Talvez você já tenha ouvido falar em nuvem híbrida e ficou sem entender exatamente o que ela significa. Ou pode ser que ainda não tenha tido contato com esse termo e por isso não sabe o que representa.

 

Este conteúdo vai te ajudar a compreender as diferenças entre a nuvem tradicional e a híbrida. Dessa forma, você poderá escolher a que melhor atende o seu negócio!


Venha descobrir agora! 

O que é uma nuvem híbrida? 

Muitas empresas já utilizam esse recurso. Elas entenderam a imprescindibilidade de modernizar seus ambientes de TI e garantir maior segurança e praticidade a eles.

 

Porém, várias organizações ainda usam somente nuvens públicas ou às vezes aderem ao modelo privado pensando que existem apenas essas duas maneiras de utilizar. 

 

Geralmente, muitas pessoas começam a utilizar a primeira alternativa e depois partem para a segunda. No entanto, a nuvem híbrida é uma solução perfeita para negócios que ainda não queiram fazer a migração por completo. 


Ela combina às duas e as unifica, de modo que a companhia tenha ambas operando em seu ambiente. Junto à infraestrutura local, essa realidade permite criar um apoio de TI único, flexível e econômico. Você verá melhor as vantagens a seguir!

Como funciona? 

Esse sistema funciona de forma que todos os aplicativos e programas rodados sejam executados a partir de uma junção da nuvem pública e da privada.

 

Assim, a infraestrutura de TI é unificada e se adequa a várias situações de uso. Conforme a necessidade do negócio ou programa que ela vai utilizar, o sistema de computação identifica qual modelo tem condições de atender melhor. 

 

Imagine que uma delas esteja muito carregada na hora que alguém abre um software para trabalhar em uma demanda importante. Neste momento, o sistema identifica que precisa transferir a carga de dados para outro ambiente, para que a aplicação não trave.

 

Com a solução híbrida, a empresa tem justamente essa facilidade! Ela consegue balancear o volume de informação e processos em andamento e assim deixar o sistema sempre estável, para que as equipes possam atuar melhor.

Benefícios de uma nuvem híbrida 

Agora que você entendeu como funciona uma nuvem híbrida, vamos abordar brevemente os principais benefícios que ela oferece. Acompanhe:

Maior produtividade

Com este recurso, o negócio tem a possibilidade de trabalhar com um conjunto maior de aplicações, sem correr o risco de ter o ambiente travado.

 

Sem contar que diminui a chance de instabilidade, com menor sobrecarga.


Caso exista algum problema pontual em uma das áreas do ambiente, a computação consegue “compensar” essa falha, sem que os colaboradores sintam tanto os efeitos. Ou seja, o sistema está sempre mais disponível a todo momento.

Maior eficiência da infraestrutura

A flexibilidade operacional que a nuvem híbrida traz representa maior eficiência para a infraestrutura de TI. Uma vez que ela concentra todos os esforços em um só recurso, que é híbrido, a gestão se torna otimizada.

 

Dessa maneira, ela consegue controlar melhor o fluxo de informações, Também existe o benefício de diminuir custos e criar melhores rotinas de tratamento de registros e sincronização.

Segurança aprimorada

Outra vantagem é aumentar a segurança de dados na nuvem. Ter dicas de como sempre melhorar esse quesito é extremamente importante para a empresa, pois as informações são hoje um dos maiores ativos que elas têm.


Com esse modelo, a empresa atinge maior segurança quanto aos arquivos sensíveis. Ela consegue alternar entre dois sistemas, sempre disponibilizando a informação à área que precisa, onde quer que os profissionais estejam.

 

Assim, eles acessam com segurança o que necessitam, mesmo durante uma viagem. Sem precisar armazenar esses dados em locais não seguros.

Aceleração geral dos negócios

De acordo com divulgações de um estudo chamado “The great cloud mainframe migration: what banks need to know”, envolvendo executivos de TI e inovação, por exemplo, na esfera bancária, revelou que 4 em cada 5 dessas instituições já estão migrando ou planejam sair do mainframes para a nuvem. 

 

Isso mostra o potencial que ela tem de aceleração de negócios, especialmente se formos constatar que velocidade e agilidade representam 43% da motivação para essa decisão. Com a opção híbrida, contudo, isso aumenta ainda mais! 


A nuvem híbrida é mais veloz e acompanha a tendência de inovação do mercado.

Por que investir em nuvem híbrida?  

Por fim, a segurança que essas nuvens trazem ajudam a empresa não só a melhorar seu ambiente de TI e economizar, como a viabilizar ainda mais o trabalho remoto.

 

Segundo um estudo do IWG, o modelo de trabalho híbrido deverá continuar crescendo ao longo de 2022. Inclusive os custos de operação podem se reduzir em média até US $11 mil por empregado com essa medida, conforme levantamento do Global Workplace Analytics.

 

Isso demonstra o quanto as organizações estão enfatizando essa opção. Mas para que ela seja efetiva, as demandas por eficiência se elevam. Os negócios, logo, precisam responder a elas investindo em tecnologia à altura.

 

Ainda que o cenário pandêmico tenha acelerado o uso da nuvem, é necessário continuar investindo estrategicamente nesse recurso. Especificamente na híbrida e em ambientes multinuvem. Só assim nos próximos anos essa tendência se  manterá de forma sustentável e as companhias conseguirão extrair todos os benefícios possíveis dessa modernização.

 

Conseguiu entender melhor o que é nuvem híbrida e sua importância e benefícios para a empresa? Aproveite para saber mais também sobre arquitetura de dados, com nosso guia gratuito que mostra quais são os principais erros a evitar na gestão desse desafio!