperfeiçoar procedimentos de coleta e otimizar a criação de relatórios. O resultado é poder entregar sempre dados mais otimizados. Isso dá aos superiores apontamentos assertivos sobre o que melhorar no negócio e onde focar no mercado.
Para colocar o Dataviz em prática, cabe ressaltar a importância de ter uma estrutura de tecnologia eficiente para apoiar isso.
Portanto, medidas como a migração para a nuvem e ter uma malha inteligente previamente podem auxiliar.
Indo para a aplicação do procedimento em si, é relevante compreender que existem diferentes tipos de visualização de dados. A escolha de qual deles irá melhor atender a empresa depende do momento da sua companhia.
Para se ter uma ideia, a seguir elencamos opções de gráficos e representações muito utilizadas em ambientes de trabalho. Elas podem trazer clareza e objetividade a partir inicialmente de uma análise exploratória. Confira a seguir:
A visualização em tempo real é uma das possibilidades mais interessantes para a apresentação de dados.
Isso porque ela permite que qualquer área de negócio consiga acompanhar o que está acontecendo na empresa continuamente. Ver os resultados e modificações de cenários instantaneamente ajuda a identificar mais rapidamente possíveis falhas e também aproveitamento de oportunidades.
Decisões podem ser tomadas a qualquer hora para mudar o curso de uma situação, dependendo do que for detectado.
Com sistemas que integram informações, cruzam e analisam registros e mostram de maneira organizada e dinâmica tudo isso simultaneamente contribuem para que essa seja uma realidade positiva na organização.
Outra excelente maneira de visualizar seus arquivos internos de forma assertiva é organizar informações em formato de ranking.
Isso significa representar visualmente os dados ordenando-as por resultados ou números, estabelecendo uma hierarquia entre elas.
Assim, é possível fazer comparações mais rápidas e acertadas sobre métricas importantes, como:
Quantificando esses fatores, embora nem sempre seja possível considerar somente números, se tem uma posição mais clara e rápida de esforços que precisam ser constantemente gerenciados para uma melhor performance.
Em seguida, as correlações também se apresentam como importantes formas de mostrar dados, indicando a ligação entre eventos e causa-efeito.
Essa medida ajuda a descobrir como um x fator está influenciando outro na corporação. A ação permite descobrir e rastrear a verdadeira origem de problemas, para citar uma hipótese.
Do mesmo modo, é possível aumentar o autoconhecimento do negócio e entender como uma estratégia abre oportunidades para a empresa.
Identificando esses fatores, torna-se mais fácil aproveitar insights e administrar cenários, antes nem sempre conhecidos.
Inovar com a representação de dados é um desafio, mas com tantas opções hoje em cores, formatos e estilos com recursos visuais, isso é mais do que viável.
Além de atender a áreas internas, não se pode esquecer que o Dataviz é excelente para auxiliar na atração de clientes.
Veja ideias que você pode aplicar:
Uma das principais ações que podem ser tomadas mediante informações é criar um storytelling para seus dados.
Isso permite apresentá-los de maneira mais atrativa e engajadora para as áreas da empresa que irão analisá-los para criar estratégias com o público externo.
Para o próprio público-alvo, aliás, criar narrativas interessantes, que usem os registros para mostrar histórias que tenham fator em comum com os potenciais clientes, é uma ótima estratégia para gerar identificação com a marca e aumentar os índices de conversão com o seu nicho.
Compreender o que está em alta, como acompanhar as tendências de BI, permite entender melhor o comportamento de mercado.
Por meio desse exercício, a empresa consegue se adaptar, apresentando produtos e tecnologias que os clientes procuram.
Na apresentação de informações aos potenciais consumidores, visualizações mais dinâmicas de arquivos e representação das aplicações das soluções que eles podem adquirir criam impactos mais positivos para sua startup.
Por último, aposte na interação intensificada com seus clientes. Mesmo depois de uma compra ser realizada, não abandone o pós-venda e procure valorizar o feedback deles.
Durante todo esse processo, mostre e insira dados de forma inteligente nas plataformas de contato, de modo que seu cliente também acompanhe a interação e sinta que a empresa está próxima dele, obtendo de forma fácil todos os esclarecimentos que precisar.
É possível também um histórico da interação deles com a companhia, como “viagens que você fez conosco em determinado ano”. Dependendo do ramo de atuação da organização, isso pode ser personalizado de acordo com os serviços oferecidos.
O resultado é o cliente sentir que tem uma história com a marca, o que ajuda em sua fidelização.
Agora que você já sabe a importância do Dataviz para a empresa e como aplicá-lo, saiba que pode contar com as soluções da Toccato para te ajudar nesse procedimento!
Desde a coleta, até a preparação e catalogação de arquivos que transformam ideias e insights para os gestores, ela tem o potencial de fazer toda a diferença para seu negócio.
Seus diferenciais competitivos consistem na vasta experiência de mercado e em uma equipe altamente qualificada para entender a realidade de cada organização, propondo as melhores soluções!
Aproveite também para baixar o e-book gratuito da Toccato sobre como gerar análises de dados dinâmicas e surpreendentes e veja como otimizar ainda mais essa etapa!
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