Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
BI na construção civil: use agora o hiperdados na sua gestão!

BI na construção civil: use agora o hiperdados na sua gestão!


Você sabe como o BI na construção civil é utilizado e por que deveria ser uma prioridade para a sua empresa? As marcas estão cada vez mais atentas para como o uso de tecnologia pode torná-las mais competitivas, eficientes e dinâmicas e isso não poderia ser diferente em um setor tão acirrado quanto o da construção civil. 

Em busca de assertividade, as empresas de construção civil aplicam soluções de BI ao dia a dia para visualizar com mais clareza o que acontece na organização, identificar tendências e definir metas compreensíveis para os próximos períodos. Os painéis de BI condensam todos os dados relevantes de uma construtora, mostrando análises em tempo real daquilo que influencia nos seus resultados e pode ser otimizado.

Neste guia que preparamos para você, mostramos o que são hiperdados e como eles podem ser utilizados para melhorar a performance das construtoras e incorporadoras. Continue a leitura e entenda o uso do BI na construção civil.

Otimize o uso de recursos

Nunca os dados foram tão importantes para a eficiência dos negócios. Hoje, grandes organizações, como o Facebook, dependem muito mais deles e da base de clientes que os fornecem que de uma plataforma ou serviço específico. É baseando-se em dados que constroem seus modelos de negócios e com o uso deles  geram rentabilidade.

Hiperdados são informações vinculadas ou interconectadas que trazem valor para os negócios e não são relevantes apenas para empresas de internet. Eles podem informar decisões, inspirar novos produtos e serviços, e até serem comercializados por organizações para obtenção de lucro. Alimentados por sistemas de Business Intelligence, geram informação acionável para os empreendimentos que os têm e, por isso, têm valor.

Na construção civil são utilizados de diversas formas, a principal delas sendo a otimização do uso de recursos. Com dados de múltiplas edificações e projetos, construtoras podem entender como gastam os recursos que têm, identificar gargalos e otimizar a utilização de insumos para aumentar a lucratividade dos seus empreendimentos. Relatórios gerenciais personalizados são a principal ferramenta para ajudá-las a gerenciar melhor como e por que gastam dinheiro.

Acompanhe a produtividade por obra

Entretanto, não é só na hora de economizar que os hiperdados valem muito para as empresas. BI na construção civil também é uma ferramenta para aumentar a produtividade das obras, acompanhar métricas e definir metas claras para os profissionais de uma organização.

Utilizando os painéis de BI, empresas conseguem visualizar em tempo real o andamento de uma construção, estimar o tempo de conclusão dela e identificar quais áreas da empresa são mais eficientes e por quê. Produtividade e redução de custos estão diretamente conectadas, e usando Business Intelligence na construção civil se consegue entender perfeitamente a relação entre ambas, ao obter resultados melhores analisando dados históricos e atuais.

Entenda melhor a concorrência

Para vencer os concorrentes é preciso conhecê-los bem. Utilizando BI na construção civil a sua empresa conseguirá fazer análises de mercado mais precisas e se destacar oferecendo aquilo que eles não entregam para os consumidores.

Combinando dados de análise de perfil do consumidor e análise mercadológica é possível identificar o que os clientes gostariam de ver nas plantas, que tipos de produtos e serviços são mais atraentes para eles (como a customização de espaços ou a oferta de ambientes compartilhados em uma edificação) e ir de encontro a essas expectativas para vender mais e satisfazer o consumidor.

Reduza erros e ganhe agilidade

Por que obras saem do prazo, perdem dinheiro e causam prejuízo para as empresas? O principal motivo, conhecido por muitos trabalhadores da construção civil, sejam eles gestores ou não, é a incidência de erros. 

Por ser muito difícil prevê-los e antecipá-los, eles têm impacto enorme na lucratividade de cada obra e na performance dos negócios. Com Business Intelligence, os negócios podem utilizar dados de todas as suas obras do passado e das construções atuais para identificar tendências e antecipar problemas antes que eles gerem prejuízo.

Com isso, menos erros são cometidos, as obras são entregues no tempo estimado e os projetos podem ser planejados considerando padrões históricos que afetam os resultados da empresa — como o aumento do custo de mão de obra ou de matéria-prima e até condições climáticas pouco favoráveis presentes em uma região.

Negocie melhor com fornecedores

São muitas as áreas da empresa que podem utilizar BI, mas a gestão de fornecedores é uma das que mais se beneficia do recurso. Com informações atualizadas constantemente e a previsibilidade que esses sistemas dão às demandas do setor por materiais e insumos, é possível negociar com fornecedores antecipadamente e conseguir o melhor custo-benefício na compra de matéria-prima.

Até itens como mão de obra podem sair mais baratos quando se tem dados precisos sobre o uso deles. Portanto, o BI na construção civil vai ajudá-lo a investir melhor os recursos disponíveis, a aumentar as margens de lucro em cada obra e a evitar desperdícios.

Controle despesas e receitas

Por último, não podemos esquecer de como é importante para as construtoras fazerem uma gestão financeira precisa. Como obras duram muito tempo, elas estão sujeitas à inflação e a outros fatores que podem encarecer a conclusão de um projeto.

Com soluções de Business Intelligence na construção civil fica mais fácil visualizar tudo que entra e sai de uma obra. Dados sobre edificações já concluídas podem informar o valor de construções que ainda não saíram do papel e a empresa ganha mais precisão nos cálculos que mais impactam sua linha de fundo.

Empresas com uma cultura de dados forte têm mais facilidade de se destacar da concorrência, independentemente do mercado no qual se inserem. Fazer a gestão da obra com o uso de dados e implementar o BI na construção civil trará uma porção de melhorias para a sua organização, reduzindo custos e alavancando resultados. Se você ainda não utiliza a tecnologia é hora de se informar mais sobre ela e começar a pensar sobre como hiperdados podem tornar a sua empresa uma das maiores de seu segmento.

Quer ver todos os benefícios que apontamos sendo usados a favor do seu negócio? Não perca tempo! Fale agora mesmo com um de nossos consultores e descubra como as soluções da Toccato podem tornar o seu negócio ainda mais eficiente!

Artigos relevantes

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados


Entre prateleiras repletas e corredores movimentados, se esconde um desafio para todo varejo: entender e satisfazer o consumidor moderno, que…

Leia mais
Transformação corporativa: WAM e Toccato elevam o BI com Qlik

Transformação corporativa: WAM e Toccato elevam o BI com Qlik


Você já parou para pensar no poder que os dados têm para impulsionar o crescimento e a eficiência da empresa…

Leia mais
Tudo sobre o novo curso: Analisar Dados no Qlik Sense

Tudo sobre o novo curso: Analisar Dados no Qlik Sense


Tudo sobre o novo curso: Analisar Dados no Qlik Sense Primeiramente, de você é daqueles que está sempre em busca…

Leia mais