4 desafios do setor supermercadista e como solucioná-los
Sobretudo, os principais desafios enfrentados pelo setor supermercadista são a previsão de demanda, a identificação de padrões de compra, o…
Forte setor da economia brasileira, o agronegócio tem investido cada vem mais em tecnologia. Só em 2018, o capital destinado a esses recursos resultaram em um aumento de 0,36% do PIB do segmento. Por conta disso, o BI no agronegócio é uma realidade sólida e que deve ser observada com atenção.
A aplicação da tecnologia no campo traz ganhos estratégicos para a gestão do negócio, para a melhoria da operação e das vendas. Assim como em qualquer outra categoria de mercado, o Business Intelligence oferece uma análise aprofundada nos dados. Só assim é possível gerar decisões certeiras!
Neste conteúdo, você entenderá melhor quais são os 5 benefícios que a tecnologia traz ao agronegócio. Confira!
O agronegócio tem uma forte dependência de atividades operacionais dinâmicas e eficientes. Sem esse ritmo é impossível ter um nível de produtividade interessante. Consequentemente, os resultados ficam abaixo do esperado. Para otimizar isso é necessário acompanhar o que acontece com rigor.
Um grande volume dos dados captados ajuda a entender o nível de dinâmica da produção, independentemente da demanda. Atender aos prazos do mercado, realizar a colheita na hora certa e manter a rotina certa é algo que depende de disciplina. Se não há o devido controle, a tendência é que a produtividade no campo diminua.
Uma ferramenta de BI permite monitorar o nível de trabalho sendo realizado. Com isso, os indicadores vão mostrar o que está sendo executado e o tempo envolvido nas atividades. Diante disso, gestores podem propor melhorias, caso entendam que seja possível alcançar níveis maiores de produtividade.
Assim como em qualquer outra atividade, o agronegócio depende de resultados. Sem a tecnologia é impossível ter precisão nesses números e informações. Em meio a isso, o BI no agronegócio é fundamental para a melhor gestão e acompanhamento dos dados referentes aos resultados.
Além disso, tudo pode ser convertido em métricas. Essas que estão disponíveis em diversas fontes dentro dos softwares, documentos e planilhas que a empresa usa. Em um cenário de atividade digitalizada no agronegócio, o BI se torna fundamental. Só com esse recurso é possível acompanhar todo o resultado do trabalho no campo.
Seja com detalhes referentes à produção ou nos números finais, relacionados às vendas, tudo pode ser acompanhado. A possibilidade de criar indicadores de desempenho personalizados é um recurso importante que as ferramentas de BI oferecem. Assim, o controle de desempenho é feito como o gestor quiser!
Um dos mais importantes ganhos com a aplicação do BI no agronegócio é a redução de custos. Toda empresa tem essa demanda entre suas necessidades, já que uma gestão precisa estar sempre preocupada com as finanças. A tecnologia ajuda a identificar quais processos e práticas podem ser repensadas a fim de gerar economia.
Um bom exemplo é o uso de materiais utilizados na rotina operacional de produção. Os insumos geram milhares de reais em custos, mas somente se pode atestar a real necessidade com a ajuda dos dados. Se você sabe exatamente o quanto de adubo é necessário para determinada área, certamente não vai usar mais do que aquela dosagem.
O mesmo pode ser aplicado em relação ao aproveitamento das áreas dos campos. Essas e muitas outras atividades podem ser rastreadas e esses dados se transformam em informação sólida. Com isso, gestores terão acesso a números concretos e, a partir deles, podem determinar práticas mais econômicas.
A maioria das operações de grande porte do agronegócio já estão digitalizadas. O trabalho de campo não é uma desculpa para manter práticas antigas, e a tecnologia é uma realidade. Captar dados é apenas uma parte do trabalho, já que cada vez mais eles se mostram acessíveis e detectáveis.
No entanto, todo esse volume de informação precisa ser tratado para realmente ser útil para os gestores. É nessa etapa do trabalho que o BI se faz mais importante: a inteligência de negócios, de fato! Os recursos disponibilizados permitem analisar os dados para observar padrões, tendências, repetições e outros comportamentos.
O BI no agronegócio é capaz de transformar uma grande quantidade de dados desestruturados e heterogêneos em informação sólida e fácil de ser interpretada. Esse ganho na gestão dos números e dados é o que traz base estratégica para o desenvolvimento do negócio.
Decisões gerenciais são importantes para que a operação esteja adequada às expectativas que os produtores têm. Essa é a garantia de um faturamento que seja capaz de, além de custear os investimentos, também resultar em lucro. Os dados têm papel importante para guiar as decisões de quem define o futuro do negócio.
Quando esses dados são devidamente analisados e gerenciados, o primeiro ganho que se obtém é justamente a tomada de decisão estratégica. O gestor precisa ter um nível de informações claras que mostrem a ele como a produção e o trabalho do agronegócio se comporta.
Cada um dos detalhes do negócio pode então ser identificado! A partir desse trabalho de aprofundamento de dados, indicadores e relatórios mostram ao gestor a realidade atual de sua produção. A partir dali ele tem o que é preciso para avaliar antes de fazer escolhas importantes para as atividades do agronegócio.
Para aproveitar todos esses benefícios do BI no agronegócio é preciso contar com uma fornecedora de tecnologia especializada. Há boas empresas no mercado que conseguem entregar soluções que se adaptam à necessidade do mercado, independentemente do segmento.
Como você viu, cada vez mais o agronegócio tem investido nessas ferramentas, o que mostra como elas podem ajudar na rotina operacional e na gestão dessa área. Com soluções práticas e de uso fácil, melhores resultados podem ser captados.
O BI no agronegócio é uma realidade à qual os produtores precisam ficar atentos! Negar o digital é desperdiçar oportunidades de ser mais competitivo, de aproveitar melhor seus recursos e de ter cada vez melhores níveis de faturamento.
A Toccato tem a solução sob medida que você precisa para aplicar no agronegócio! Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua gestão.
Sobretudo, os principais desafios enfrentados pelo setor supermercadista são a previsão de demanda, a identificação de padrões de compra, o…
No setor supermercadista, a BI é capaz de aprimorar a previsibilidade financeira, fortalecer relações com fornecedores e oferecer uma visão…
DaaS leva o gerenciamento de dados para a nuvem, possibilitando o processamento e integração de dados de várias fontes e…
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.
Calcule a sua maturidade em dados