A sua infraestrutura de TI está preparada para dar suporte às necessidades do negócio? Segundo o IBM Institute for Business Value (IBV), ainda que 70% dos executivos concorde que uma boa infraestrutura desse tipo traz vantagens competitivas para a empresa, e apenas 10% deles considera que suas organizações estão prontas nesse sentido.

Nuvem, mobile, social e analytics são algumas das principais preocupações levantadas, mas a análise de dados e a eficiência da automação de tarefas no ambiente de trabalho também são dois aspectos que podem ser influenciados pela infraestrutura de TI.

Quer entender melhor porque investir nessa área é uma boa ideia e que benefícios a sua empresa pode obter com isso? Continue a leitura e domine o assunto.

O que é infraestrutura de TI?

Para entender porque a infraestrutura de TI de uma empresa é tão importante precisamos primeiro conceituá-la. Chamamos por esse nome baseados na definição do ITIL v3, o conjunto de softwares, hardware, redes, instalações e todos os equipamentos de tecnologia que são utilizados para desenvolver, testar, distribuir, fornecer ou suportar serviços de TI.

A infraestrutura de TI, portanto, é tudo no seu departamento de tecnologia que não são recursos humanos. Dependendo do seu modelo de negócio, a sua pode ser mais ou menos virtualizada e ter capacidades distintas de armazenamento, processamento e análise de dados.

Alguns elementos da sua TI que podem ser considerados parte dessa infraestrutura são:

  • data centers;
  • data warehouses;
  • cabeamento estruturado;
  • serviços de nuvem; e
  • ferramentas de gestão (ERP, CRM) etc.

Qual o papel da infraestrutura de TI?

Seu papel, com a transformação digital, passou rapidamente de um facilitador de negócios para um gerador de valor. Hoje, ter uma boa infraestrutura de TI não é fundamental apenas para funcionar e entregar bons resultados para os seus clientes, mas também para promover a inovação e garantir que a sua empresa seja competitiva.

Uma boa infraestrutura desse modelo pode, portanto, trazer novos negócios para a empresa. Uma das maneiras de isso acontecer é fomentando a análise de dados, o que ajuda a sua empresa a obter insights de mercado e a se diferenciar.

Quais os benefícios de investir em infraestrutura de TI?

Há muitos benefícios para as organizações que optam por investir nas suas infraestruturas de TI. Além de uma maior maturidade digital, essas empresas podem contar com vantagens no dia a dia, como mais agilidade para executar tarefas e menores taxas de erro, por exemplo.

Confira, nos tópicos abaixo, como esse investimento trará resultados para o seu negócio todos os dias.

Automatize tarefas do dia a dia

Uma boa infraestrutura de TI é essencial se a sua empresa quer parar de lidar com tarefas repetitivas e planeja utilizar a automação para isso. Com softwares especializados, é possível empregar a automação em diversas atividades corporativas, mas será necessário contar com uma infraestrutura robusta para dar conta de processar todas as solicitações no sistema no menor tempo possível.

Esse elemento influencia na performance das aplicações. Por isso, antes de implementar soluções no negócio é preciso planejar como escalar a infraestrutura para que ela dê suporte aos novos recursos.

Seja mais competitivo

Inteligência de negócios é um dos recursos mais utilizados pelas empresas para se tornarem mais competitivas, mas um detalhe com que nem todas elas se preocupam ao procurar a solução é a infraestrutura de TI. Tomar decisões orientado por dados será muito mais fácil se os seus sistemas funcionarem de maneira eficiente o tempo todo, e isso exige um investimento pesado.

Para processar longos conjuntos de dados, servidores, cabeamento e redes precisam estar todos preparados para isso. Investir em infraestrutura é o que garantirá o sucesso dos projetos relacionados a dados.

Obtenha as vantagens da nuvem

Pensando em migrar parte dos dados armazenados pela sua empresa para a nuvem? Ou em começar a utilizar um software por assinatura? Pode parecer que a infraestrutura de TI torna-se irrelevante quando estamos utilizando a capacidade computacional de terceiros (os fornecedores de nuvem). Todavia, o contrário é verdade.

Você precisará de uma boa infraestrutura local para poder utilizar as aplicações na nuvem com sucesso. Outro motivo que faz com que investir nessa área seja tão importante para avançar na transformação digital.

Invista em inovação

Sabemos que as empresas que mais se destacam quando o assunto é transformação digital são aquelas que investem pesado em inovar e procuram sempre novas maneiras de fazer com que processos tradicionais se tornem mais eficientes e exijam menos retrabalho. Para fazer isso, porém, uma infraestrutura de TI excelente é necessária.

Adotar novas tecnologias antes de todo mundo e até criar as próprias soluções exige que a sua infraestrutura esteja pronta para dar conta dos novos sistemas e dos testes envolvidos durante a implementação. Uma infraestrutura de TI eficiente, portanto, será uma grande aliada da sua empresa na hora de inovar.

Reforce a segurança dos dados

Por último, não podemos nos esquecer de que empresas data driven têm nos dados o seu maior valor e devem protegê-los ao máximo. Uma infraestrutura de TI defasada e desatualizada gera problemas nesse sentido, e ainda coloca em risco as informações de clientes e os dados privilegiados do negócio.

A infraestrutura de qualidade é uma grande aliada de estratégias de segurança de ponta e ajudará a sua empresa a melhorar o compliance e a se adequar a legislações específicas de privacidade de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo.

Uma boa infraestrutura de TI permitirá que a sua empresa alcance sucesso em múltiplos projetos e tenha à disposição todos os recursos de que precisa para fazer com que a inovação aconteça. Por isso, é tão importante investir nessa área do negócio e mantê-la atualizada e competitiva.

Infraestruturas de TI ultrapassadas podem causar uma série de problemas, desde lentidão nas redes até vazamento de dados. Já pensou na qualidade da sua infraestrutura recentemente? Se a resposta for negativa, é hora de dar atenção para poder colher os benefícios que viu mencionados neste texto.

Gostou do conteúdo? Assine a newsletter e acompanhe receba nossos melhores posts por e-mail em primeira mão!