Segurança de dados: por que este assunto é cada vez mais importante para as empresas? Nos últimos anos vimos uma transformação incomparável com qualquer outra na história da humanidade. Com o surgimento da Internet e a popularização de dispositivos móveis, passamos a produzir um volume significativo de dados todos os dias.

Segundo uma estimativa levantada pela IDC, a produção de dados no mundo dobra a cada dois anos e, apenas em 2020, podemos esperar que 35 trilhões de gigabytes sejam gerados.

Os dados são o ativo mais valioso da sua empresa e se dividem em informações sobre produtos e processos internos, dados de clientes e inteligência competitiva. Por isso, protegê-los, é fundamental para o seu negócio e para os seus clientes.

No artigo de hoje, vamos mostrar como você pode aumentar a segurança de dados no seu negócio e por que esse assunto é tão importante. Confira!

O que é segurança de dados?

Antes de começarmos a falar sobre como melhorar a segurança de dados da sua empresa, precisamos conceituar o que isso quer dizer. Segurança de dados, significa proteger as informações que a sua empresa armazenou digitalmente, seja nos servidores locais ou na nuvem.

Todos os esforços de segurança da informação passam pela ideia de evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso a um determinado dado. Afinal, o que a sua organização tem de mais valioso senão os dados que produz diariamente? Quer eles sejam informações dos clientes ou instruções de como executar os seus produtos, esses dados precisam ser protegidos a sete chaves para evitar problemas como a concorrência desleal ou a perda da confiança do consumidor.

Alguns problemas que a segurança de dados enfrenta são:

  • criar um perímetro de segurança ao redor da infraestrutura de dados da empresa (digital ou fisicamente);
  • evitar o vazamento de dados por membros da organização;
  • contornar as tentativas de invasão por hackers;
  • preservar os dados para que eles possam ser recuperados rapidamente em caso de problemas (como uma pane nos servidores ou um desastre natural); e
  • garantir que os dados estarão íntegros quando for necessário usá-los.

Por causa disso, a segurança de dados não é uma disciplina fácil de se aprender e sim um conjunto de tarefas que, quando combinadas, permitem que a sua empresa opere com mais segurança no ambiente digital.

Como melhorar a segurança de dados? Veja 5 dicas

Agora que você já sabe qual é o papel da segurança de dados nas organizações, confira algumas maneiras de proteger melhor os bancos de dados da sua empresa.

1. Proteja os dados armazenados localmente

A proteção do perímetro, ou seja, a criação de obstáculos que se colocam entre os funcionários e visitantes da empresa e os dados que ela armazena é um ponto importante da segurança de dados. Tarefas simples, como deslogar do seu computador ao se afastar da máquina, já fazem uma grande diferença na segurança das informações contidas ali.

Manter documentos, digitais ou não, armazenados em segurança é uma das obrigações da sua empresa. Trancá-los, garantir acesso apenas ao pessoal autorizado e instalar alarmes ao redor do local em que estão armazenados são algumas estratégias de proteção de perímetro.

2. Cuidado com os links

Uma das principais maneiras utilizadas por hackers para ganhar acesso aos sistemas das empresas são os esquemas de phishing. O phishing é um tipo de ataque em que o criminoso conta com a distração do usuário ao clicar em um link aparentemente inocente ou baixar um anexo de um contato para ganhar acesso à rede.

Por isso, esteja sempre atento ao abrir links enviados para você e confira se está realmente familiarizado com a URL. Não baixe nenhum arquivo de desconhecidos e faça sempre um scan com o seu antivírus nos documentos antes de abri-los.

3. Crie uma política de senhas

Senhas seguras também são estratégicas para proteger os sistemas de uma empresa. Por isso, crie e implemente na sua organização uma política de senhas. Essa política pode delimitar o tempo máximo em que um usuário pode utilizar uma senha, proibir a repetição de senhas entre sistemas ou até mesmo proibir os colaboradores de utilizarem sistemas da empresa em equipamentos não seguros.

Analise quais são os principais riscos em relação às senhas dos seus colaboradores hoje (se elas são fáceis de adivinhar ou se são curtas demais, por exemplo) e baseie a sua política de senhas em maneiras de evitar esses problemas.

4. Crie uma política de BYOD

Cada vez mais as empresas toleram um comportamento típico do nativo digital: o bring your own device (ou traga seu próprio dispositivo, em português). Com a migração de sistemas empresariais para a nuvem, a popularização de dispositivos, como tablets, smartphones e smartwatches, é um desafio que deve ser levado a sério pela sua organização o quanto antes.

É importante definir uma política de como os dispositivos externos à empresa podem ser acessados durante o expediente, criar uma rede apenas para esses dispositivos e investir em sistemas de monitoramento para checar quais arquivos são acessados com esses portáteis.

5. Se proteja contra malware

Por último, não podemos nos esquecer de esforços tradicionais para evitar que uma ação de hackers cause prejuízo imenso para a sua empresa. A instalação de software antivírus e antimalware, por exemplo, continua sendo uma etapa importante da segurança digital dos negócios.

Combinada com uma política de backup compatível com a realidade do seu negócio, o uso desses softwares de proteção ajudará a sua empresa não só a evitar ataques cibernéticos, como também a se recuperar rapidamente deles, mantendo as operações mesmo perante uma ameaça online.

Garantir a proteção dos dados do seu negócio não é apenas uma maneira de evitar percalços como o vazamento de informações e a perda da credibilidade dos clientes. Segundo a nova Lei Geral de Proteção de Dados e a GDPR, as empresas podem ser responsabilizadas financeiramente por episódios de vazamentos de dados.

As multas são mais do que atração o suficiente para investir um pouco mais nessa área do negócio e garantir a segurança de dados na sua organização.

E aí, pronto para aumentar a segurança de dados na sua empresa com essas dicas? Siga a página da Toccato no LinkedIn e não perca nossos melhores posts!