Como usar data storytelling para vender mais?
Ao transformar dados em narrativas emocionantes, você não só facilita a compreensão, mas também inspira ação por parte do seu…
Definitivamente, um dos desafios da transformação digital é a cibersegurança. A convergência de setores e integração de dados em empresas, tornaram a fronteira de responsabilidades menos claras.
Dessa forma, não basta que apenas o departamento de tecnologia da informação esteja atento às possíveis ameaças. Esse é um trabalho que deve estar integrado na rotina de uma organização e, principalmente, deve atuar de maneira preventiva, para evitar ataques de fato.
Cibercrimes se tornaram uma preocupação nos negócios. A transformação digital está em um ritmo tão acelerado, que muitas empresas não conseguem acompanhar as novas tecnologias e se proteger a tempo de riscos.
A pesquisa KPMG 2021 CEO Outlook, realizada com mais de mil diretores executivos de empresas, aponta que, em 2021, apenas 58% dos entrevistados acreditavam que estavam preparados para um ciberataque.
Ainda sim, 75% deles afirmaram que definir uma estratégia cibernética é fundamental para estabelecer confiança com os stakeholders.
Se, em 2021, já existia preocupação com relação à cibersegurança, agora, ela é uma realidade a ser enfrentada. De acordo com um relatório da IBM, o custo médio de violação de dados foi de US$ 4,45 milhões, em 2023. Esse total representa um aumento de 15%, em relação aos últimos três anos.
Portanto, neste cenário, é tão importante tratar sobre segurança cibernética. Pensando nisso, neste artigo, vamos explorar os seguintes tópicos:
De uma forma abrangente, cibersegurança é qualquer ação que previne ou mitiga ataques cibernéticos, desde vírus até ransomwares. Essas ameaças roubam dados estratégicos, informações sigilosas, interrompem processos e ainda causam grandes prejuízos.
Em 2020, segundo o Ponemon Institute, os dez setores que mais foram alvos de invasões cibernéticas foram:
A cibersegurança está incluída em diversas práticas organizacionais, que têm sido cada vez mais comuns em empresas, como:
A partir dela, as empresas conseguem se blindar de agentes invasores, tornam-se mais competitivas e demonstram confiança no mercado.
Como a Análise Preditiva está moldando o futuro dos negócios
A cibersegurança de uma empresa precisa estar preparada para diversas ameaças de segurança, principalmente quando o assunto é dados, já que eles são responsáveis por insights valiosos e tomada de decisões estratégicas.
Dessa forma, vamos conhecer alguns dos ataques mais comuns a organizações:
Quando o assunto é cibersegurança de dados, todo cuidado é pouco. É preciso desmistificar que pequenos negócios não são alvos de invasões, já que, normalmente, eles são os mais vulneráveis.
A atenção aos detalhes auxilia na proteção de uma empresa, mas é necessário expandi-la cada vez mais, ao passo que a tecnologia também avança. Senhas fortes, por exemplo, não dão conta de um cibercrime bem planejado.
Universo dos dados: como ter os dados no centro de tudo
Atualmente, muitas ferramentas de Business Intelligence e análise de dados são capazes de incrementar a cibersegurança de uma empresa. Entenda!
A inteligência artificial (IA) e sistemas de machine learning podem ser programados para identificar padrões de usuários e detectar fraudes, a partir de uma inconsistência.
Ferramentas têm migrado cada vez mais para a nuvem, por conta da escalabilidade e migração de dados. Ainda sim, é necessário reforçar padrões de segurança, como criptografia, backups, rígido controle de acesso e auditorias frequentes.
Apenas a criação de uma senha forte não é o bastante para proteger o acesso de informações sigilosas. Por esse motivo, a autenticação multifatorial ganha espaço, para que apenas os usuários autorizados, consigam realizar o manejo de determinados dados.
Uma empresa funciona como uma máquina repleta de engrenagens. Cada uma delas precisa estar bem ajustada, para o equipamento funcionar corretamente. Portanto, treinamentos sobre cibersegurança são tão importantes.
A partir deles, é possível conscientizar os colaboradores sobre boas práticas e, dessa forma, evitar ameaças internas e externas, como acessos indevidos e phishing.
Além de prevenir ataques à cibersegurança, uma empresa precisa operar de forma eficaz, mesmo se sofrer uma invasão. A cibersegurança e a resiliência cibernética caminham juntas para trazer um cenário de confiança em um negócio.
Dessa forma, a Toccato está alinhada com muitas ferramentas de Business Intelligence, que conectam as duas necessidades. Como resultado, o negócio se torna mais competitivo no mercado e consegue se preparar para enfrentar possíveis dificuldades.
Fale com um dos nossos especialistas e proteja-se com a Toccato!
Ao transformar dados em narrativas emocionantes, você não só facilita a compreensão, mas também inspira ação por parte do seu…
Com o objetivo de atingir maiores patamares de eficiência operacional, a tecnologia precisa ser encarada como uma aliada. Ferramentas avançadas…
Cada uma das soluções Qlik atende a diferentes necessidades de BI. Por exemplo, Qlik Sense é ideal para análises interativas…
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.
Calcule a sua maturidade em dados