As empresas investem cada vez mais em análise de dados e informações, sem pensar que muitas vezes Big Data e analytics podem ser ultrapassados. 

 

A quantidade dos dados parece ser um grande indicador de sucesso, mas quando comparada com a eficácia das estratégias sobre essas informações, acaba caindo por terra. 

 

A estratégia é a alma do seu negócio. Claro que os dados poderão ser de grande auxílio se forem utilizados de maneira tática e com um objetivo. Porém, fora desse método, Big Data e analytics podem acabar se tornando uma armadilha e gerando mais prejuízos do que benefícios. 

 

Quer saber o que são Big Data e analytics? Entender como funciona a análise de Big Data e a presença de grandes volumes de dados nas empresas? Fique atento aos próximos tópicos que traremos estas e mais respostas. 

 

O que é Big Data e analytics?

Para compreender por que focar apenas em Big Data e analytics é ultrapassado, é preciso antes entender estes conceitos em sua completude – o que implica em dissecar individualmente as noções de analytics e Big Data. 

 

O termo Big Data, presente nas áreas de ciências de dados e tecnologia da informação, corresponde a um grande volume de dados que são analisados e se tornam informações armazenadas e compartilhadas a todo momento na rede mundial de computadores. 

 

O termo analytics entra na história quando entende-se que este grande volume de dados passa por uma análise para tornar-se informação, e este processo, como um todo, corresponde a Big Data e analytics ou análise de Big Data. É importante atrelar o Big Data e a análise de dados, pois o Big Data por si só não trará informações consistentes, precisará antes ser analisado.

 

A análise de Big Data perpassa cinco fundamentos que impactam na geração da informação final, são eles: 

 

  • Volume de dados;
  • Veracidade das informações;
  • Velocidade de gestão de informações
  • Valor dos dados para o negócio;
  • Variedade de fontes de dados.

 

Não basta apenas ter um sistema simples com acesso a Big Data e análises constantes, mas sim pensar em uma estrutura inteligente que fortaleça a presença das informações coletadas dentro do seu negócio. 

 

Imagine que você está realizando a leitura de um grande volume de palavras e durante este processo não consegue absorver ou significá-las dentro do seu contexto de entendimento. Qual o propósito desta leitura, do trabalho empenhado, se não há de fato nenhuma relação pensada ou retirada dali. 

 

Com os dados, as coisas funcionam de uma forma semelhante. É preciso que as informações façam sentido para que seus insights tragam resultados positivos. E quando há um volume muito grande de dados, mais difícil de analisar e encontrar a informação coerente se torna. 

 

As empresas se importam muito com coletar cada vez mais dados e não conseguem gerenciar aqueles que elas já possuem. É um processo que precisa ser desconstruído e repensado: eu preciso de mais dados ou de dados melhores? 

Por que focar apenas em Big Data e analytics é ultrapassado?

Você pode estar pensando que a análise de Big Data pode ser uma saída para sua empresa aplicar estratégias de marketing e conversão de vendas. Sim! Realmente é uma ótima alternativa. Mas é preciso pensar além e entender que outros negócios estão se reinventando e tornando o processo muito mais inovador e complexo. 

 

De que forma isso ocorre? Enquanto alguns negócios estão focados apenas no glamour de um grande volume de dados a seu alcance, outros elaboram estratégias para atingir seus clientes. Em algumas situações, também desenvolvem outros sistemas para lidar com dados selecionados estrategicamente. 

 

É preciso haver uma mudança cultural na sua empresa. A estratégia e o desenvolvimento de ações com base em evidências deve ser algo crucial e estrutural dentro do seu negócio. Quando seus colaboradores estiverem imersos neste processo, seu fluxo de trabalho irá alavancar para resultados muito mais assertivos. 

Como aproveitar dados de forma efetiva na sua empresa?

Como foi citado anteriormente, é necessária uma mudança cultural dentro da sua empresa para fazer com que os dados sejam utilizados de forma efetiva. Existem alguns pontos importantes, além da ação com base em evidência, para serem desenvolvidos dentro da organização. 

 

Entre eles, está o empoderamento dos colaboradores para que estes tomem boas decisões, fornecendo os dados que seus funcionários precisam para o desenvolvimento de planos de ação. 

 

Além disso, a estruturação de uma definição em busca dos dados necessários e verdadeiros, realizada coletivamente e com base nos objetivos do seu negócio. Outro ponto é a estipulação de padrões de análise que foram combinados com os próprios colaboradores. 

Como Big Data e analytics fazem diferença em uma empresa?

Por fim, é importante reforçar os principais benefícios do Big Data e analytics, trazendo como essas duas ferramentas podem fazer a diferença na sua empresa. 

 

O primeiro deles, você já deve estar cansado de ouvir, é a possibilidade de tomar decisões estratégicas conhecendo o comportamento dos seus clientes. Através deste processo, é possível oferecer uma jornada de compra muito mais atrativa e promoções que, de fato, conversam com os gostos e a personalidade do consumidor. 

 

Partindo disso, o seu negócio também será capaz de prever tendências e necessidades, analisando dados sobre interesses e comportamentos, e antecipando-se com projeções de qualidade. É uma jogada de mestre conseguir prever o comportamento do cliente e oferecer um produto que atenda a suas necessidades antes do mesmo iniciar a busca. 

 

Conte ainda com processos mais ágeis e eficientes, visto que os relatórios e as ferramentas são todas automatizadas, oferecendo a visibilidade de gargalos de oportunidades para determinadas definições de estratégias. 

 

Lembre-se sempre que Big Data e analytics podem sim fazer do seu negócio um grande sucesso, mas que essas ferramentas precisam ser utilizadas com estratégia e inteligência, orientadas por ações e colaboradores alinhados. Conheça alguns dos nossos parceiros e venha dar o primeiro passo para potencializar as estratégias da sua empresa.