Livros sobre liderança: quais são aqueles que não podem faltar na sua lista de leitura?

Manter-se atualizado é uma obrigação para todos que querem assumir posições gerenciais. Afinal, eles devem ser os pioneiros a introduzirem inovações em processos e tecnologias.

A leitura é uma ótima maneira de se atualizar sobre as principais tendências na sua área e as técnicas que, ano após ano, fazem com que os gestores de alto desempenho sejam bem-sucedidos em suas carreiras. Conheça alguns dos principais livros sobre liderança que aparecem sempre nas listas de mais vendidos!

1. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é um guia lotado de técnicas fundamentais para o desenvolvimento da liderança. Lançado em 1937, até hoje ele figura entre as listas de best-sellers ao redor do mundo pela sua relevância. A temática é simples, e concentra-se em um dos assuntos para os quais somos mais sensíveis: desenvolver uma melhor maneira de se relacionar com as pessoas.

O texto, criado inicialmente para fazer parte de uma apostila de um curso de relacionamento pessoal nos Estados Unidos, se mostrou um sucesso com o público e foi parar nas prateleiras. Hoje, ele já vendeu milhões de cópias e foi traduzido para centenas de idiomas.

Mas, por que este livro é importante a ponto de ir parar na cabeceira dos principais gestores do mundo? O resumo da natureza humana feito por Dale Carnegie é eficiente em sua síntese e simples de compreender, o que faz com que esse material seja tão bem-sucedido como ferramenta didática.

Nele você aprenderá a se colocar no lugar do outro para entender como convencê-lo das suas ideias, a partir da construção de um bom relacionamento com o próximo.

Leitores encontrarão neste guia, além do que falamos até aqui, seis técnicas comprovadas para fazer as pessoas gostarem de você. Esse conhecimento será útil dentro e fora da empresa.

2. A Arte da Guerra, de Sun Tzu

A Arte da Guerra é outro best-seller milenar. Escrito durante o século IV, na China, o livro do estrategista Sun Tzu é um dos favoritos dos gestores ao redor do mundo na categoria não-ficção.

Mas o que há de diferente nesse tratado de guerra que fez com que ele virasse um guia de como fazer bons negócios? O livro foca em três princípios: planejamento, estratégia e liderança.

Mesmo que muito da cultura tenha mudado de 2500 anos atrás até hoje, o texto continua relevante a ponto de os seus ensinamentos inspirarem líderes até os dias atuais. Com 13 capítulos, cada um se concentrando em um aspecto diferente da guerra, esse livro mostrará a você que é melhor vencer a guerra antes mesmo de partir para a sua primeira batalha, no mundo dos negócios e no front.

3. O Efeito Gatilho, de Marshall Goldsmith

O Efeito Gatilho é outro livro que informa pessoas bem-sucedidas ao redor de todo o mundo. Entre os que citamos aqui ele é o mais recente, tendo sido publicado apenas em 2019.

O efeito gatilho é essencialmente um livro de gestão com as principais coisas que qualquer líder deve aprender durante a sua carreira. Nele, Marshall Goldsmith mostra entre outras coisas o quanto é importante seguir metas e ouvir o cliente para ser um sucesso nos negócios.

4. O Monge e o Executivo, de James C. Hunter

De maneira parecida com a obra de Sun Tzu, O Monge e o Executivo não parece inicialmente ser um livro de gestão. Afinal, ele gira em torno da história de um executivo que é ordenado pela esposa a passar uma semana em um mosteiro.

Mas o que se aprende ao longo das páginas são lições de liderança valiosas e permanentes. O relacionamento humano é um dos protagonistas, e o autor, com uma linguagem leve, aborda tanto conceitos técnicos quanto espirituais para cativar os líderes em formação que leem este livro.

5. A Essência do Líder, de Warren Bennis

A Essência do Líder é outro clássico para se ter na mesa de cabeceira quando o assunto é material sobre liderança e gestão. A obra, publicada na década de 1990, nos mostra que líderes não nascem com nenhuma característica em especial. Eles aprendem a ocupar esse papel ao longo da vida e podem fazê-lo muito bem se se esforçarem.

Para escrevê-lo, Warren entrevistou múltiplos gestores de destaque em busca de uma resposta que o ajudasse a orientar futuros líderes em seus desafios. O resultado é uma porção de insights de leitura leve e mais valiosa do que muitas aulas da universidade.

A leitura dessa obra colocará em perspectiva todas as características que diferenciam um líder para ajudar você a desenvolvê-las.

6. Gestão da Emoção, de Augusto Cury

Quando o assunto é se destacar em gestão, um aspecto que muitas vezes é deixado de lado nos livros sobre liderança é a importância da Inteligência Emocional, tanto na hora de tomar boas decisões quanto de inspirar os colegas ao seu redor. Augusto Cury, um dos autores mais lidos do Brasil na última década, é médico psiquiatra e pesquisa o tema há mais de 30 anos.

No livro ele tenta ajudar o leitor a identificar quando ele está usando a sua Inteligência Emocional mal e quanto de energia gasta com isso no dia a dia. A ideia de Cury é de que, muitas vezes, líderes se esgotam e não obtêm os resultados que desejam porque ficam ocupados se preocupando com a opinião das pessoas ou tentando atingir a perfeição.

A obra, que se baseia no que o autor chama de Técnicas de Gestão da Emoção, tem tudo para impactar drasticamente como você se vê agora e onde quer estar nos próximos anos.

Há muitos outros materiais de leitura e livros sobre liderança e gestão que poderíamos recomendar aqui. A pauta é uma das mais procuradas nas prateleiras de livrarias e, por causa disso, muitas vezes é difícil identificar que livros agregarão valor na sua carreira e que livros apenas repetirão mais do mesmo.

Os autores citados aqui são um bom lugar para começar a desenvolver o seu perfil como gestor, ou aperfeiçoar sobre os conhecimentos que já possui.

E aí, gostou de conhecer esses livros de liderança e gestão? Qual vai entrar na sua lista de leituras? Quer se tornar um líder melhor ainda mais rápido? Veja nosso guia de como tomar decisões estratégicas na sua empresa!