Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:

Como um analista de dados ajuda a construir valor para a sua marca?


Contar com um analista de dados dentro da empresa é extremamente estratégico para o negócio. Esse profissional contribui para  uma cultura baseada em informações. Dessa forma, a tomada de decisões é instituída e assim, as ferramentas adequadas de análises são incorporadas ao empreendimento.

 

Isso, consequentemente irá aumentar a: 

  • eficiência das operações; 
  • produtividade dos times;
  • assertividade dos investimentos.

 

Para explicar melhor, preparamos o conteúdo a seguir. Acompanhe para entender como este profissional pode ser o diferencial para qualquer companhia e saiba mostrar valor a seus superiores sobre o uso de diferentes ferramentas.

Analista de dados como profissão do futuro

O trabalho do analista de dados tem crescido muito nos últimos anos, principalmente com a transformação digital intensificada nos negócios. Com a pandemia isso se tornou ainda mais necessário. Dessa forma as empresas tiveram que se adaptar mais rapidamente ao trabalho remoto e ao uso de tecnologia.

 

Para tanto, a correta utilização, compartilhamento e gerenciamento de informações passaram a ser decisivos para vencer ainda mais desafios. 

 

Impulsionados por essa realidade, sistemas inteligentes têm se tornado cada vez mais comuns na vida de todos, em cada experiência do nosso dia a dia. As organizações estão começando a entregar mais serviços por meio deles e a praticidade tem entrado nas rotinas e nos negócios, exigindo assim, especialistas que saibam como lidar com essa realidade.

 

Por isso e pelas fortes tendências que se apresentam nessa área, o analista de dados é considerado agora a profissão do futuro (mas na realidade, já do presente). 

O que dizem os dados desse mercado?

 

De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, maior rede social voltada à interação profissional, funções ligadas à TI são a maioria entre os 25 empregos em alta em 2022.

 

Segundo pesquisa de uma empresa de recrutamento digital, houve crescimento de 485% na abertura de vagas para a área de inteligência de dados em 2021, primeiro semestre. Isso mostra o quanto as empresas têm procurado por esse tipo de profissional.


Além disso, o volume de arquivos tende a continuar crescendo. Se pensarmos em sistemas inteligentes e automatização, deve-se levar em conta ainda que, conforme o Ministério das Comunicações, a quantidade de dispositivos móveis ligados a IoT (Internet das Coisas) deve chegar a 100 milhões em 2023. Um futuro que já está aqui.

Quais são as funções de um analista de dados? 

Nesse contexto, as funções de um analista de dados envolvem toda a operação em torno do uso lógico desses registros. Essas tarefas podem incluir gerenciamento, análise e disponibilização da informação. 

 

Mas para isso ele vai precisar de ferramentas de gestão que dêem suporte e permitam captar, selecionar e direcionar esses dados da melhor forma às áreas de negócio.

 

No caso de empresas que já adotaram soluções de BI, Business Intelligence, esse profissional encontra condições para lidar com a filtragem dentro de uma plataforma, obter relatórios e informações analíticas que lhe permitam tirar insights dos cenários e apresentá-los baseando-se em storytelling para demonstrar valor delas.

 

Sem contar que esse profissional é sempre a ponte entre a empresa que fornece a tecnologia, o software, e a companhia em que trabalha. Uma ótima forma de deixar na mão de especialistas uma área crítica e ganhar tempo para focar no negócio.

Por que é importante ter um profissional de dados na empresa? 

Após entender tudo isso, já é possível ter uma ideia da importância do profissional de dados em uma organização. Mas para ficar ainda mais claro, veja a seguir:

Empresas lutam para gerenciar seus dados

Toda organização terá que lidar com o desafio de gerenciar informações. Mais ainda: de transformá-los em inteligência aplicável.

 

Juntos, um bom analista de dados e uma boa plataforma de gestão dessas informações e inteligência de negócios podem ajudar a empresa a atingir a tão necessária maturidade de dados.

Novos regulamentos de privacidade de dados aumentam a necessidade de Analistas de Dados

Com o fenômeno de Big Data se consolidando, ou seja, com mais e mais informações formando um grande conjunto, sobem também os riscos e discussões em torno da privacidade dessa informação.

 

A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, modificou a maneira como a responsabilidade em torno dela é vista. Hoje o usuário é total detentor de seus arquivos e também há previsão especial para tratamento de registros sensíveis. 

 

Gerenciar toda essa situação requer que um analista de dados esteja sempre olhando de perto o que acontece com eles. Isso evita o uso indevido das informações e até eventuais processos e multas para a empresa.

Cientistas de Dados têm habilidades que estão em alta demanda

Outro ponto pelo qual é importante ter um analista de dados na empresa é contar com as habilidades desse profissional.


Geralmente, são pessoas com alta capacidade analítica e visão lógica, o que ajuda no apontamento de soluções.

Maior competitividade e sucesso da empresa 

Por fim, alguns fatores que também vêm da facilidade em ter um profissional dessa área no negócio podem contribuir para o sucesso da empresa.

 

Tomada de decisões mais assertivas, por ter dados confiáveis no timing certo é um deles. Isso permite sair na frente da concorrência, aproveitar oportunidades e alavancar resultados. Muitas chances de negócio, como lançar um produto novo, não são sequer percebidas, por falta de analisar dados.

 

Mas com um especialista dessa área e com ferramentas adequadas no seu empreendimento, esse obstáculo é vencido.

 

Foi possível entender como um analista de dados pode ajudar a construir valor para a marca? Aproveite para saber como o uso de BI, Business Intelligence, pode ajudar a reduzir custos no negócio! 

Artigos relevantes

BigQuery: seu Data Warehouse para impulsionar a inovação

BigQuery: seu Data Warehouse para impulsionar a inovação


Se você está em busca de uma solução eficiente para armazenar e analisar grandes volumes de dados, então o BigQuery…

Leia mais
Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing

Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing


Temos o prazer de anunciar uma nova dimensão em nossa oferta de serviços: a parceria da Toccato com o Google Cloud…

Leia mais
Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados


Entre prateleiras repletas e corredores movimentados, se esconde um desafio para todo varejo: entender e satisfazer o consumidor moderno, que…

Leia mais