Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:

Transformação digital: como ela impulsiona a análise de dados


Nos últimos séculos, o mundo passou por diversas transformações. Na Indústria 1.0, surgiram as máquinas a vapor. Em seguida, elas avançaram para as linhas de montagem, com o fordismo. Como consequência, começou uma adaptação para a produção sem intervenção humana. Mas, onde estamos agora? Atualmente, a fase em que vivemos é a de constante transformação digital, especialmente quando o assunto é análise de dados, inteligência artificial e tomada de decisões estratégicas. 

No momento em que estamos, a atenção se volta para os dados em todos os processos realizados. Na medida que a transformação digital avança, a quantidade e qualidade de informações à disposição das empresas também aumenta. 

Por esse motivo, definitivamente, no mundo de hoje, os dados estão no centro da transformação digital. Porém, eles não estão sozinhos. Juntamente com eles, existem outros pontos que devem ser acompanhados pelas empresas. 

Entre eles, a IA, cibersegurança e a análise de data, para que seja possível transformar informações em tarefas essenciais, como visualização de gargalos e melhoria contínua da eficiência de um negócio. 

Neste artigo, vamos entender como a transformação digital afeta a análise de dados, por meio dos seguintes pontos:

  • Benefícios da transformação digital na análise de dados;
  • Exemplos de transformação digital;
  • Como implementar a transformação digital na sua empresa;
  • Cibersegurança em um cenário de constante transformação.

Benefícios da transformação digital na análise de dados

Análise de dados e transformação digital são intrínsecos. Um depende do outro para obter os melhores resultados. Analisar data sem os recursos tecnológicos existentes, e em constante transformação, é como ler um livro em idioma estrangeiro. 

É possível consultar um dicionário, mas o entendimento não será completo. Palavras por palavras, não valem nada. Elas precisam de contexto e interpretação. A transformação digital atua nesse sentido: como uma chave que desbloqueia insights e dá acesso a novas percepções. 

Esse é o principal benefício de se manter atualizado tecnologicamente. Agora, descubra vantagens específicas dessas mudanças:

  • Tomada de decisões com clareza, por conta do panorama completo realizado a partir dos dados de uma empresa, de forma visual e organizada;
  • Identificação de tendências e padrões, os quais os dados conseguem detectar por conta do uso da tecnologia;
  • Personalização de análises e adaptação de cenários, já que a transformação digital permite a integração de plataformas e adequação, dependendo dos softwares utilizados.

A eficiência organizacional é impulsionada ao nível máximo quando essas três ações são alinhadas. Dessa forma, a empresa consegue crescer exponencialmente, prestando atenção aos seus concorrentes, clientes, colaboradores e produtos ou serviços prestados. 

Exemplos de transformação digital

O mundo em que vivemos é digital. De acordo com um estudo encomendado pela Microsoft e realizado pela IDC, com dois mil empresários de diversos países, a inteligência artificial não é mais uma promessa, mas sim uma realidade: 71% dos participantes afirmam que já usam IA nos seus negócios. 

O levantamento aponta que essa transformação digital traz resultados positivos. A cada dólar investido, o retorno médio é de US$3,5, em um período estimado de 14 meses. 

Os colaboradores usam a inteligência artificial, como forma de unir diferentes dados, como de redes sociais, detalhes de produtos e engajamento do cliente, segundo os entrevistados. Enquanto os softwares lidam com essas informações, os funcionários conseguem ter tempo para lidar com tarefas estritamente humanas, como soluções de problemas, criatividade e percepção de tendências. 

O Brasil acompanha esse cenário mundial. O INSS é um órgão conhecido popularmente por ser burocrático e demorado. Apesar disso, ele tem passado por uma transformação digital. Desse modo, o instituto conseguiu diminuir o estoque de processos em aberto. 

Segundo o Dataprev, o desenvolvimento do aplicativo Meu INSS permitiu que 159 mil processos fossem despachados de forma automática em setembro de 2022, o que representa 35% do total de pedidos.

Esse exemplo demonstra que a transformação digital é a forma mais eficaz para lidar com dados em abundância e transformá-los em soluções para problemas. 

Chatbots e IA: novas capacidades avançadas de atendimento

Cibersegurança em um cenário de constante transformação

Já que a transformação digital está em constante transformação, a cibersegurança deve ser foco total durante as operações. Assim como novos softwares são desenvolvidos a todo momento, malwares e fraudes também são criados, com o objetivo de roubar informações. 

Os dados, tão valiosos, devem ser protegidos, para evitar vazamento ou até mesmo ataques às redes, que podem causar quedas de sites, perda de receita e declínio na reputação de empresas. 

Adotar uma estratégia de cibersegurança é um processo complexo, que afeta todas as áreas de um negócio. Ela passa pelo acesso de colaboradores a determinados arquivos, avisos do departamento de comunicação interna sobre cuidados com phishing e vírus e implementação de soluções. 

Além disso, é importante ressaltar a necessidade de conscientizar os funcionários para que os perigos de uma ameaça sejam minimizados. Primeiramente, isso é feito por meio do fortalecimento dos papéis e responsabilidade de cada indivíduo dentro de uma organização, como, por exemplo: Não dividir senhas, ter cuidado com equipamentos de trabalho em ambientes externos e manter-se atento a qualquer e-mail suspeito. 

Como implementar a transformação digital na sua empresa?

Implementar a transformação digital para análise de dados na sua empresa, é necessário para mantê-la competitiva no mercado. Veja como fazer isso:

  • Defina objetivos claros sobre o que deve ser feito com a análise de dados;
  • Invista em tecnologias avançadas, para trazer recursos que, de fato, auxiliam na tomada de decisão e resolução de problemas;
  • Capacite a sua equipe para lidar com a transformação digital e análise de dados com as ferramentas contratadas; 
  • Garanta a segurança de dados em todas as etapas;
  • Monitore e avalie o progresso do que é feito frequentemente. 

A Toccato é especialista em transformação digital, análise de dados e Business Intelligence. Como resultado, temos uma centena de cases de sucesso e atendemos mais de 800 clientes que querem potencializar resultados. Você pode ser o próximo!

Artigos relevantes

Descomplicando a adoção de inteligência artificial com Qlik

Descomplicando a adoção de inteligência artificial com Qlik


A integração da inteligência artificial nas empresas é facilitada por novas ferramentas, como Qlik Answers e Qlik Talend Cloud. Elas…

Leia mais
BigQuery + Looker: solução para acessar big data

BigQuery + Looker: solução para acessar big data


BigQuery e Looker são ferramentas complementares. Entenda como elas podem se unir para simplificar a agilizar a análise de big…

Leia mais
Looker: transformando dados em insights visuais

Looker: transformando dados em insights visuais


Descubra como o Looker, integrado ao Google Cloud, simplifica a análise de dados para empresas, por conta da visualização personalizada…

Leia mais

Calcule a sua maturidade em dados