O termo armazém de dados pode soar um pouco estranho para quem não trabalha no departamento de Tecnologia da Informação e nem tem muita familiaridade com Informática. Essa ferramenta produz informações estratégicas, táticas e operacionais para a gestão de uma empresa.

A tecnologia consiste em um banco de dados centralizado, que armazena uma grande quantidade de informações que são úteis na tomada de decisão da companhia.

Um armazém de dados oferece apoio para diversas estratégias do negócio como a criação de campanhas de marketing por dados, já que a tecnologia reúne informações importantes como hábitos de consumo, histórico de compras e análise de resultados.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura deste post!

O que é um armazém de dados?

Data Warehouse, ou simplesmente armazém de dados, consiste em um local para o armazenamento de informações. Apesar de o nome não soar muito familiar para muitas pessoas, esse conceito não é tão novo, mas ficou popular na década de 1990.

Naquela época, era comum que algumas empresas tivessem um banco de dados com informações valiosas, mas que eram organizadas em planilhas de Excel. Mas, com os avanços da tecnologia e do Cloud Computing, a forma de armazenar dados mudou, mas o objetivo é o mesmo.

O Data Warehouse pode variar de tamanho e formatos, isso depende das necessidades da empresa. Além disso, o banco de dados nem sempre é informatizado, ele pode ser um software ou ser organizado em planilhas.

Os principais elementos do Data Warehouse são:

  • fonte de dados: armazenagem de arquivos;
  • data stage: área de armazenagem que extrai os dados de diferentes sistemas, faz a limpeza das informações, e a transformação, combinação, duplicação e preparação de dados para o uso no Data Warehouse. No entanto, os dados não ficam disponíveis para o usuário final;
  • servidor de apresentação: ambiente onde as informações são organizadas e armazenadas para a consulta direta dos usuários finais;
  • data mart: subconjunto lógico do Data Warehouse, geralmente dividido em departamentos como consulta de usuários e relatórios;
  • data mining: é o que chamamos de mineração de dados, o processo é responsável por explorar um alto volume de dados à procura de padrões consistentes;
  • ferramentas de acesso de dados: consiste na maneira pela qual os dados são extraídos e integrados com cada processo distinto do Data Warehouse.

Quais são as características do Data Warehouse?

O Data Warehouse é um sistema integrado que visa padronizar os dados de diversas fontes em um único local, e depois transferir as informações coletadas para uma única base de dados. Além disso, seu ambiente é volátil, ou seja, antes de os dados serem carregados, eles são filtrados e limpos, gerando informação útil.

Com o Data Warehouse, a manutenção das informações é feita durante um tempo relativamente maior do que em sistemas comuns. Isso significa que a mineração de dados não é feita em tempo real para não comprometer o desempenho dos bancos de dados transacionais.

Devido ao seu ambiente projetado para reunir informações de diversas fontes em um único banco, o trabalho do analista fica muito mais fácil, pois as informações que estão armazenadas já foram tratadas e, por isso, não existem redundâncias.

Qual a importância do Data Warehouse para as empresas?

O uso de dados é muito importante dentro das organizações, pois essa estratégia permite que as empresas tomem decisões mais acertadas em relação ao seu negócio. A seguir, mostraremos como essa tecnologia pode ajudar na empresa.

Centralização e armazenagem de dados

A manipulação de um grande volume de dados dá bastante trabalho, e se não for organizada, as informações perdem seu valor para a empresa. Com o armazém de dados, os conteúdos ficam centralizados em uma única base e ainda são protegidos.

Essa característica oferece mais agilidade para a captação e uso de informações. Dessa forma, a empresa consegue extrair dados importantes sobre a jornada de compra do cliente e criar campanhas efetivas para atingir o consumidor certo, na hora exata.

Unificação de dados desconexos

Nem sempre os dados informados pelos setores batem, ou seja, é comum que setores registrem números diferentes para um mesmo trabalho. Por exemplo, o setor comercial pode registrar um número de vendas diferente da área financeira, o que gera confusão e a necessidade de retrabalho.

Esse fator é comum e acontece porque as informações vêm de diversos canais. Com o Data Warehouse, o processo é simplificado, pois ele obtém e unifica as informações de todas as fontes.

Entrega de relatórios mais precisos

Ter relatórios precisos é essencial para a tomada de decisão. Eles também ajudam a ter uma visão realista do que está acontecendo na empresa e como vai a lucratividade do negócio. Falhas e pontos fortes são mais facilmente identificados quando os dados são precisos e organizados.

Os relatórios ajudam a empresa a ter conteúdo útil para criar campanhas de marketing de dados e analisar os resultados das estratégias, observando onde é necessário mais investimentos e quais campanhas devem ser deixadas de lado.

Quais são os benefícios do Data Warehouse?

Os benefícios do uso do armazém de dados nas empresas são diversos. Mas, para citar somente alguns, podemos falar que o Data Warehouse pode ser integrado a outras ferramentas como CRM e sistemas de pagamento. Além disso, a tecnologia permite manter o histórico dos dados manipulados e otimizar a qualidade das informações.

Os dados ficam mais acessíveis para quem precisa de informações para criar sua estratégia, como o setor de marketing, que terá informações ricas sobre o perfil e comportamento do consumidor da empresa.

As informações são apresentadas para a empresa de forma eficaz e em uma única fonte, o que facilita o processo de análise e consulta. Dados inconsistentes, confusos ou equivocados são facilmente identificados e corrigidos, poupando o tempo do setor responsável pela mineração dos dados.

No mais, o Data Warehouse entrega mais valor para as empresas, principalmente no gerenciamento das relações com os clientes, o que melhora os resultados da organização e a imagem da marca.

Essas são apenas algumas das vantagens do armazém de dados para sua empresa. No entanto, a estratégia precisa ser bem estruturada para gerar valor para seu negócio, pois as informações coletadas devem ser para a tomada de decisão.

Agora que você já sabe dos benefícios do Data Warehouse, está na hora de saber como funciona a governança de dados na empresa. Confira!